TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Gerenc. Custos- Etapa 01

Trabalho Escolar: ATPS Gerenc. Custos- Etapa 01. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 01 – PASSO 01(Descrição de despesas e custos)

GASTOS - "valores monetários de todos os desembolsos e compromissos assumidos pela empresa no desempenho da suas operações de produção de bens e serviços, de apoio a essas operações, de venda ou de pós-venda". ( BOMFIM e PASSARELI, 2010, p.51). Esse conceito se aplica a todos os serviços e bens recebidos como, por exemplo: aquisição de matéria prima, aquisição de imobilizado, gastos com mão de obra, com pesquisa, com salários etc. O seu destino final poderá ser classificado como custos ou despesas, dependendo do processo de produção ou serviço. "A separação dos gastos em custos e despesas é fundamental para a apuração do custo da produção e do resultado de um período" (PEREZ JR, OLIVEIRA e COSTA, 2010, p.25). Segundo Martins (2006, p.41) "A regra é simples, bastando definir-se o momento em que o produto está pronto para a venda. Até ai todos os gastos são custos. A partir desse momento, despesas." Nos gastos também são inclusos os investimentos e as perdas.

CUSTOS – são gastos efetuados no processo de fabricação de bens ou de prestação de serviços. "Custos constitui a expressão monetária dos insumos e consumos ocorridos para a produção e venda de um determinado produto ou serviço". (BERTÓ, BEULKE, 2006, p. 19). O custo só é reconhecido no momento de sua utilização, pois inicialmente pode ser pode ser gasto de aquisição, passando por investimento quando estocado, ao ser associado na produção torna-se custo, mas quando passa a ser bem elaborado volta novamente à condição de investimento, pois é ativado no estoque até o momento da venda.

DESPESAS – "gastos relativos aos bens e serviços consumidos no processo de geração de receitas e manutenção dos negócios da empresa". (PEREZ JR, OLIVEIRA e COSTA, 2010, p.22). As empresas têm despesas para gerar receitas e não para produzir bens e serviços. As despesas podem ser administrativas, financeiras, comerciais. Pode ser classificadas como despesas fixas e variáveis.

INVESTIMENTOS – "são gastos que irão beneficiar a empresa em períodos futuros". (WERNKE R., 2001, p.11). Com o passar do tempo e utilização, são alocados para custos e despesas. Como "exemplo de investimentos tem-se os bens estocados até serem baixados por venda, consumo, depreciação, amortização. A compra de imobilizado, aplicação financeira são também investimentos". (GUIMARÃES NETO, 2008, p.10)

PERDA – "são gastos involuntários e anormais que não geram um novo bem ou serviço e tampouco receitas". (PEREZ JR, OLIVEIRA e COSTA, 2010, p.22). Para Berti (2009, p.21) "são gastos não intencionais decorrentes de fatores externos, fortuitos ou da atividade produtiva a normal da empresa".

DESPERDICIOS – "custos e despesas utilizados de forma não eficiente. São consideradas todas as atividades que não agregam valor e que resultam em gastos de tempo, dinheiro, recursos sem lucro". (WERNKE R., 2001, p.11). São gastos incorridos no processo produtivo ou de geração de receitas e que possam ser eliminados sem prejuízo da qualidade ou quantidade dos bens, serviços ou receitas geradas. A identificação e eliminação do desperdício é fator determinante do sucesso ou fracasso de um negócio. Manter desperdício é sinônimo de prejuízo, pois não poderão ser repassados para os preços.

DESEMBOLSO – Consiste no pagamento do bem ou serviço, independente de quando o produto ou o serviço será utilizado (consumido). O desembolso não deve ser confundido com gastos, pois este é a entrega de dinheiro ou outro ativo.

Custos relevantes são aqueles que se alteram dependendo da decisão tomada e custos não relevantes são os que independem de decisão tomada. Assim os custos realmente importantes como subsidio à tomada de decisão são os relevantes; os outros não necessitam ser considerados. (WERNKE, R. 2001, p.13)

CUSTOS DIRETOS – Para Perez Jr, Oliveira e Costa, (2010, p.30) "são os que podem ser quantificados e identificados no produto ou serviço com relativa facilidade

CUSTOS INDIRETOS – Para Wernke (2001, p.14): são gastos que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional, e caso sejam atribuídos aos produtos, serviços ou departamentos, serão mediante critérios de rateio. (...) São os gastos que a empresa tem para exercer suas atividades, mas que não tem relação direta com um produto ou serviço especifico, pois se relacionam com vários produtos ao mesmo tempo. (WERNKE, 2001, p.14).

CUSTOS VARIAVEIS – são os custos que mantém relação direta com o volume de produção ou serviço. Dessa forma se o volume de produção aumenta consequentemente. Para Perez Jr, Oliveira e Costa (2010, p.28).

CUSTOS FIXOS – são gastos que se mantém constante nas atividades operacionais, independentemente do volume de produção, Como por exemplo, podemos citar o salário e encargos com funcionário, aluguel da fabrica, etc. Para Perez Jr, Oliveira e Costa (2010, p.26)

Percebe-se que na medida em que a produção aumenta (A), os custos variáveis totais também aumentam (E), os Custos Fixos Unitários (C) diminuem os Custos Fixos Totais (B) e os Custos Variáveis Unitários (D) permanecem constantes, e os Custos Unitários Totais também sofrem alteração inversamente proporcional ao volume produzido, conhecido como economia de escala.

CUSTOS SEMIVARIAVEIS E SEMIFIXOS – semivariaveis são aqueles que possuem um valor fixo até determinado limite e depois passam a variar como exemplo energia elétrica e seu consumo mínimo, e o "semifixo são aqueles que permanecem constantes dentro de certos intervalos, alterando-se em degraus até atingir um novo patamar de atividade". (Wernke, 2001, p.14). Para Bomfim e Passareli (2008, pp. 56; 251), "a separação dos elementos fixos e variáveis dos gastos semivariáveis é de grande importância, notadamente quando se trata da elaboração de orçamentos variáveis ou quando se procede a analise do ponto de equilíbrio".

PASSO 02(“Empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com