TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Administração De Micro E Pequenas Empresas

Monografias: ATPS Administração De Micro E Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 12

ADMINISTRAÇÃO 6° SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

PROFESSOR EAD: Me LUIZ MANOEL PALMEIRA

TUTOR À DISTÂNCIA:

TUTOR PRESENCIAL: MICHELE MARTINS RODRIGUES

ALUNOS:

NOME

RA

DENISE PIRES DA SILVA

340609

JEFERSON LAGO MARTINS

344316

ANDRESSA OCAMPOS ACOSTA

296882

LUANA FAGUNDES COLPO

337669

MARIA LUIZA FUCILINI

335818

SIMONE CISCATO CAMPOS

289287

JÉSSICA FERRAZ

296902

SÃO BORJA/RS

2013

INTRODUÇÃO

Desde a pré-história acontecia a produção quando o homem polia a pedra para transformá-la em ferramentas. O artesão foi o primeiro a produzir organizadamente. Com o passar do tempo o artesão foi sendo substituído pela indústria, este caso podemos citar a evolução da produção em pequenas para grandes escalas, como a produção em série e utilizando cada vez mais a tecnologia para produzir mais com menos recurso, buscando sempre maior produtividade para ter mais competitividade de mercado.

A cultura de melhoria continua através de técnicas sofisticadas sempre ocorreu através do tempo.Com a revolução industrial surge a necessidade de padronização em massa, a preocupação era produzir o máximo. O Japão após a Segunda Guerra Mundial desenvolveu estratégias empresariais, voltada para exportação e conquistar o mercado mundial. O americano estava atrelado em quantidade de produção e o Japonês se preocupava em atender em qualidade.

As empresas foram obrigadas a ouvir o mercado e saber o que o mercado quer. Isto define e revoluciona todo o processo industrial onde as empresas começam a traçar estratégias competitivas , como: inovação, flexibilidade, custo competitivo, qualidade, produtividade.

ETAPA 1

CONCEITOS

Just in Time além de sistema de produção, é uma filosofia que envolve todo o processo produtivo, interfere e integra outros setores. Está presente desde o planejamento, logística, na concepção do layout etc. Contudo seu foco está na redução dos desperdícios, a partir dos estoques. Entretanto, para que o mesmo tenha sucesso em sua implantação, vários aspectos devem ser abordados e considerados como; envolvimento da direção, estrutura organizacional celular, organização flexível do trabalho, comunicação eficaz, avaliação dos resultados e boa visão dos processos e fluxos. JIT acima de tudo deve ser compreendido como uma filosofia que agrega valor para o cliente, especialmente quando combate ações que não agregam valor ao cliente como desperdício, baixa qualidade, demora nas entregas, dentre outros.

Engenharia simultânea ou paralela entende-se a criação constante de novos produtos, a partir de uma integração, no ciclo de vida do produto, das experiências, conhecimentos e recursos da empresa nas áreas de projeto, desenvolvimento, marketing, fabricação e vendas. O objetivo básico da engenharia simultânea é desenvolver e fabricar produtos que satisfaçam às necessidades do consumidor, com baixo custo.

Tecnologia de grupo e a percepção de alguns problemas similares e que agrupando problemas similares uma solução única pode ser encontrada poupando tempo e esforço.

Tecnologia de Grupo Dessa forma, a Tecnologia de Grupo pode ser vista como uma metodologia no gerenciamento do processo de manufatura que busca gerar, às organizações que trabalham com pequenos e médios lotes, vantagens semelhantes às obtidas nas empresas de produção em massa (VIEIRA JUNIOR; TANNER, 2009).

O Consórcio Modular é uma forma radical de outsourcing, constituindo-se na transferência de diversas atividades, que, antes, faziam parte das atribuições da empresa, entre esta e seus fornecedores. Pode-se supor que, caso a experiência continue se mostrando bem sucedida como parece ser, poderá, no futuro, tornar-se um novo paradigma do modelo de organização da produção e da organização do trabalho em diversos setores da economia mundial.

Células de Produção unidade de manufatura ou serviço que consiste em uma ou mais estações de trabalho, com mecanismos de transporte e de estoques intermediários entre elas .

Desdobramento da Função de Qualidades - QFD é um método de apoio ao desenvolvimento de produtos de contribui para que as expectativas do consumidor seja neles incorporadas, aumentando o poder de venda.

Comakership é uma forma evoluída de relacionamento entre clientes e fornecedores, através de uma visão integrada da cadeia de suprimentos, abordando estratégias, políticas e aspectos operacionais, relacionados à questão da qualidade, escolha e avaliação de fornecedores e logística que promovem a competitividade global da cadeia.

Sistema de manufatura flexível (FMS) é um tipo de processo industrial que permite que os equipamentos sejam utilizados para mais de uma finalidade, sendo relacionados de alguma forma. Em certas plantas industriais, é válido lembrar que um mesmo equipamento é muitas vezes aproveitado na fabricação de peças personalizadas que serão destinadas a várias aplicações. Este tipo de sistema de manufatura flexível pode ser controlado manualmente, mas é mais provável nos tempos atuais que isso seja realizado por softwares de computador especializados e alterados através de um processo totalmente automatizado.

Manufatura Integrada por Computador ou Computer Integrated Manufacturing (CIM) consiste em um sistema computacional de integração das operações de fabricação. Trata-se de um sistema de capacitação flexível para treinamento de pessoal qualificado, facilitando a transmissão de conhecimento nas áreas de produção e/ou manufatura.

Benchmarking é um processo de pesquisa que permite

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com