TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Etapa 2 Teoria Da Contabilidade

Artigo: Atps Etapa 2 Teoria Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  2.307 Palavras (10 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

.

O trabalho tratasse a seguir apresentara uma definição dos conceitos básicos da contabilidade, ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas, sua importância e como essas informações são geradas e auxiliam no controle dos serviços contábeis. Dentro deste trabalho faremos uma analise da teoria aplicada. Sua mensuração e relevância.

O trabalho este divido em três passos, o primeiro passo sobre conceitos relevantes de ativo, passivo, Goodwill, receitas, despesas,ganhos e perdas.O segundo passo é sobre conceito de patrimônio ,terceiro e ultimo passo com uma tabela com contas contábeis. Este trabalho foi muito importante para nós compreendermos o quanto somos iguais a uma entidade e a importância da contabilidade em nossas vidas.

Todo conteúdo desse trabalho e de extrema importância para nós o quanto é importante a contabilidade em nossas vidas. T

Passo 1

CONCEITOS RELEVANTES DE ATIVO, PASSIVO, GOODWILL, RECEITAS, DESPESAS, GANHOS E PERDAS

O Conceito do ativo é apresentado como o conjunto de bens e direitos ou como aplicações de recursos de uma empresa, o ativo esta ligado a vários outros itens da contabilidade que envolver receitas e despesas ele ajuda também na definição de outros termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos.

Ativos podem ser definidos também como reservas de benéficos futuros prováveis que são obtidos ou controlados por uma entidade.

A incorporação de um benéfico futuro provável aparece como característica essencial dos ativos. O ativo é um recurso controlado pela empresa que gera benefícios econômicos futuros e representa uma promessa futura de caixa. Pode também ser considerado todo e qualquer elemento com ou sem natureza física que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione fluxo de caixa. O fato de o ativo poder gerar um beneficio provável, não o exclui da definição de ativos.

Ainda não é reconhecida a característica principal do ativo que é o direito especifico a benefícios futuros. Para alguns autores também é definido como recursos econômicos possuídos, a geração de riquezas na empresa esta cada vez mais relacionada aos ativos intangíveis ou aos ativos intelectuais.

Ativos intangíveis – direito, benefícios futuros que não possui corpo físico ou financeiro que é criado pela inovação, por práticas organizacionais e recursos humanos, os ativos intangíveis interagem com os tangíveis na criação de valor corporativo e no crescimento econômico.

Há uma deficiência na contabilidade, pois deixam de registrar os ativos intangíveis não adquiridos ou desenvolvidos internamente em uma empresa, pois podem afetar a qualidade e o poder preditivo da informação apresentada, pois investindo na imagem podem até representar uma despesa, mas futuramente podem ser revertidas em lucro.

Os ativos intangíveis são os itens mais difícil de mensurar e contabilizar, o destaque ao capital intelectual ocorreu em função do aumento das relações sociais e empresariais e com a evolução da sociedade, desenvolvimento das tecnologias da informação que hoje tem um valor muito maior do que o parque físico dos computadores de uma empresa.

As alternativas de mensuração podem ser divididas em duas classes: Valores de entrada e valores de saída. Existem quatro formas de mensuração em valores de entrada: Custo histórico, custo histórico corrigido, custo corrente e custo corrente corrigido. Entre os valores de saída: Valores descontados da entrada liquidas de caixa futuras, preços correntes de venda, equivalentes correntes de caixa e valores de liquidação, ainda surgiram na busca de aperfeiçoar outros conceitos como o teste de impairment, do fair value (valor justo) e do marking-to- Market (marcação e mercado).

O teste da perda por impairmet busca evidenciar e mensurar a perda da capacidade de recuperação do valor contábil de um ativo de longa duração, pois neste caso o valor contábil do ativo esta menor que o valor recuperável do ativo.

As definições do ativo associam como característica principal a capacidade de geração de benefícios futuros e de forma inversa, o passivo busca capturar impactos futuros, trocando benefícios gerados por sacrifícios a serem consumidos, os passivos assumiram sua posição de direito com medidas direta de obrigações da empresa. Também é conceituado como serviço com valor monetário que um proprietário é obrigado legalmente a prestar conta.

O passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para colher ativos ou realizar serviços e essas obrigações são resultantes de transações que ocorreram no passado ou no presente, mas devem ser liquidadas no futuro, essa definição é limitada a ideia de que o passivo decorre apenas das transações.

O passivo representaria prováveis sacrifícios econômicos que ocorreriam no futuro que seriam provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferissem ativos ou fornecessem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou eventos que ocorreram no passado. A obrigação precisa existir no momento presente, isto é, deve surgir de alguma transação ou evento passado. Pode derivar da aquisição de bens ou serviços, de perdas incorridas pelas quais a empresa assume obrigações ou de expectativas de perdas pelas quais a empresa se obrigou. Obrigações dependentes exclusivamente de eventos futuros não deveriam ser incluídas.

A definição mais abrangente para o passivo é sacrifícios futuros prováveis de benéficos econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferir ativos ou serviços para outras entidades no futuro em consequência de transações e eventos passados.

Para mensurar os passivos exigíveis é preciso dividi-los em 2 categorias: Passivos exigíveis monetários e os não monetários.

Os primeiros são as obrigações que envolvem o pagamento de um valor predeterminado, portanto são exigibilidades denominadas em valores nominais. Normalmente a avaliação corrente da obrigação a ser paga no futuro é determinada no contrato ou acordo que deu origem ao passivo. No caso de passivo a ser liquidado no curto prazo, passivo circulante, o montante apresentado é o valor pago no vencimento, sendo que a relevância do

desconto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com