TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CONTABILIDADE DE CUSTOS

Artigo: ATPS CONTABILIDADE DE CUSTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  4.752 Palavras (20 Páginas)  •  973 Visualizações

Página 1 de 20

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................................3CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO DE CUSTOS......................................................................4

IGREDIENTES E MONTAGEM..............................................................................................5

TABELA MEDIA PONDERADA FIXA...................................................................................5

MAPA DE GESTÃO DE CUSTOS...........................................................................................7

RATEIO GESTÃO DE CUSTOS...............................................................................................8

CUSTO DE FUNCIONÁRIO.....................................................................................................9

DEMOSTRAÇÃO FINANCEIRA DO GRUPO PÃP DE AÇUCAR.......................................9

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO...........................................................................................10

PONTO DE EQUIBLIBRIO....................................................................................................10

CONCLUSÃO..........................................................................................................................11

BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................12

INTRODUÇÃO:

A Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.

As atividades executadas a seguir, consiste em fortalecer o aprendizado no que se diz a Contabilidade de custos e os seus efeitos no ramo empresarial-financeiro, que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar nas tomadas de decisões.

ETAPA 1

Conceito e Classificação de Custos:

Custos são gastos que a empresa realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando ou apenas revendendo, e o de cumprir com o um serviço contratado. Uma diferença básica para a despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a empresa foi criada. Já despesa é um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia um certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.

Custos industriais geralmente são: matéria prima, energia consumida (eletricidade e/ou combustíveis), água consumida, materiais industriais diversos, mão de obra, depreciação dos itens imobilizados de produção, entre outros.

Alguns custos são facilmente identificáveis aos produtos, outros são comuns a vários produtos. Alguns acompanham o volume de produção ou vendas.

Os principais tipos de Custos são: Custo Direto e Indireto, Fixo Ou Variável.

Custo Direto e Indireto:

Direto: são aqueles que podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, devem ser identificados especificamente para cada produto.

Exemplo: matéria-prima e mão-de-obra.

Indireto: são aqueles que não podem ser alocados diretamente a cada produto, ou seja, são passíveis de rateio para que possam integrar a cada produto.

Exemplo: Gastos Gerais de Fabricação (aluguéis, salário do chefe de produção, IPTU, etc.).

Custos Variáveis:

São gastos necessários à produção e diretamente variáveis com o volume de produção. Quanto maior ela for, maior será o custo. Os custos diretos são sempre variáveis, mas nem todo custo variável é direto.

Custos Fixos:

São gastos necessários à produção de bens ou serviços e passíveis de mudança de valor, mas não acompanham o volume de produção, por isso são considerados fixos em relação ao volume.

Ingredientes e Montagem

Tome ciência dos ingredientes que farão parte da montagem dos produtos sugeridos pela Indústria Alimentícia Showdog Ltda., conforme abaixo. É dois produtos derivados da idéia do lanche estilo hot-dog:

Produto Hot-dog: uma unidade de pão de hot-dog (tipo bisnaga), uma unidade de salsicha de carne bovina, 40 gramas de molho de tomate pronto, uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Produto Hot-chicken: uma unidade de pão de água (tipo francês), uma unidade de salsicha de carne de frango, 50 gramas de molho rosê (uma combinação de molho branco e molho de tomate vermelho), uma unidade de saco plástico para embalagem e, eventualmente, uma caixinha de papelão para transporte.

Execute os lançamentos de compras, com base na lista de matérias-primas e de itens de embalagem descrita abaixo, nas Fichas de Controle de Estoques conforme modelo.

Utilize nestes lançamentos o método “Média Ponderada Fixa”. A quantidade requisitada dessas matérias-primas e esses produtos de embalagem para a produção mensal.

Produto: Pão de hot-dog

Entradas Saídas Saldo

Data Histórico Qtde $ Unit $ Total Qtde $ Unit $ Total Qtde $ Total C Médio

1 Compra 1.000 0,50 500,00

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com