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ATPS De Algoritmo

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Por:   •  20/11/2013  •  2.380 Palavras (10 Páginas)  •  291 Visualizações

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Cetro Universitário Anhanguera de São Paulo – Campo Limpo

Algoritmos

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Prof°

São Paulo, 23 de Maio, de 2013

ALGORITMOS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATPS – Atividade Pratica Supervisionada Curso apresentado à Faculdade Anhanguera de São Paulo como parte dos requisitos do curso de Algoritmo e Programação para a obtenção do grau de Engenharia de Produção, sob Coordenação da Prof.

SÃO PAULO

2013

COMPUTADOR

Um computador é uma máquina que manipula dado a partir de uma lista de instruções.

Os computadores podem ser mecânicos (computador analógico) ou eletrônicos (computadores digitais).

1.1 Histórico dos Computadores

. MECÂNICOS

– Ábaco 1000 A.C

– Ossos de Napier 1612

– Pascaline, Pascal 1642

– Tear automático, Jacquard1801

– Máquina de diferenças, Babbage 1882

– Tabulador eletromecânico, Hollerith1890

1ª GERAÇÃO – eletro-eletrônicos

– Z1, Z2, Z3 (relés), Konrad Zuse1935

– ABC (válvulas), Atanosoff1936

– MARK-1, 1941, 120 m2, 10 multiplicações em 3 segundos.

– ENIAC, 1946, 30 toneladas, 18000 válvulas, 5000 somas/s.

. 2ª GERAÇÃO – transistores 1947

O COMPUTADOR 12

– TX-0, 1957

– PDP-1, Digital, 1o computador comercial.

. 3ª GERAÇÃO – circuitos integrados 1958

– IBM 360, 1965

– PDP-11, sucesso universitário.

4 ª GERAÇÃO – microprocessadores 1970

– Intel 4004, 1971, 4 bits

– Intel 8008, 1972

– Altair 8800, 1974, montado em kits

– Apple, 1976, TV+Teclado, BASIC escritopor Bill Gates

– IBM-PC, 1981, computador pessoal, (projeto aberto, processador 8088 Intel,

16 bits, 4.77 MHz, 16 kb RAM, US$ 4400. )

2. Arquitetura Básica

Internamente os computadores modernos podem ser caracterizados por três partes distintas, a unidade central de processamento (UCP), a memória (MEM) e os dispositivos de entrada e saída (E/S)

3. CONCEITO DE ALGORITMO

Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos (instruções)para resolver um determinado problema. Sempre que desenvolvemos um algoritmo estamos estabelecendo um padrão de comportamento que deverá ser seguido (uma norma de execução de ações) para alcançar o resultado de um problema.

Para o desenvolvimento de um algoritmo eficiente é necessário obedecermos algumas premissas básicas no momento de sua construção:

. Definir ações simples e sem ambiguidade;

. Organizar as ações de forma ordenada

. Estabelecer as ações dentro de uma sequência finita de passos.

O algoritmo 1 é um exemplo simples de algoritmo (sem condições ou repetições)para troca de um pneu.

Os algoritmos são capazes de realizar tarefas como:

o Ler e escrever dados;

o Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas;

o Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas;

o Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição;

4. NOÇÃO DE ALGORITMOS

Encontramos diferentes definições para algoritmo, algumas tratam uma simples receita de bolo como um algoritmo, outros autores consideram esses exemplos simplificações demasiadas do conceito e preferem associar o conceito de algoritmo a soluções computacional.

Podemos expressar a solução de qualquer problema na forma de algoritmo, desde o mais simples ao mais complexo e independente se solucionáveis no universo real, ou no universo computacional.

Em todos os algoritmos são identificadas as características comuns, que são séries finitas e bem definidas de passos ou regras que, quando realizadas, produzem um determinado resultado, definindo algoritmo como sendo:

“Um conjunto de ações com propriedades especiais e especificadas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas.”

São propriedades dos algoritmos:

• Ações simples e bem definidas ( não ambíguas);

• Sequencia ordenada de ações;

• Sequencia finita de passos.

5. PSEUDO LINGUAGEM

É uma pseudolinguagem que permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que executar o algoritmo. Em geral, à medida que o programador vai ganhando experiência, existe a tendência de utilização do POTUGOL ainda no universo real tornando mais fácil a transposição do problema para o universo computacional.

Devemos

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