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ATPS Algoritmo

Artigo: ATPS Algoritmo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  205 Visualizações

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Etapa 1

Passo 2 (Equipe)

Noção de Algoritmos

Um algoritmo é uma sequência lógica de passos / instruções organizadas de forma lógica para obter a resolução de uma tarefa ou problema. Existem algoritmos computacionais e não computacionais. Os algoritmos não computacionais expressam uma tarefa da vida real, um exemplo seria trocar uma lâmpada, seus principais passos são:1 – retirar a lâmpada antiga2 – inserir a lâmpada nova3 – ligar a luz. Este passo a passo é o algoritmo para se trocar uma lâmpada. Um algoritmo computacional é escrito em uma linguagem de programação própria para lê-los e entender seu passo a passo. Exemplo de linguagem de programação: Pascal, C, Delphi, Visual Basic, etc. Os algoritmos podem ser escritos de forma sequencial, estruturada ou orientada a objetos.

Noção de algoritmos: Em português, a palavra algoritmo quer dizer “operação ou processo de cálculo. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa

Pseudo Linguagem

é uma linguagem de programação simplificada, É usada para escrever algoritmos, sem se preocupar com todos os detalhes de uma linguagem de programação real .

Além disso, a pseudo-linguagem não requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se

detenha na lógica do algoritmo e não no formalismo da sua representação. Na medida

que em se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo

pode ser traduzido para uma linguagem de programação.

Estrutura de um Programa em C

Comandos para inclusão de ficheiros com declarações

Definições de constantes

Declarações de variáveis

Declarações de funções

Definições de funções (sub-programas)

Definição da função main (programa principal)

• Uma função é constituída por declarações e instruções. A instrução return() indica o resultado da função e termina a execução desta.

• Uma instrução contém expressões e termina com ;

• Uma expressão contém constantes, variáveis, chamadas de funções, operadores, parêntesis.

• A função main() não deve ser chamada no código do programa: é a função que é chamada quando o programa for executado .

Exemplo de estrutura em C:

1 struct aluno {

2 char nome [30];

3 int matricula;

4 char curso [30];

5 };

Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis

Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente. Agora, você verá com mais detalhes os tipos primitivos numéricos, caractere e booleano.

Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.

Operadores Aritméticos: São utilizados na resolução de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores, sejam eles constantes ou variáveis. Retorna um inteiro se todos os valores são inteiros ou um real se um ou mais valores são reais.

Exemplo de operadores aritméticos:

• + soma

• - subtração

• * multiplicação

• / divisão

• mod módulo: resto de uma divisão

• ^ exponenciação ou potenciação

Operadores Relacionais: São utilizados para estabelecer uma relação entre operador e operando. Retorna sempre um booleano; true para uma relação verdadeira e false para uma relação falsa.

Exemplo de operadores relacionais:

• > maior que

• < menor que

• <> ou != diferente de

• >= maior ou igual a

• <= menor ou igual a

Operadores Lógicos: São utilizados para estabelecer relação entre valores lógicos. Retornam sempre um booleano pois sua utilização é dada quase sempre pela combinação de operadores relacionais.

Exemplo de operadores Lógicos:

• AND ou && "E"

• OR ou || "Ou"

• NOT ou ! "negação"

Características do ambiente de desenvolvimento C

A linguagem C é o que se chama de linguagem compilada. Isso significa que, uma vez escrito o programa em C, ele deve ser passado por um compilador para transformar seu programa em Código Executável para o computador rodar (executar). Um programa em C possui um formato legível ao homem, enquanto o executável gerado no compilador possui a forma legível para a máquina e é executada por ela. Isto significa que para escrever e executar um programa em C, é necessário ter acesso a um compilador de C e um editor de texto puro, qualquer sistema operacional pode ser usado para programação em C desde que tenha o compilador necessário. Se estiver trabalhando em uma máquina Windows, você precisará fazer o download de um compilador de C gratuito ou comprar um compilador comercial. Um compilador comercial amplamente utilizado com Windows é o ambiente Visual C++ da Microsoft (ele compila programas em C e C++), que porém é um software pago.

Passo 3 (Equipe)

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