TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Artigo: ATPS LOGÍSTICA EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  2.823 Palavras (12 Páginas)  •  906 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Logística

ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS

LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Prof. EAD: Ademir Cavalheiro Leite

Jundiaí / SP

2013

ATIVIDADE AVALIATIVA – ATPS

Prof. Me. EAD: Ademir Cavalheiro Leite

Professor tutor presencial: Pâmella Rodrigues S. Santos

Professor tutor à distância: Gisele Bafume Quierelli

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina Logística Empresarial para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Jundiaí / SP

2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho, foi elaborado com o objetivo de mostrar, como as organizações utilizam tecnologias instrumentais, técnicas e estratégias na busca da qualidade, produtividade e competitividades entre si.

Mostra também, a atuação na área logística de uma empresa, planejamento e coordenação da sua movimentação física e de informações sobre operações multimodais de transporte.

Conceitos de cadeia de suprimentos, visão estratégica, otimização de fluxo e estratégia de marketing.

ETAPA 1/PASSO 1

FUNDAMENTOS DA EMPRESA

Razão social : Via Varejo S/A

Nome de Fantasia: Casas Bahia

Ramo de Negócios: venda de produtos de departamento (Móveis e eletrodomésticos ) no varejo.

Porte da empresa: Grande, com aproximadamente 56 mil colaboradores, mais de 500 filiais em 13 estados, nas regiões: sul, sudeste, nordeste, norte e centro oeste.

O seu maior Centro de Distribuição (CD) localiza-se na cidade de Jundiaí/SP às margens da rodovia Anhanguera com fácil acesso a outras rodovias e próximo do anel viário Mário Covas (Rodoanel).

OS PRINCIPAIS EXECUTIVOS QUE ESTÃO À FRENTE DO GRUPO HOJE

Sr. Ramatis Rodrigues: Presidente do grupo Via Varejo Reside na cidade de São Paulo

Sr. Michael Klein: Diretor executivo Reside na cidade de São Caetano do Sul

Sr. Abílio Diniz: Reside na cidade de São Paulo – este lidera principalmente as atividades relacionadas à gestão operacional e comercial envolvendo TI, Logistica, Marketing etc.

Sr. Gilberto Duarte: Diretor de logística a nível nacional.

Contato do Grupo na Empresa: Sr. Gabriel Henrique Ferreira – Gerente de logística da filial 1200 (CD Jundiaí/SP).

VISÃO

Ser uma empresa de atuação e reconhecimento internacional, que atenda as necessidades de todas as classes sociais no mercado em que atua, com eficiência e rentabilidade contribuindo para o crescimento do Brasil.

MISSÃO

Realizar o sonho dos nossos fregueses proporcionando a melhor experiência de compra, com um modelo de gestão focado na solidez do negocio no respeito e na dedicação total aos nossos clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.

VALORES

Humildade, disciplina, equilibrio emocional, garra, determinação e eficiência.

REDE LOGÍSTICA DAS CASAS BAHIA

(DEMOSTRATIVO)

OBS: Fábricas de móveis e Informáticas são próprias

O sistema de armazenagem utilizado pela Casas Bahia, foi desenvolvido para guardar produtos de varias formas, pesos e tamanhos, como itens de linha branca, móveis e eletro-portáteis. A empresa possui uma logística de abastecimento de lojas (estoque da loja para retirada pelo cliente) e entrega direta nas residências dos clientes, tanto de compras feitas em lojas físicas quando na loja virtual.

As entregas são realizadas em um raio de 1.500 km a partir do depósito central (CD Jundiaí), para que seja cumprido o prazo de entrega definido com o cliente. Nas filiais, o reabastecimento é feito automaticamente, por meio de um sistema que atua de acordo com a localização do ponto de venda e o seu giro. O próprio sistema propõe o abastecimento, e os analistas avaliam os pedidos.

O depósito de Jundiaí recebe, em média, 220 carretas de fornecedores diariamente. No total, 2 400 pessoas trabalham no armazém, que também é munido de muita tecnologia para funcionar.

A integração do software de logística com o sistema de identificação dos produtos por código de barras é o que permite a localização dos produtos dentro do depósito e também o controle da entrada e saída das mercadorias. Todos os racks, onde são empilhadas as mercadorias, possuem uma placa com código de barras. Assim é possível saber, por exemplo, quantas peças há em cada rack com o leitor. Cada peça que é retirada do respectivo rack é baixada na etiqueta.

As vendas realizadas nas lojas são repassadas automaticamente para o sistema de logística da empresa. Ao final do dia, o operador imprime as etiquetas com código de barras que contêm a descrição de cada produto, além do endereço da entrega e o nome do cliente que o comprou.

Atravéz dessas informações, uma equipe do depósito faz a chamada “puxada”. Essa etapa consiste na separação dos produtos que são

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com