TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE COLABORATIVA (GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS)

Casos: ATIVIDADE COLABORATIVA (GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  4.943 Palavras (20 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 20

CURSO : ADMINISTRAÇÃO

TÍTULO DO TRABALHO:

ATIVIDADE COLABORATIVA

(GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS)

NOMES RA

PAULO ROGÉRIO DE OLIVEIRA 2563469650

Aula-tema 01: A globalização dos mercados

No mundo globalizado em que vivemos, as negociações devem ultrapassar as barreiras dos países, e as empresas deverão compreender que, para ter competitividade, é fundamental manterem-se envolvidas em negociações que vão além do mercado doméstico, seja com a importação ou com a exportação de seus produtos para outros países, em busca de novos clientes e novas oportunidades, o que poderá garantir, assim, sua competitividade no mercado econômico mundial. Vimos também que as negociações internacionais são fundamentais para o crescimento econômico de um país. É nesse sentido que se desenvolverá a Atividade Colaborativa aqui proposta. Esta atividade deverá ser finalizada até a aula-tema 6 e postada no ambiente virtual de aprendizagem na aula-tema 07.

Apresente-se aos outros alunos do seu grupo por meio do Fórum, falando sobre a sua cidade, as coisas que você gosta de fazer, esportes que gosta de praticar, de onde vem sua família etc. Além dessas informações, se você estiver empregado no momento, explique um pouco sobre a empresa em que trabalha, as atividades que ela pratica, os bens e/ou serviços que produz e se ela realiza alguma negociação internacional. Caso não esteja trabalhando no momento, fale sobre a última empresa em que atuou. A primeira atividade proposta ao grupo será a de discutirem sobre para qual país vocês gostariam de exportar e qual produto nacional vocês exportariam. Ao final da discussão, escolham um produto e um país, dentre os propostos pelos integrantes do grupo, que vocês gostariam de envolver em suas negociações internacionais.

Aula-tema 02: Teorias do comércio internacional

No mundo globalizado em que vivemos, as negociações devem ultrapassar as barreiras dos países e as empresas deverão compreender que, para ter competitividade, é fundamental manterem-se envolvidas em negociações que vão além do mercado doméstico, seja importando produtos de outros países, seja exportando seus produtos para outros países, em busca de novos clientes e novas oportunidades, garantindo assim sua competitividade no mercado econômico mundial. Vimos também que as negociações internacionais são fundamentais para o crescimento econômico de um país. É nesse sentido que se desenvolverá a Atividade Colaborativa aqui proposta. Esta atividade deverá ser finalizada até a aula-tema 06 e postada no ambiente virtual de aprendizagem na aula-tema 07.

Conforme o enunciado desta Atividade, ela teve início na aula-tema 01 e se encerrará na aula-tema 06, devendo ser postada para entrega na aula-tema 07. Em cada aula, você e seu grupo desenvolverão uma parte dessa atividade, contudo todas as partes deverão ser entregues juntas e de uma única vez (na aula-tema 07), pois elas são complementares e contínuas.

Conforme solicitado na Atividade Colaborativa da aula anterior (e nos outros exercícios das aulas-tema 01 e 02), você, juntamente com seu grupo, já escolheu um país e um produto para exportar, e também já discutiu sobre a vantagem comparativa desse país em relação a outros e já verificou quais produtos esse país mais exporta e qual foi o crescimento de sua economia. Ou seja, vocês estão repletos de informações para saber se realmente valerá a pena negociar com esse país e se o produto escolhido será aceito nesse mercado. Mas vamos avançar um pouco mais e dar mais um passo para elaboração dessa atividade?

Portanto, em grupo, executem a 1ª etapa da atividade em questão, relatando em no máximo quatro páginas o que chamaremos de“Histórico do País Importador”. Esse histórico deverá conter tudo o que você já pesquisou sobre o país, como:

• Nome;

• Geografia;

• Características culturais;

• Características populacionais (quantidade de habitantes, faixa etária predominante da população, costumes, entre outros);

• Dados econômicos como crescimento do PIB, volume das negociações internacionais;

• Principais produtos importados;

• Principais produtos exportados.

Aula-tema 03: Regulação do Comércio Internacional e impactos nos negócios: os acordos de defesa comercial sobre dumping, subsídios e salvaguardas

Sabemos que os países utilizam-se de diferentes métodos para se defender da concorrência internacional, sendo algumas vezes necessário tomar medidas compensatórias para proteger seus mercados de práticas desleais.

É nesse sentido que se desenvolverá a atividade colaborativa proposta. Esta atividade deverá ser finalizada até a aula-tema 6 epostada no ambiente virtual de aprendizagem na aula-tema 07.

Esta atividade teve início na aula-tema 01 e se encerrará na aula-tema 06, devendo ser postada para entrega na aula-tema 07. Em cada aula, você e seu grupo desenvolverão uma parte desta atividade, contudo, todas as partes deverão ser entregues juntas e de uma única vez (na aula-tema 07), pois elas são complementares e contínuas. Conforme solicitado nas Atividades Colaborativas das aulas anteriores, você, juntamente com seu grupo, já escolheu um país e um produto para exportar; vocês já discutiram sobre a vantagem comparativa desse país, já verificaram quais produtos esse país mais exporta e qual foi o crescimento de sua economia, desenvolvendo um texto com o histórico do país exportador. Para avançarmos ainda mais nesta atividade, vamos agora descobrir se esse país já cometeu alguma prática desleal de comércio com os produtos que importa, entendendo quais são as principais barreiras não-tarifárias aplicadas por ele e como são suas barreiras tarifárias, ou seja, qual o imposto de importação aplicado por esse país ao produto escolhido. Essas informações servirão de base para sabermos se a exportação do produto escolhido terá sucesso ou fracasso.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com