TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Adm De Micro E Pequenas Empresas

Ensaios: ATPS Adm De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.578 Palavras (7 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 7

PELOTAS

SISTEMAS DE INFOMAÇÕES GERENCIAIS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

PELOTAS/RS

2013

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à Faculdade Anhanguera como exigência parcial para a disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais do curso de Administração, sob orientação da Professora, Tereza Liziane.

Pelotas/RS

2013

O valor da TI ao negócio é proporcional ao nível de maturidade organizacional. Desta forma, é importante os gestores de TI agirem como agentes de mudança para motivar a transformação dos negócios. Pois no primeiro nível como é demonstrada a empresa vê a TI como uma despesa e não como um investimento, no segundo nível passa a ser importante na redução dos custos e controle de processo, no terceiro nível a empresa já começa a ter um nível de dependência maior de TI, porém seu crescimento dentro da empresa é menor que o crescimento do negócio, no quarto nível a TI é conhecida como parceira onde pode ajudar no desenvolvimento processos atuais e negócios, no quinto nível a empresa encara a TI como um diferencial competitivo, tanto nos processos como na tomada de decisão.

Conclui-se que na medida que a empresa for crescendo e se desenvolvendo aumentando seu grau de maturidade a TI é indispensável em seu andamento, pois o papel da TI é ajudar no desenvolvimento, melhoria de processos, relacionamento com o cliente , agilidade, flexibilidade , aumento de faturamento entre outros.

Pois há projetos dentro da TI onde envolve as empresas que já estão mais desenvolvidas , pois ela investe em implementação de soluções para desenvolvimento de colaboradores e empresa.

Toda a empresa que esta em formação ou até mesmo a empresa que já possui tempo no mercado, para melhor se planejar e desempenhar estruturas em seu ambiente de trabalho necessita de um planejamento.

Dentro deste programa é necessário conter varias informações necessária para a elaboração, tipo qual a importância, qual a função e qual a característica.

“A informação é, simultaneamente, a base e o resultado da ação executiva; fatos completos e atuais são essenciais para decisões adequadas” menciona Bio (1985, p. 120).

O processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa e que proporcionam a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados. O processo de gestão é apoiado pelo sistema de informação da empresa, que se constitui num mecanismo de feedback. Para O’ Brien (2002, p. 18), “o conceito de sistema se torna ainda mais útil pela inclusão de dois componentes adicionais: feedback e controle.” Ele ainda define que “feedback são dados sobre o desempenho de um sistema” e “controle envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta.” Ele ainda complementa que “ o feedback muitas vezes é considerado como parte do conceito da função de controle porque, como tal, é parte necessária de sua operação.

A essência do planejamento e do controle é a tomada de decisão, que depende de informações oportunas de conteúdo adequado e confiável, pressupondo certo grau de consciência por parte dos executivos sobre os processos decisórios em que estão envolvidos e o desenvolvimento de um sistema de informação sintonizado com as necessidades de informações desses processos decisórios, de acordo com a visão de Bio (1985, p. 45).

Com tudo também podemos concluir que a contabilidade pode, ser considerada como um mecanismo de informação ou sistema de avaliação com objetivo de garantir e sustentar os seus colaboradores com relatórios, demonstrativos e análises de natureza financeira e econômica, possibilitando o conhecimento e identificação de tendências futuras, suprindo os tomadores de decisões de informações confiáveis e com qualidade que garantam o sucesso e a continuidade dos negócios da empresa.

Pois quando a empresa trabalha em um período mensal de acompanhamento orçamentário, ela automaticamente cria controles que garantem a ela o alcance dos resultados anteriormente previstos , pois todas as informações é tratada com cuidado pois garante a segurança das empresas pois os sócios tiram embasamento nas suas tomadas de decisões mediante a elas.

Diante disto vem outra questão também muito importante na questão da informação que é o SIG ( sistema de informações gerenciais ), que é o cuidado com que as informações são geradas e colocadas mediante a cada situação, tendo ser segura e confiável .

processo de gerar informações para a tomada de decisão, através de dados coletados, processados e transformados, é chamado de sistema de informações, vários estudiosos e administradores dizem que :

STAIR (1998, p. 11), afirma que: “sistemas de informação é uma série de elementos ou componentes inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (saída) os dados e informações e fornecem um mecanismo de feedback”.

Enquanto GIL (1999, p.14), define que “os sistemas de informação compreendem um conjunto de recursos humanos, materiais, tecnológicos e financeiros agregados segundo uma seqüência lógica para o processamento dos dados e a correspondente tradução em informações”.

Estes sao alugns comentarios dentre varios que sao estudados analisados, tudo para um melhor desempenho e andamento da empresa, melhorar os resultados, e não apenas armazenar dados, mas sim gerar informações para a pessoa certa na hora certa.

Existem varias maneiras que classificar o Sistema de informação, sao elas:

Sistemas de Apoio à Decisão

Sistemas de Informações para Executivo

Sistemas de Informações Gerenciais

Vantagem competitivas diante da informação

As informações que são coletadas mediante dados, sistema entre outros metodos de nada adiantaria se não fossem transformadas em medidas que refletisem alguma ação, melhoria e competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com