TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Estrutura E Oranização

Exames: ATPS Estrutura E Oranização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM - 1º SEMESTRE

DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Nome(s) e Ra(s):

INTRODUÇÃO

Neste trabalho será abordo os seguintes temas Estrutura do Sistema de Ensino nos âmbitos Federais, Estadual e Municipal; Incumbência de cada Sistema de Ensino: federal, estadual e municipal, através de pesquisas e das tele aulas passaremos um pouco e conhecimento adquirido sobre os temas citados, demonstrar que o sistema de ensino brasileiro passou por varias mudanças, desde centralização e descentralização do sistema era do regime militar, o Neoliberalismo e os movimentos significativos que surgiu em busca de uma educação laica, gratuita, igualitária para todos. Serão discutidas também as organizações administrativa, pedagógica e curricular dos mesmos.

O atual Sistema de Ensino Brasileiro é o resultado destas modificações que vem ocorrendo desde 1971 com medidas centralizadoras tornam estados e municípios extremamente dependentes da decisão da União, 1988 surgimento da Constituição Federal em seguida a Lei de Diretrizes e Base.

Estrutura do Sistema de Ensinos nos âmbitos Federal, Estadual e Municipal

Para que possamos compreender o plano e organização da estrutura educacional no Brasil, primeiramente é interessante entender que o sistema é o conjunto das escolas sobre as responsabilidades como, por exemplo, município ou estado que são também como, por exemplo, elementos coordenados entre si relacionados. Então se define o sistema a ser um conjunto de elementos de unidades relacionadas que são coordenadas entre si e constitui em um todo que se resulta em conflitos entre os integrantes por organizarem uma reunião intencional de assuntos voltados á estrutura na educação. Os indivíduos de cada grupo não perdem sua individualidade mesmo que seu desempenho tem a ser desenvolvido grupalmente com seu determinado sistema. Por sua vez, o conjunto de normas e de leis que regulam a organização e o funcionamento de uma rede de escolas não perde sua identidade de normas e de leis. Entretanto, ao se organizarem em um sistema. Esses elementos materiais (que se define pelo conjunto das instituições de ensino) e idéias (que se define pelo conjunto das leis e normas que regem as instituições educacionais), então passam a formar uma unidade, no caso um sistema de ensino. Esse sistema todo coerente é formados de elementos funcionalmente independentes que constituem uma unidade completa. Podemos dizer que entre os elementos de um mesmo sistema existentes na sociedade, como econômico, político, cultural e religioso. Há então ações e reações provenientes de contato do sistema político e sistema econômico. Se não existentes críticas positivas ou não cada um desses sistemas sobre o envio de recursos, dizem que há reações entre vários sistemas ou até mesmo reações internas em cada um deles. As formas de agir e de debater as reações discutem em razão de outro membro existente nos sistemas, a saber, a maneira de lidar com as diferenças entre os elementos de um sistema e também entre vários sistemas no geral.

Em geral os vários sistemas que existem na sociedade se relacionam com o sistema educacional com os vários sistemas são resultados das condições históricas, ideológicas, econômicas e políticas que existem em nossa sociedade, o que explica em alguns momentos um ou outro sistema se beneficia mais do que os outros. Durante a ditadura militar, o militar que exercia maior poder sobre os demais, mas atualmente, o sistema econômico interfere mais nos vários sistemas do que em seus respectivos elementos. Os ajustes e mudanças desses elementos podem dar-se de forma dinâmica ou adaptativa, o que remete a organização e desenvolvimento dos sistemas.

Existem duas formas fundamentais de construção de organização e desenvolvimento de um sistema. Uma vem a destacar os itens harmoniosos da organização e a outra prioriza o caráter dinâmico com possibilidade de mudanças que existem nos sistemas. Por isso todo o ajuste á ser mudado na sociedade entre os sistemas devem ser de forma pacifica e harmoniosa. As relações dinâmicas ou adaptativas não ocorrem somente internamente em cada sistema, mas também externamente para existir a relação de um sistema para o outro. Todos os sistemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com