TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Logística Empresarial

Artigo: ATPS Logística Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  4.985 Palavras (20 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 20

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao cursos de Superior de Tecnologia em Logistica da Universidade Anhanguera Uniderp, como exigência parcial da disciplina de Logística Empresarial para a obtenção de nota, sob orientação do Professor Tutor Rosana Alves de Andrade.

SÃO BERNARDO DO CAMPO /SP

ABRIL DE 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04

ETAPA 1 05

1.1 EMPRESAS PESQUIZADA: SOUZA CRUZ S/A 05

1.2 O MERCADO DE CIGARROS 06

1.3 PRODUTORES DE FUMO 07

1.4 REDE LOGISTICA E CADEIA PRODUTIVA 08

1.5 CADEIA DE SUPRIMENTOS 09

ETAPA 2 11

2.1 O GOVERNO IMPÕE RESTRIÇÕES AO CIGARRO E GERA GARGALOS 11

ETAPA 3 14

3.1 SOLUÇÃO ADOTADA PARA REDUÇÃO DOS GARGALOS 14

3.1.1 DISTRIBUIÇÃO NACIONAL 14

3.1.2 PIRATARIA 14

3.1.3 TRIBUTOS 15

3.2 FATURAMENTO E PARTICIPAÇÃO NO MERCADO 16

3.3 KPI: INDICADORES DE DESMPENHO 17

3.3.1 INDICADORE DE DESEMPENHO: QUALIDADE 17

3.3.2 INDICADORES DE DESMPENHO: FINANCEIRO 17

3.3.3 INDICADORES DE DESMPENHO: TEMPO E VELOCIDADE 17

3.4 SUGESTÕES DE MELHORIAS 17

3.5 SUGESTÃO DE MEDIDAS DE DESEMPENHO 18

3.6 ORGANIZAÇÕES FUNCIONAIS 18

3.7 ORGANIÇÕES POR PROCESSOS 18

ETAPA 4 20

4.1 FLUXO DE CAIXAS RELEVANTES 20

4.2 TENDÊNCIAS 20

CONCLUSÃO 21

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

Este trabalho acadêmico vem ilustrar e retratar de forma resumida a importância de uma administração que tem uma boa gestão da cadeia de suprimentos e logística, e uma gestão contemporânea e atenta ao novo, focando seus objetivos e esforços em agradar seus clientes.

A empresa em si pesquisada é considerada uma das melhores empresas na gestão da cadeia de suprimentos e distribuição varejista do país, não é por acaso que é líder no segmento em que atua no Brasil.

Por esse e por outros motivos nos despertou o interesse em fazer nosso trabalho acadêmico baseado em sua gestão de Supply Chain.

ETAPA 1

1.1 EMPRESA PESQUISADA: SOUZA CRUZ S/A

A organização identificada é uma indústria de grande porte que atua no ramo de fabricação e comercialização de tabaco.

A SOUZA CRUZ S/A é uma empresa multinacional fundada pelo português Albino Souza cruz em 25/04/1903 no Rio de Janeiro e foi o pioneiro a produzir cigarros já enrolados em papel no Brasil.A Souza Cruz faz parte do Grupo BAT (British American Tobacco), que é o segundo maior grupo da indústria de tabaco no mundo com expressiva participação do mercado global.

No Brasil, o mercado é dominado por duas marcas, a Souza Cruz e a Phillip Morris. A Souza Cruz lidera as vendas, concentrando aproximadamente 62% do mercado brasileiro, enquanto a Phillip Morris detém cerca de 14% do mercado nacional de cigarros.

A Souza Cruz tem consciência que lida com um produto cujo consumo, embora proporcione prazer, está estatisticamente associado a riscos para a saúde por isso ela tem o compromisso de não incentivar os não fumantes e em especial de restringir o acesso ao cigarro aos menores de 18 anos.

Com uma estrutura de vendas e distribuição que cobre todo território brasileiro, a Souza Cruz tem seis centrais integradas de distribuição e seis gerências regionais de marketing, além de 24 centros de distribuição e mais de 80 postos de abastecimento.

Missão: conquistar adultos fumantes para que compre nossas marcas e estimular nossos clientes a vende-las. Contribuindo assim para atingirmos os nossos objetivos de crescimento.

A visão: Liderar o mercado brasileiro de produtos de tabaco de forma responsável e inovadora assegurando a sustentabilidade do negócio através do desenvolvimento de nossos talentos e de nossas marcas.

Valores: Valores como diversidade, liberdade com responsabilidade, espírito empreendedor e responsabilidade social descrevem as crenças fundamentais da companhia e são destinados a todos nossos colaboradores e em todos níveis de atuação e áreas funcionais e devem ser ponto de referência a todos. A diversidade é um dos valores que estimula as diferenças de crença, sexo, raça, cor, idade, ideias, religião e origem social. Valoriza e reconhece habilidades diferentes e cria um ambiente favorável à integração.

Fonte: (DEPARTAMENTO DE RH SOUZA CRUZ, 11/2005).

Nome contato: Cleber Gomes dos Santos. Cargo: motorista de entrega.

Local: Centro operacional de distribuição de Ribeirão Preto

1.2 MERCADO DE CIGARROS

O volume total de cigarros comercializados no mercado brasileiro em 2010, estimado em cerca de 115,5 bilhões de unidades, apresentou uma redução de 1,5% em relação a 2009 (117,3 bilhões de unidades). Esta redução decorre principalmente dos aumentos de preços dos cigarros promovidos pelas empresas a fim de compensar a elevação das tributações do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), ocorrida em maio de 2009, e do PIS/COFINS, ocorrida em julho de 2009, em 23,5% e 72,5%, respectivamente.

A forte carga tributária sobre a produção e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com