TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Contabilidade Geral

Exames: ATPS Contabilidade Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 7

ETAPA 1

Passo 1:

1- Como a contabilidade auxilia o gestor administrativo ou o contador a tomar decisões na empresa?

Fornecendo instrumentos que contém informações sobre a situação econômica/ financeira da empresa, sendo suas demonstrações contábeis a ferramenta para tomada de decisões.

2- Quais as principais diferenças entre a função do administrador e a do contador?

O contador exerce função gerencial dentro de uma organização, elaborando demonstrações contábeis das operações/ fatos, fornecendo dados que possam exprimir posições para a tomada de decisão que por sua vez é o papel do administrador.

3- Das diferentes profissões que o contador pode atuar, qual você escolheria e por quê?

Analista Tributário, para analisar, apurar, contabilizar, conciliar e aplicar uma boa gestão tributária, apoiando os processos de encerramento mensal de contas.

4- Elabore uma redação de no máximo 20 linhas a respeito da evolução da Contabilidade no mundo.

A contabilidade no mundo iniciou-se desde a antiguidade nas manifestações humanas sociais e necessárias com a utilização de técnicas específicas que se aperfeiçoaram no decorrer do tempo. Ela pode ser dividida em períodos, sendo:

O período antigo onde o homem primitivo praticava a contabilidade de forma rudimentar utilizando gravações e outros métodos;

O período medieval em 1202, com o marco da publicação do livro “Leber Abaci, de Leonardo Pisano”, nesse momento teve a utilização de técnicas

matemáticas, pesos/ medidas, câmbio e etc.;

Logo veio o período moderno, surgindo pela necessidade que se teve de controlar as riquezas do mundo utilizando-se de técnicas contábeis nos negócios privados, houve também o surgimento da obra de Frei Lucca Paccioli (considerado o pai da contabilidade) e a publicação do livro “Tratactus de Computis et Scripturis” (Contabilidade por partidas Dobradas) em 1494;

O período Ciêntífico com a manifestação dos autores Francisco Villa (escritor milanês) e Fábio Bésta (escritor veneziano) juntamente com o surgimento das escolas de pensamento contábil.

Na atualidade a contabilidade tornou-se vital para as empresas e vem se destacando no mercado em auditoria, controladoria e atuarial, tornando-se globalizada e padronizada mundialmente. A Evolução contábil vem desde os primórdios e hoje faz parte do dia a dia das pessoas físicas e jurídicas como facilitador, planejador e necessário no mundo dos negócios.

Passo 2

BENS: São os objetos materiais e imateriais que venham integrar o patrimônio, classificados em Bens Corpóreos (que têm existência física) e Bens Incorpóreos (que não existem fisicamente).

DIREITOS: São os valores a receber ou a recuperar nas transações com terceiros, no sentido contábil são os créditos representados por títulos ou documentos.

OBRIGAÇÕES: Representadas pelas contas a pagar ou a compensar nas transações com terceiros, sendo no sentido contábil os débitos.

PATRIMÔNIO: Por sua vez o

patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações, com a sua representação nas demonstrações contábeis podemos estudá-lo, controlá-lo e analisá-lo.

Passo 3

Empresa Fictícia: KIM Comércio e Indústria de Refrigeradores Ltda.

Sócios: KELLY 50%

FERNANDES 25%

ALMEIDA 25%

ETAPA 2

Passo 1

1- O significado de Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício?

Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício são demonstrações financeiras/ contábeis que tem como objetivo apresentar informações, facilitando a compreensão e tomada de decisões.

O balanço patrimonial apresenta contas patrimoniais, ou seja, os bens, os direitos, as obrigações e patrimônio líquido. Uma interpretação contábil com foco econômico, observando a essência do fato e não a formalidade.

DRE apresenta as contas de resultado (receitas, custos e despesas). Tem como objetivo informar aos usuários como foi que a Entidade obteve seu resultado (lucro ou prejuízo) em um determinado exercício, mês ou quinzena.

2- A utilidade desses demonstrativos contábeis?

De acordo com que as Leis, 6.404/76 e 11.638/02 retratam, a utilidade desses demonstrativos trarão ao final de cada exercício social, ou do ciclo operacional da entidade, a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício com base na escrituração mercantil, elas (demonstrações) satisfazem as necessidades comuns da maioria dos seus usuários, uma vez que quase todos eles

utilizam essas demonstrações contábeis para a tomada de decisões econômicas, tais como:

* Decidir quando comprar, manter ou vender um investimento em ações;

* Avaliar a Administração quanto à responsabilidade que lhe tenha sido conferida, qualidade de seu desempenho e prestação de contas;

* Avaliar a capacidade da entidade de pagar seus empregados e proporcionar lhes outros benefícios;

* Avaliar a segurança quanto à recuperação dos recursos financeiros emprestados à entidade;

* Determinar políticas tributárias;

* Determinar a distribuição de lucros e dividendos;

* Preparar e usar estatísticas da renda nacional; ou

* Regulamentar as atividades das entidades.

3- As informações estratégicas que são estratificadas destes relatórios?

Essas informações são as análises de contas sintéticas e analíticas, que simplificaram a composição dos bens e direitos apresentados no curto e longo prazo, as obrigações, as exigibilidades, os resultados de exercícios futuros, o patrimônio líquido da empresa evidenciando os movimentos de acordo com as características

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com