TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Adm Financeira

Casos: ATPS Adm Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 01

Planejamento da Administração Financeira e a interferência do tempo sobre a moeda.

Uma das principais tarefas do Administrador é realização do planejamento financeiro da empresa. Somente através de um bom planejamento será possível a realização de uma gestão eficaz. A empresa que não planeja suas atividades corre o risco de ser surpreendida por dificuldades que podem levá-la a falência. Uma empresa sem planejamento é o mesmo que um avião sem plano de vôo, pois fica sujeita a se perder ou até mesmo acarretar uma falência.

A realização de planejamento se faz necessária em todos os setores da empresa, mas principalmente nas atividades da área financeira.

O planejamento financeiro determina as diretrizes de mudança numa empresa. É necessário porque faz com que sejam estabelecidas as metas da empresa para motivar a organização e gerar marcos de referência para a avaliação de desempenho , as decisões de investimento e financiamento da empresa não são independentes, sendo necessário identificar sua interação, e num mundo incerto a empresa deve esperar mudanças de condições, bem como surpresas.

O principal papel do Administrador Financeiro é o relativo à tesouraria da empresa, ou seja, cuidar efetivamente do dinheiro, sua entrada e saída, e logicamente preservar o retorno exigido pelos acionistas. Neste sentido é necessário buscar um pleno entendimento da Administração de Caixa da empresa e o Custo ao qual este fluxo está submetido. A administração de caixa está intimamente ligada ao ciclo operacional da empresa e o custo de capital ao financiamento deste ciclo. A administração do caixa compreende uma tarefa de suma importância para a empresa. A grande maioria dos fracassos empresariais tem fortalecido a convicção de que a principal razão da chamada mortalidade precoce das pequenas e médias empresas é a falta de habilidade gerencial de seus administradores.

O desenvolvimento do planejamento financeiro envolve o conhecimento de variáveis ambientais que possam de alguma forma afetar os resultados do negócio e projeção de resultados esperados, possibilitando ao gestor a prevenção quanto ás necessidades ou excessos de caixa, oportunizando uma gestão eficiente. Através da elaboração de um planejamento financeiro informal, sem reconhecimento científico, a pequena empresa, demonstra com clareza a eficiência do programa elaborado, utilizando como insumo a gestão financeira. Através do planejamento financeiro, a pequena empresa poderá aferir os resultados esperados com os obtidos e traçar estratégias de participação no mercado, de modo que seja possível alcançá-las, considerando-se a capacidade de produção e comercialização da empresa.

A administração financeira empírica, poderá colocar em risco a sobrevivência da empresa, uma vez que não há como se detectar o que especificamente não está de acordo com o projetado, dificultando assim a tomada de ações corretivas, para que o resultado projetado seja alcançado de forma e no período planejado.

Os planejamentos financeiros podem ser estratégicos (à longo prazo) ou operacionais (à curto prazo). Os planejamentos estratégicos direcionam a formulação de planos e orçamento operacionais à curto prazo e fazem parte de um planejamento integrado que, em premissas e objetivos para orientar a empresa a alcançar seus objetivos estratégicos.

Os planejamentos operacionais são ações planejadas para um período curto, acompanhadas de previsão de seus reflexos financeiros, tendo como insumos a previsão de vendas de várias formas de dados operacionais e financeiros. Os resultados obtidos são os orçamentos operacionais, o orçamento de caixa e as demonstrações financeiras projetadas.

. Resolver a seguinte questão, para reforçar os conceitos teóricos: Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

Resposta: O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.

Etapa 02

RISCO E RETORNO

Se soubesemos com antencedencia qual seria o preço futuro de um título qualquer, o investimento seria uma tarefa simples. Infelizmente é difícil fazer tais predições certas. Em consequência, os investidores muitas vezes usam o passado para fazer predições futuras.

Em administração e finanças, risco é a possiblidade de perda financeira. Os ativos (reias ou financeiros) que apresentam maior probabilidade de perda são considerados mais arriscados do que os ativos com probabilidades menores de perda. Risco e Incerteza podem ser usados como sinônimos em relação à variabilidade de retornos associada a um ativo.

Risco Economico pode ser definido como a incerteza associada aos retornos esperados. Não há como evitar o risco, portanto deve-se administrá-lo.

O risco é retratado na área financeira, como sendo a variância ou o desvio em relação a uma média. Atualmente, o conceito de risco é utilizado diariamente na maioria das operações financeiras, em seu sentido fundamental pode ser definido como a possibilidade de prejuízos financeiros. E o risco de um investimento está ligado à probabilidade de se ganhar menos que o esperado.

O risco, no mercado financeiro, pode ser conceitualmente dividido em dois tipos básicos:

• Risco diversificável: também conhecido por risco não-sistemático;

• Risco não diversificável: também conhecido por risco sistemático;

A gestão de riscos é considerada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com