TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS ETAPA 1

Trabalho Universitário: ATPS GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS ETAPA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 - Conceitos Básicos aplicados a área de custo.

Diretrizes para a implantação de um sistema de custo eficaz

As Diretrizes mais importantes

Um sistema de controle de custos pode ser definido como o conjunto de técnicas e recursos aplicados por uma empresa ao acompanhamento dos seus gastos (custos e despesas). O complexo processo de implantação de um primeiro sistema de controle de custos ou de renovação de um sistema já existe requer a observância de algumas diretrizes básicas:

1° Diretriz: Cada empresa desenvolvera o seu próprio sistema de controle de custos, pois como não existem duas pessoas iguais não existem duas empresas iguais, e na pratica deverão incorporar as adaptações que se tornem adequadas às particularidades e as necessidades especificas de cada empresa.

2° Diretriz: Por mais inteligente que seja, nenhum sistema de controle e analise de custos poderá compensar a incompetência dos administradores da empresa.Deve-se ter sempre em mente que sistemas de controle não compensam a ineficiência administrativa, os sistemas ajudam a reduzir as perdas, mas não solucionam em definitivo o problema.

3° Diretriz: Entre dois sistemas de controle de eficiência equivalentes, o mais simples devera ser escolhido. A complexidade e sinônimo de custo elevado e na maioria das empresas não necessitam de sistemas de controle complexo, deve-se dar preferência ao sistema que apresente maior simplicidade.

4° Diretriz: Realismo nos prazos de implantação ou revisão de um controle de sistema de controle e analise de custos. A implantação ou revisão do sistema de controle e analise de custos e uma tarefa de máxima complexidade, que compreende a criação ou reformulação dos procedimentos de custeio e das técnicas orçamentárias da empresa.

5° Diretriz: Cuidado com a impressão de que a reformulação de um sistema e analise de custos existente e mais simples do que a criação e implantação de um primeiro sistema. Quando se trata de implantar algo novo, como um sistema de controle e analise de custos surge a necessidade de contratar pessoas qualificadas ou de treinar os funcionários da empresa para novas funções.

6° Diretriz: Pessoas são decisivas para a eficiência dos sistemas. Condição básica para o sucesso dos sistemas e a informação e a formação do pessoal envolvido, pois, são as pessoas e não relatórios, formulários, etc. que fazem o sistema funcionar a contento.

7° Diretriz: Sistemas impraticáveis são inúteis. Alem das limitações de todo sistema, tudo aquilo que a administração da empresa interessada vier a definir como limitações adicionais.

8° Diretriz: O futuro e muito importante no planejamento de um sistema de controle e analise de custos. E preciso que os projetos temem conta do futuro das empresas e das condições gerais do mercado, a fim de que as alterações, ora previstas por porte ou estrutura dessa empresa, sejam desde já refletidas na sua concepção.

Algumas Recomendações importantes para a implantação eficiente.

A implantação de um sistema de controle e analise de custos requer um completo entendimento, por parte do responsável ou responsável, da estrutura da organização, dos processos de produção e também do tipo de informação desejada pela administração. Fundamentalmente o sistema de controle e analise de custos deve ser preparado para atender os seguintes tópicos:

• Permitir medidas corretivas imediatas para as deficiências apontadas, ajudando na eliminação dos desperdícios;

• Apontar onde e necessário realizar melhorias de processo e redução de custos;

• Ajudar na determinação dos preços de venda e participar da projeção do custo de produtos e serviços que correspondem às expectativas dos clientes e possam ser oferecidos com lucro;

• Calcular e analisar os custos de produção;

• Comparar os resultados apurados com os objetivos, propondo soluções para os desvios encontrados;

• Apurar e analisar os resultados por área, produto, célula, unidade de negócios etc.;

• Atender a legislação societária e fiscal.

Avaliação periódica de um sistema de custos.

Considerando as constantes mudanças, no âmbito da empresa e no mercado em que opera os sistemas de custos implantados, devem ser submetidos a avaliações periódicas, aplicando as seguintes funções:

I- Adequação do sistema: responsável pela contabilidade de custos deve desenvolver um sistema adequado ao atendimento das necessidades dos negócios e da administração da empresa.

II-Acumulação dos custos: representa a aptidão do sistema para classificar e consolidar apropriadamente as informações d custos.

III-Analise de custos: inicio quando o processo de acumulação esta concluído.

IV-Estimativa de custos: depende da precisão para determinar o preço de venda.

V-Relatorios: devem ser elaborados de forma que possam ser entendidos por todas as áreas financeiras.

VI-Relacionamento: um bom relacionamento entre todas as áreas das empresas pode explicar o desempenho contra o orçamento e mantém todos bem informados.

CONCEITOS BASICOS SOBE OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO CUSTO

Gastos Custos e Despesas.

Os gastos empresariais compreendem:

-Custos: gatos diretamente relacionados com a produção dos bens e serviços destinados, pela empresa, a comercialização.

-Despesas: os demais gatos decorrentes do exercício das funções empresariais de apoio venda pós-venda e administração.

-Perda: gasto involuntário, indesejado.

-Desperdício: gasto que não agrega valor do ponto de vista do cliente.

A mais importante diferença contábil entre custos e despesas refere-se ao fato de que as despesas podem ser debitadas as contas de resultado no período em que são pagas ou incorridas, enquanto os custos só são levados a debito de resultados por venda de bem ou serviço.

Gastos diretos e indiretos.

Custos diretos são aqueles que podemos identificar como pertencendo a este ou aquele produto, pois há como mensurar quando pertence a cada um, de forma objetiva e direta. Ex: matérias-primas, embalagens, Mao de obra direta, etc..

Custos indiretos, também chamados de custos gerais, são aqueles incorridos dentro do processo de produção, mas, para serem apropriados aos produtos, obrigam ao uso de rateios, com base nesses rateios, estimamos o quanto cabe cada produto do custo de manutenção, depreciação, energia, etc..

Despesas Diretas e Indiretas.

Custos diretos a um objeto de custeio são os custos diretamente relacionados a esse objeto, isto é, que podem ser fácil e economicamente identificados ao objeto de custeio, sem qualquer rateio — entende-se por rateio a distribuição arbitrária dos custos que não são diretamente identificados e apropriados aos objetos de custeio. Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio. Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio

Gastos fixos, variável e semivariáveis.

Os custos que variam proporcionalmente a intensidade ou natureza da produção são conhecidos como variáveis. Os dois melhores exemplos são o material direto e a mão de obra direta. Existem três tipos de custos fixos:

1-Custos fixos da capacidade instalada (depreciação);

2-Custos operacionais fixos da fabrica (seguros, impostos);

3-Despesas fixas programadas (programas de publicidade).

Deve-se notar que os custos fixos de capacidade instalada mantém a sua fixidez dentro de determinados limites d capacidade de produção, conhecidos como, intervalos significativos.

Os gastos semivariáveis são constituídos de uma mescla de gastos fixos e variáveis e a separação dos mesmos e de grande importância, quando se trata da elaboração de orçamentos variáveis ou analise do ponto de equilíbrio.

Os três componentes básicos dos custos.

Matérias-primas ou material direto- compreende materiais comprados pela empresa com intenção de incorpora-los fisicamente ao produto final por meio do processo de produção.

Mao de obra direta- e composta por todo trabalho aplicado diretamente na execução do produto.

Custos indiretos de fabricação- em contraste com os dois primeiros tópicos são atribuídos diretamente aos produtos.

SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS.

O sistema de acumulação de custos corresponde ao ambiente no quais vão ser utilizados os tipos ou métodos de custeio, anteriormente descritos. O sistema de custos por ordem de produção o sistema de custeamento no qual cada elemento do custo e acumulado separadamente, segundo ordens especificas e raramente e utilizado nas industrias de produção de serie.

Os custos incorridos nas ordens de produção devem ser suportados por documentos, tais como: requisição de material dos estoques etc..

Distinção entre custos e despesas.

Custos conforme sabemos são os gastos empresariais que se relacionam com a atividade de produção de bens e serviços, por sua vez despesas são gastos de natureza não fabril.As despesas integram o demonstrativo de resultados referente ao período que ocorrem, os custos por outro lado permanecem ativados como estoques.

São diretos os custos claramente identificados com um produto ou serviço, como os referentes ao material direto e a mão de obra direta, aplicados a esse produto ou serviços.

Apropriação dos custos indiretos por produto, refere-se aos totais de produção, no caso da modalidade de custeio por absorção, referindo-se aos gatos indiretos variáveis, o grande do problema da atribuição dos custos indiretos relacionam com a seleção dos critérios de rateio a serem utilizados.

As seguir podem verificar tabelas de exemplo:

DRE

CANETA AZUL CANETA VERMELHA

RECEITA BRUTA R$ 170.000,00 R$ 530.000,00

( ¬- ) C.P.V ( R$ 110.000,00) (R$ 318.000,00 )

LUCRO BRUTO R$ 60.000,00 R$ (212.000,00 )

( - ) DESP.M. DE O. DIRETA R$ (4.500,00) R$ (4.500,00)

( - ) SAL.E PRO-LABORE R$ (35.000,00) R$ (35.000,00)

LUCRO LIQ.ANTES IR 20.500,00 172.500,00

CANETA AZUL

MATERIA PRIMA R$ 110.000,00

MÃO DE OBRA DIRETA R$ 4.500,00

DESPESAS R$ 35.000,00

TOTAL R$ 318.000,00

CANETA VERMELHA

MATERIA PRIMA R$ 318.000,00

MÃO DE OBRA DIRETA R$ 4.500,00

DESPESAS R$ 35.000,00

TOTAL R$ 357.500,00

...

Baixar como  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »