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ATPS Algoritmo

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Por:   •  24/3/2015  •  1.288 Palavras (6 Páginas)  •  208 Visualizações

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1. Resumo:

Algoritmo pode ser entendido como uma sequência de passos para se efetuar uma determinada operação. Ele é um procedimento de entrada, onde vai processar essa entrada e vai retornar uma saída. O algoritmo é útil, pois ele é um rascunho do programa, antes de começar a programar, realiza-se um rascunho, elabora um projeto e define todas as etapas.

Através do algoritmo consegue-se testar antes de colocar o programa em prática, para verificar se ele irá funcionar, se irá atender as expectativas do programa.

O algoritmo tem que seguir uma etapa, entra-se com os dados irá processar esses dados e retornar esses dados para o usuário. O comando de entrada é dado pelo teclado, o usuário digita e os dados apresentados na tela são dados pelo monitor, que é o comando de saída.

A linguagem C é utilizada como ferramenta na programação de qualquer tipo de sistemas. Ela foi desenvolvida por Dennis M. Ricthie e Ken Thompson em 1972 e se tornou muito importante por ser poderosa, portátil, flexível, de execução rápida e pela sua padronização.

O C++é uma linguagem compilada (executada diretamente pelo sistema operacional ou pelo processador, após convertida a linguagem de máquina pelo compilador). Também é uma linguagem fortemente tipada, ou seja, é obrigatório dizer para o C++ o tipo de dado que uma variável que se declarou será armazenada.

Os programas são traduzidos em linguagem de máquina e classificados em duas categorias: Interpretados e Compilados.

O Interpretador converte as instruções do programa para a linguagem de máquina e executa-o e o compilador também converte para a linguagem de máquina, mas não executa, posteriormente se não houver erros, ele gera um programa em disco, com as instruções já traduzidas.

No C++ faz uso de bibliotecas, que são classes que contém um conjunto de métodos, funções e variáveis pré-definidas para desenvolver o programa.

Funções

Há várias “funções” em um programa C e cada uma tem sua finalidade. Um programa C++ basicamente terá a estrutura abaixo:

Duas bibliotecas báscas:

##include<stdlib.h>

##include<stdio.h> é uma biblioteca responsável pela entrada e saída padrão. Nela temos funções pra se fazer a leitura do que foi digitado no teclado, escrita de informações na tela para o usuário e operações com arquivos.

Main () → é a função que indica o inicio do corpo do programa. Tudo que desejamos que o programa faça, deve ser colocado dentro dela, entre o abre e fecha chaves “{ }”.

{ → Início de toda função

} → fechamento de toda função

Se não houver estas funções, os programas são vazios.

Todas as instruções C encerram-se por ponto e vírgula (;), pois faz parte da instrução.

A instrução System (“Pause”), faz com que o que foi executado pelo programa fique na tela até que uma tecla seja pressionada e assim o programa possa ser finalizado.

A instrução “Return 0”, informa à função Main ( ), que o programa foi executado com êxito.

Variáveis

Variáveis são espaços alocados na memória física do computador para que se armazene um determinado valor.

Exemplo:

Tipo Tamanho Valores

Char

int 1 byte

256 valores de caractere

Printf (f) é uma das funções de entrada e saída, dentro do parêntese é colocada as informações passadas do programa main () à função printf(), que imprimi na tela do seu computador e essa função também aceita vários outros caracteres para imprimir.

Scanf é uma função que faz a captura do que o usuário digitou na tela e precisa de dois parâmetros, ou seja, ele precisa do tipo de dado e do endereço de memória da variável que irá armazenar o valor.

Exemplo:

Scanf(“%d”,&idade)

Pra que serve o & comercial?

Caracteres, escape ou especificadores de formato são utilizados para determinar o tipo de dado que será armazenado em uma variável ou para exibir o valor de uma variável na tela.

Os caracteres mais comuns são:

%C – atribuição de valores do tipo char (caractere);

%d – atribuição de do valores do tipo int, long int(inteiros);

%s – atribuição de valores do tipos string(texto);

%f – atrubuição de valores do tipo float (valores reais, com casas decimais).

Gets – é uma outra função, para pegar o que o usuário digitou na tela e que só tem um parâmetro.

Getchar -

No programa C há Constantes e Variáveis. As Constantes tem valor fixo e inalterável, como nos exemplos abaixo:

Colocar exemplos de constantes

Uma Variável é um espaço de memória que pode conter, a cada tempo, valores diferentes. Em C todas as variáveis devem ser declaradas, pois ajudam ao leitor entender o que o programa faz, há um planejamento das informações e ajuda a prevenir erros.

Exemplos de Variáveis:

As letras maiúsculas e minúsculas em C são tratadas diferentemente.

Operadores

Operadores são símbolos que vão determinar que tipo de operações o usuário vai utilizar. C é uma linguagem rica em operadores, temos os operadores:

Operadores Aritméticos

= Atribuição

+ Soma

- Subtração

* Multiplicação

/ Divisão

% Módulo (devolve o resto da divisão inteira)

Operadores de Incremento e Decremento

= Atribui o valor a uma variável;

...

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