TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Geral

Casos: ATPS Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  444 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Pequenas e Médias Empresas

Demonstrações contábeis são as extraídas dos registros e documentos que compõem o sistema contábil de qualquer tipo de entidade.

O objetivo das demonstrações contábeis de pequenas e médias empresas (PMEs) é oferecer informação sobre a posição financeira (balanço patrimonial), o desempenho (resultado e resultado abrangente) e fluxos de caixa da entidade, que é útil para a tomada de decisão.

As informações apresentadas nas demonstrações contábeis devem ser apresentadas de maneira compreensível para o usuário, devem ser confiáveis e relevantes, pois informações de qualidade ajudam na tomada de decisão.

No Brasil as sociedades por ações fechadas, mesmo que obrigadas à publicação de suas demonstrações contábeis, são tidas, como pequenas e médias empresas, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte. As sociedades limitadas e demais sociedades comerciais, desde que não enquadradas pela Lei nº. 11.638/07 como sociedades de grande porte, também são tidas, para fins deste Pronunciamento, como pequenas e médias empresas.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial tem por finalidade demonstrar a situação financeira e patrimonial da entidade em determinado período, e é composto por três elementos básicos: Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido.

Para facilitar a análise e sua interpretação o Balanço Patrimonial é organizado por um Plano de Contas.

O Plano de Contas é um conjunto de contas, diretrizes e normas que ordena de forma objetiva o grupo de contas do Balanço Patrimonial. E cada empresa elabora o seu plano de acordo com suas atividades e a complexidade de suas operações.

Ativo

São os bens e direitos da empresa, no Ativo é registrado tudo que é de propriedade da empresa e que está sob seu domínio.

O ativo é subdividido em:

Circulante: são as contas que estão em circulação ou movimento constante, exemplo: Caixa, Banco Conta Movimento, Valores a Receber, Estoques, entre outros.

Não circulante: Demonstra todos os Bens e Direitos, que serão ou poderão ser movimentados pós 360 dias. O Ativo Não Circulante será composto dos seguintes subgrupos: Ativo Realizável , Longo Prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

Passivo

O Passivo são as obrigações exigíveis da empresa, são as dívidas que elas têm com terceiros.

O passivo é subdividido em:

Circulante: são as obrigações exigíveis que deverão ser liquidadas no prazo máximo de um ano, exemplo, Fornecedores e Salários a Pagar, Encargos Sociais e impostos a recolher, entre outros.

Não circulante: São as obrigações que serão liquidadas com prazo superior a um ano, como, Financiamentos.

Patrimônio liquido

Patrimônio líquido é o resíduo dos ativos reconhecidos menos os passivos reconhecidos.

As regras básicas que orientam a distribuição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com