TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DESENVOLVIMENTO AVA 3 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trabalho Escolar: ATIVIDADE DESENVOLVIMENTO AVA 3 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 5

As dimensões para que ocorra o Desenvolvimento Sustentável (DS) são três econômica, ambiental e social.

As questões ambientais apresentam-se como um assunto de relevância social na atualidade, pois dia após dia somos bombardeados com notícias de catástrofes ambientais ocorridas no mundo, como aquecimento global, poluição e contaminação do solo, da água e do ar, da problemática do lixo, entre outros.

A crescente ocorrência de problemas ambientais evidencia claramente a necessidade de uma nova consciência, comportamento e comprometimento frente a esta situação, a fim de minimizar as consequências destas atitudes anti-ambientais para o futuro. Com ênfase nestas questões e neste contexto, surge a necessidade de tratar as questões ambientais num enfoque popular e ao mesmo tempo planetário.

“Como pode-se comprar ou vender o céu, o calor da terra? Tal idéia é estranha. Nós não somos donos da pureza do ar ou do brilho da água. Como pode então comprá-los de nós? Decidimos apenas sobre as coisas do nosso tempo. Toda esta terra é sagrada para o meu povo’’

(Trecho da carta do Chefe Seattle para o presidente dos Estados Unidos no ano de 1855).

Conforme a citação acima, as questões ambientais já eram um fato preocupante para os povos indígenas, ainda assim o assunto só passou a ser tratado com maior seriedade a partir da década de 60, logo após a publicação do livro “Primavera Silenciosa” da autora Rachel Carlson – que alertava sobre os efeitos danosos de diversas ações sobre o ambiente, como por exemplo, o uso de pesticidas.

Na mesma década, no ano de 1968 fundou-se o Conselho para Educação Ambiental, no Reino Unido. E no mesmo ano, surgiu o Clube de Roma que em 1972, produziu o relatório “Os Limites do Crescimento Econômico” que estudou ações para se obter no mundo um equilíbrio global como a redução do consumo, tendo em vista determinadas prioridades sociais.

Logo após diversos acontecimentos, pode-se perceber que esse assunto vem sendo considerado cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dos recursos disponíveis.

No ano de 1992 foi realizada a RIO-92, a 2ª Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento – elaborou-se então, o documento intitulado Agenda21, que foi ratificado naquela ocasião por 170 países. A Agenda 21 constitui o mais extenso e detalhado programa, assinado pela Comunidade Internacional, cujo foco principal é o desenvolvimento sustentável.

Em meio a tantos acontecimentos históricos, uma das maiores formas de se fornecer informações sobre a temática ambiental é a Educação Ambiental, que é constituída de uma forma abrangente de educar, que se propõe a atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que visa despertar nos alunos uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.

Como estabelecido na conferência de Estocolmo em 1972 "A finalidade da educação ambiental é formar uma população mundial consciente e preocupada com o ambiente e problemas com ele relacionados, e que possua os conhecimentos, as capacidades, as atitudes, a motivação e o compromisso para colaborar individual e coletivamente na resolução de problemas atuais e na prevenção de problemas futuros" (UNESCO, 1976, p.2).

Para a UNESCO “A educação ambiental é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individual ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuros (UNESCO, 1987)”.

O ensino, seja ele qual for, tem papel fundamental como importante instrumento de inclusão social e de exercício da cidadania. Tendo isso em mente, o Meio Ambiente trata-se de um tema extremamente relevante que, por ser transversal, deve ser estudado em todas as disciplinas, com o objetivo principal de incentivar os estudantes, direta ou indiretamente, a se preocuparem com os temas ambientais e terem atitudes ecologicamente conscientes, não apenas em momentos esporádicos, mas antes, torná-las um hábito.

A educação ambiental faz com que as pessoas se sensibilizem com a vontade de ser melhor e de fazer diferente. É preciso deixar claro: cuidar do Meio Ambiente não se limita apenas a economizar água e fechar a torneira enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com