TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Gestão De Negocios Internacionais

Dissertações: Atps Gestão De Negocios Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  4.520 Palavras (19 Páginas)  •  1.424 Visualizações

Página 1 de 19

Passo 1 (Equipe)

1 Reunir-se em grupo e determinar uma empresa para desenvolverem o trabalho. Esta empresa pode ser uma empresa real, que já atua no mercado internacional ou não; ou uma empresa fictícia, ou seja, “ criada” pelo grupo. É importante que, neste passo, o grupo determine o nome da empresa e seu ramo de atividade.

Nome da Empresa: Calçados Azaléia S/A.

Ramo de Atividade: Industrias de Calçados.

2 Analisar, em equipe, os aspectos importantes referentes ao(s) produtos(s) com potencial de comercialização no exterior. Neste passo, o grupo se perguntará se este produto tem perfil internacional, se atinge um padrão mínimo de qualidade para ser lançado no mercado internacional, se atinge um padrão mínimo de qualidade para ser lançado no mercado internacional, se são necessárias modificações neste produto para adequá-lo ao mercado global.

Calçados Azaléia e a maior empresa de calçados da República Federativa do Brasil. O design e o conforto dos calçados Azaléia você e as consumidoras de mais de 70 países, já conhecem. A filosofia da Calçados Azaléia reflete não apenas a postura de sua administração, mas está presente na forma como a companhia trata seus trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e governo.

A empresa igualmente está se evidenciando pela agressiva política de internacionalização dos seus calçados. Por isto, a Calçados Azaléia S/A foi indicada pelo setor a receber o troféu Destaque Exportação INSERÇÃO INTERNACIONAL.

A companhia produz anualmente 45 milhões de pares, obtendo um faturamento bruto de R$ 650 milhões e gerando 14.000 empregos diretos e 3,500 indiretos. Nos últimos anos, tem realizado uma série de ações para colocar a marca Azaléia em diversos países.

O sucesso do empreendimento resultou na instalação de escritórios comerciais nos Estados Unidos, Peru, Chile e República Checa e está em negociações com os Emirados Árabes e México. Hoje, o grupo Azaléia exporta 20% do total fabricado. A vulcabras Azaleia 3 mil pontos espalhados por 30 países. E opções não faltam. Mais de 1.000 modelos são desenvolvidos por ano nas 4 unidades de criação de produtos. Qualidade garantida na produção e também na hora de fechar negócio. A Vulcabras|azaleia tem uma das maiores equipes de vendas do Brasil. São 300 vendedores que contam com um apoio de peso: hoje, o grupo é um dos principais expositores nas 2 maiores feiras de calçados da América Latina, a Couromoda e a Francal. Além disso, o grupo também é o maior anunciante do setor de calçados e artigos esportivos do Brasil. A Vulcabras|azaleia tem em seu portfólio marcas líderes e conhecidas nacionalmente: Olympikus, Azaleia, Dijean, Reebok e Botas Vulcabras. E ainda conta com o maior centro de tecnologia do continente, localizado em Parobé (RS). Nele, a empresa realiza importantes investimentos para o desenvolvimento de produtos e engenharia de processos. São 1,5 mil colaboradores dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de calçados inovadores, conferindo à empresa capacidade para competir globalmente. Com as pesquisas feitas vimos que o produto atinge o padrão de qualidade para ser lançado internacionalmente e que não são necessárias modificações neste produto pois ele já atinge o mercado global.

Passo 2 ( Equipe)

Determinar o preço de exportação deste produto. Para isso, pesquisar, no Livro- Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS) ou na internet, como fazer o cálculo para determinar o preço de exportação do produto. É importante que ete preço seja apresentado como sendo o preço EXW ( mercadoria disponível na fábrica). Lembrem-se de agregar os custos de modificação no produto ou na empresa primária, caso seja necessário, bem como os custos da embalagem de exportação.

A Vulcabrás/Azaleia possui, atualmente, 26 fábricas no Brasil e uma na Argentina. Segundo Cardoso, a deterioração do câmbio já apresenta reflexos concretos na balança comercial da companhia. Antes da alta do dólar, uma parcela razoável do mercado argentino era atendido pelas exportações a partir do Brasil. Agora, 70% das vendas argentinas são supridas pela unidade instalada no país vizinho.

A situação cambial e a força do mercado interno fizeram com que a fatia das exportações sobre a receita bruta recuasse meio ponto percentual no acumulado de nove meses até setembro, chegando a 14,5%. Em valores, o câmbio também ajudou a conter o ritmo da expansão: enquanto as receitas do mercado interno cresceram 29,6%, para 1,46 bilhão de reais, a receita com o mercado externo avançou 24,7%, para 247,9 milhões de reais.

O peso das exportações só não foi menor, porque a empresa investiu em produtos de maior valor agregado. O preço médio dos pares de calçados vendidos no exterior foi reajustado em 21,9% entre janeiro e setembro. No mercado doméstico, a alta foi de 12,5%.

Produto: Sapato AZALÉIA DIJEAN ref.: 775/777

Preço de fabrica: R$84,90

Descrição Rápida

Sapato feminino adulto marca AZALÉIA DIJEAN

Passo 3 e 4 (Equipe)

Pesquisar a marca da empresa/ produto escolhida no passo 1, para verificar se essa marca já vem sendo utilizada no mercado-alvo. Obviamente, esta será uma pesquisa simples, em que o grupo deverá procurar no google, por exemplo, o nome da marca e o nome do país, e verificar se o buscador retorna com algum nome de empresa para o mesmo produto ou segmento.

Calçados Femininos, chinelos e botas

A receita bruta no mercado interno foi 27,0% inferior no 1T12 em relação ao 4T11, aumento no preço médio de 7,0% e queda de 31,8% no numero de pares vendidos. A redução de volumes também ainda é reflexo dos ajustes na produção implementados a partir do 2T11, em função da troca do sistema de controle produtivo das fabricas.

O prestígio mantido pelas marcas Azaleia e Dijean junto ao público feminino representa um importante ativo para a recuperação das vendas do segmento. Tendo em vista que o mercado de calçados femininos é pulverizado, onde predominam empresas nacionais de pequeno e médio porte com poucas marcas representativas, a presença de marcas fortes, como a Azaleia e o Dijean que inspiram qualidade e são vendidas a preços acessíveis à maior parte do público alvo, traz uma vantagem competitiva importante para a retomada dos volumes e da rentabilidade.

Produto:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com