TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Etapa 1 - Contabilidade Intermediária

Trabalho Universitário: ATPS - Etapa 1 - Contabilidade Intermediária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Neste trabalho será abordado o tema dentro da contabilidade intermediária a Apuração do Resultado do Exercício (ARE), que tem o objetivo de controlar o Patrimônio das organizações apurando o lucro, prejuízo ou situação nula. Trata-se de uma etapa contábil que tem o objetivo identificar o saldo de determinado período, podendo ser prejuízo, ou seja, despesa maior do que a receita e o lucro, receita maior do que a despesa.

O lucro ou prejuízo apurado em determinado exercício irá compor as contas do Patrimônio Líquido no Balanço Patrimonial. Será apresentado o balancete de verificação da Companhia Beta empresa prestadora de serviços, o lucro apurado antes do Imposto de Renda e da contribuição social sobre o lucro e o total do ativo circulante que será demonstrado no Balanço Patrimonial.

1. Objetivo

1.1 Objetivo do Trabalho

O objetivo deste trabalho é elaborar o balancete de verificação para apurar o resultado do exercício da companhia Beta, empresa prestadora de serviços e identificar o total do Ativo Circulante, efetuando estas demonstrações contábeis nos informará a real situação da empresa.

2. Relatório da etapa 1

A atividade proposta nesse passo concedeu aos alunos uma noção mais prática sobre a contabilidade, entendendo como ela pode ser aplicada no dia a dia, entendo como se utiliza em uma empresa prestadora de serviço. Com uma nova percepção do mundo dos negócios a contabilidade é a linguagem dos negócios, podemos entender melhor vários conceitos, e como utilizá-los.

Os temas contábeis abordados neste trabalho foram: Apuração do Resultado do Exercício onde foram elaborados: Balancete de Verificação, a apuração do lucro e o Balanço Patrimonial, porém identificando apenas o total do Ativo Circulante.

Após a elaboração destas ferramentas contábeis para identificarmos a real situação da empresa, podemos concluir que o lucro apurado foi de R$ 171.000,00 com total de Ativo Circulante no valor de R$ 120.000,00. Ao termino do trabalho desenvolvido em grupo, identificou-se não somente o aprendizado do conteúdo teórico da contabilidade em si, como também os alunos aprenderam na prática tornar as informações de forma clara e objetivo para que possa analisar a empresa de forma real. Além disso, acrescentou a cada aluno a habilidade em trabalhar em equipe, discutir informações contábeis, pois o objetivo é passar uma informação que seja interpretada para tomada de decisões.

3.Etapa 1 – Passo 1

As receitas e despesas de uma empresa representam acréscimo e diminuição de seu patrimônio líquido. Essas receitas e despesas são controladas em contas específicas que são de grande volume chamado contas de resultado. Ao final de cada exercício, é necessário que essas contas sejam encerradas para que possa ser identificado o resultado do exercício.

O encerramento das contas de receitas e despesas consiste em fazer um lançamento em todas as contas envolvidas de moda a deixá-las com saldo igual a zero, cuja contrapartida seria dada em uma única conta, denominada Resultado do exercício. A diferença entre os débitos e créditos será: lucro se for credor, prejuízo se for devedor. Se o total das receitas for igual ao das despesas, a empresa não terá obtido nem lucro nem prejuízo, obterá resultado nulo.

3.1 Etapa 1 – Passo 2

Balancete de Verificação

Contas Saldo

Devedor Credor

Receita de Serviços 477.000

Duplicatas Descontadas (Curto Prazo) 57.000

Fornecedores (Curto Prazo) 90.000

Duplicatas Receber (Curto Prazo) 180.000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com