TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Algebra

Trabalho Escolar: ATPS Algebra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  1.426 Palavras (6 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS ALGEBRA

Matrizes

Taubaté

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. ETAPA 1 3

1.1 Passo 1 4

1.2 Passo 2 4

1.3 Passos 3 e 4 5

2. ETAPA 2 5

2.1 Passo 1 5

2.2 Passos 2 e 3 6

2.3 Passo 4 6

3. ETAPA 3 7

3.1 Passo 1 7

3.2 Passos 2 7

3.3 Passo 3 8

4. ETAPA 4 9

4.1 Passo 1 9

4.2 Passos 2 e 3 10

CONCLUSÃO 11

INTRODUÇÃO

As matrizes são tabelas de números reais utilizadas em quase todos os ramos da ciência e da engenharia. Várias operações realizadas por computadores são através de matrizes.

Exemplo:

matriz de ordem 5 x 3 formada por 5 linhas e 3 colunas.

matriz de ordem 2 x 3 (2 linhas e 3 colunas)

matriz de ordem 1 x 3 (1 linha e 3 colunas)

matriz de ordem 2 x 1 (2 linhas e 1 coluna).

A APTS em questão tem como objetivo introduzir o conceito de matrizes, aplicando de forma prática exemplos onde pode-se observar a importância de sua aplicação. Seu objetivo principal é observar, organizar e gerenciar os custos envolvidos em cada etapa do processo e distribuição de um produto (ou serviço), utilizando operações com matrizes.

Nesse desafio propõe-se que os alunos, em grupo, analisem os custos de uma empresa, detalhando todos os custos envolvidos para o desenvolvimento de um produto ou prestação de um serviço. Os custos devem contemplar os gastos com fornecedores, gastos gerais com pessoal (incluindo salários, horas-extras, impostos e gastos com terceirização) e gastos com a logística (seja na distribuição de produtos ou na prestação de serviços). Tal projeto permitirá aos alunos um maior envolvimento com o cotidiano financeiro e contábil de uma empresa, observando e conhecendo mais sobre a administração dos custos, fator que é essencial para a formação de qualquer profissional, devido à demanda já citada.

1. ETAPA 1: Aula tema: Matrizes

1.1 PASSO 1:

Todos os setores de uma empresa, de alguma forma, contribuem para o desenvolvimento do produto. O PASSO 1 desta atividade, teve como objetivo observar, após selecionada a empresa para pesquisa, todas as atividades desenvolvidas, tanto no setor de produção quanto no setor administrativo, desde a primeira etapa para fabricação do produto até a entrega deste produto.

1.2 PASSO 2:

Foram observadas as variáveis necessárias para realização do produto. A empresa escolhida para pesquisa atua com a fabricação de revestimento interno de automóvel, e sua atividade é fornecer essas peças automotivas às principais montadoras de veículos. A empresa consta com inúmeras linhas de montagem, cada uma contendo determinado numero de funcionários, maquina e operações. Para desenvolvimento desta atividade, foi escolhida somente uma linha de montagem (a do NOVO GOL ). Para cada atividade desenvolvida para fabricação dessas peças foram observados: número de funcionários, número de horas trabalhadas, custo de matéria prima, entre outros itens. E estes dados foram dispostos na planilha conforme disposta no PASSO 3.

1.3 PASSO 3 e 4: REGISTRO DAS INFORMAÇÕES

Equipamentos

Descrição do Equipamento Horas de Funcionamento Produção Diária

Máquina de Solda 6 horas/dia 450 peças

Prensa de Acoplagem 6 horas/dia 300 peças

Forno para ativação de cola 6 horas/dia 300 peças

Funcionários

Descrição da Função Horas trabalhadas por dia Número de Funcionários

Soldagem de peça 8 horas/dia 3

Aderencia de Tecido na Peça 8 horas/dia 2

Aplicação de cola na Peça 8 horas/dia 2

2. ETAPA 2: Aula tema: Matrizes

2.1 PASSO 1:

Construir para cada atividade observada na Etapa 1 uma matriz linha na qual cada elemento dessa matriz será o número de agentes (pessoas ou equipamentos) envolvidos para a realização dessa mesma atividade diariamente.

SETOR FABRICAÇÃO:

(3máquinas 6operadores 1supervisor)

2.2 PASSO 2 e 3:

Construção de uma matriz-coluna para cada atividade. Os elementos dessa matriz serão o número de horas trabalhadas diariamente em cada um dos agentes descritos no passo anterior.

SETOR DE FABRICAÇÃO:

As 3 máquinas trabalham 6 horas por dia e cada operador trabalha 8 horas por dia, e o supervisor também trabalha 8 horas por dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com