TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATP Negócios Internacionais

Artigo: ATP Negócios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  7.304 Palavras (30 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 30

INTRODUÇÃO

Negócios Internacionais tomam conta de todo o mundo, atualmente cresce a cada dia as exportações de produtos nacionais, com a intenção de competir internacionalmente, varias empresas brasileiras têm adotado uma estratégia de expansão e crescimento internacional, pois o envolvimento com o mercado externo geralmente proporciona novos conhecimentos, além da possibilidade da diversificação de riscos e de aumento no nível de atividade

No trabalho a seguir mostraremos um detalhado plano de Internacionalização de uma empresa nacional fictícia no ramo de Jóias por nome de Emporium Jóias LTDA.

O COMEÇO

Durante toda a história da humanidade, as jóias sempre estiveram presentes, assumindo variadas funções: enfeitar, agradar, seduzir, identificar, proteger etc. A fim de tentar conhecer a evolução da jóia entre diferentes povos, nosso país vem desenvolvendo várias tecnologias em busca de um mercado de requinte e sofisticação. A jóia identifica por suas características em momentos distintos, relacionando-a aos costumes, à geografia e à topologia local, analisando as inspirações e os diferentes materiais empregados, a jóia brasileira se destaca além de apresentar um panorama extremamente agradável , é bem aceita e muito apreciada por diversas partes do mundo.

Atualmente, a jóia é usada por mulheres de todas as idades e estilos, que gostam de usar peças alternativas. Podendo ser usada desde em festas, no trabalho e no dia-a-dia, uma roupa acompanhada de uma jóia cai muito bem em qualquer momento, chique ou mesmo fashion, dependendo da peça utilizada e da ocasião.

Com a diversificação da moda, cada mulher adquire um estilo diferente, criando a sua personalidade. As Jóias com personalidade e design moderno conquistam um público cada vez maior e destacam-se por sua originalidade e preço acessível. Sempre em alta, em qualquer estação, as bijuterias e acessórios hoje são assinados por grandes nomes.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

De acordo com o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais- IBGM existe no Brasil cerca de três mil empresas no ramo de jóias, entre micro e pequenas, formais e informais. há três grandes polos de produção:

Limeira (SP), Guaporé (RS) e Cariri (CE). Segundo a mesma fonte, o volume de exportação também vem crescendo e já representa 14% da produção. Os principais destinos são países da América Latina.

Com base nos dados citados, e por se tratar de um mercado abrangente e em crescimento foi criada uma micro empresa de jóias destinada à exportação, tendo como sócios: Marcio Jorge Costa,Ana Lilian dos Santos cuja razão social: Empórium Jóias Ltda. sediada em Pelotas, RS - Brasil à Rua Duque de Caxias, 336 – Bairro Fragata CEP: 96000-000. Inscrita no CNPJ nº 987654321/0001 – 01.

A Empórium Jóias Ltda é uma empresa brasileira (Riograndense) que confecciona Jóias femininos. Uma das prioridades da empresa são inovação e qualidade na elaboração dos seus produtos, trabalha com peças exclusivas e requintadas, para isso, o cuidado na confecção dos produtos começa desde a escolha das matérias primas, o designer, a embalagem, até a distribuição das peças, tudo para garantir a qualidade do produto acabado. São comercializados brincos, colares, pulseiras e anéis.

A nomenclatura dos produtos segue a NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL), que foi adotado desde 1995 pelos países: Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, com base no Sistema Harmonizado (SH), que é um método internacional de classificação de mercadorias, tem o intuito de promover o desenvolvimento do comércio internacional, aprimorar a coleta, a comparação e a análise das estatísticas, facilitando as negociações comerciais internacionais.

Os produtos da Empórium Jóias Ltda incluem-se em dois códigos, esses códigos são compostos

por oito dígitos, sendo os seis primeiros formados pelo Sistema Harmonizado, enquanto o sétimo e oitavo são específicos ao âmbito do MERCOSUL:

1 - Artefatos de joalharia:

1.1 - Jóias folheadas a prata - 7113.10.00

1.2 - Jóias folheadas a ouro - 7113.20.00

A própria NCM diferencia o folheado da bijuteria, no tocante ao banho que a peça sofrerá. Caso seja somente dourada, é chamada de bijuteria. Caso seja folheada, será chamada de artefato de joalharia (joia). Para as bijuterias, não há restrição administrativa ou tarifária para exportação no MERCOSUL. Poderá haver, para as peças produzidas com sementes naturais, a exigência de declaração do exportador de que este insumo não é coletado de plantas ou árvores em extinção e que não denigrem a natureza.

Para as jóias folheadas a ouro e prata, existe uma séria restrição em relação ao banho. No Brasil, a maioria das indústrias ainda utiliza níquel em seus processos de produção. O níquel é proibido em muitos países no exterior, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Ásia por, com o tempo de uso, sofrer migração para a camada externa do banho e contaminar a pele, podendo causar câncer. Aos exportadores ou pretensos exportadores, o indicado é trabalhar com o banho "nickel free", podendo assim atestar que a peça é livre do elemento químico cancerígeno.

Para as bijuterias ou jóias folheadas montadas com pedras coradas, poderá também haver, dependendo da representatividade desta pedra no produto, a exigência de laudo de gemólogo na exportação pela alfândega brasileira. Entretanto, como este tipo de produto normalmente tem preço baixo, não comportando pedras de alto valor, não é comum sua exigência.

As Jóias podem ser exportados pelos Correios, através do Exporta Fácil, desde que o valor seja de no máximo US$10 mil por embarque (podem ser feitos mais de um embarque simultaneamente, pois não há limite total), devendo-se atentar para o detalhe do seguro máximo permitido para exportação ao país destinatário. A única exigência, neste caso, é que o produtor seja pessoa jurídica, ou artesão registrado no órgão de seu estado. Existem, nos diversos estados da federação, institutos ou associações que congregam artesãos e facilitam a comercialização de seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.7 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com