TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Logística Empresarial

Ensaios: ATPS Logística Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 1

Conhecendo a CNT – Confederação Nacional do Transporte

Criada em 1954 com o status jurídico de entidade sindical de grau superior, sem fins lucrativos, a Confederação Nacional do Transporte (CNT) tem como missão atuar na defesa dos interesses do setor de transportes.

Sediada em Brasília (DF), a instituição coordena e defende nacionalmente o setor em todos os fóruns de discussão, tanto na esfera pública quanto no âmbito privado. Atua também no sentido de estimular e apoiar a integração entre os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo.

Sua importância estratégica e institucional ganha peso quando se considera a capilaridade da estrutura que integra o Sistema CNT. São 31 federações, quatro sindicatos nacionais e 14 associações nacionais que representam 70 mil empresas de transporte e 1,9 milhão de caminhoneiros e taxistas. Junte-se a isso a participação econômica expressiva do setor, que responde por 12% do Produto Interno Bruto (PIB).

A história da confederação se mistura, nesse contexto, à evolução da própria sociedade brasileira. Segue em linha com o tempo na busca pelo desenvolvimento, no estímulo à adoção de novas tecnologias, na caminhada pela sustentabilidade, pela adoção de novas práticas de gestão e no incentivo à qualificação crescente dos profissionais em transporte.

Evolução nos transportes

No começo da mobilização da humanidade a logística foi utilizada sem saber, o homem se locomovia apenas caminhando. E na medida em que o homem se desenvolvia intelectualmente, pode aperfeiçoar seu transporte, produziu os primeiros sapatos com couro de animais para proteger os pés. Com a invenção da roda e a domesticação dos animais foi possível tornar o transporte mais eficaz, inovando o transporte terrestre, cavalos, bois, camelos, por exemplo, passaram a ser utilizado para facilitar a locomoção humana.

O cavalo constituía-se em uma grande opção de transporte. Servia para deslocamentos rápidos no pequeno núcleo urbano existente nas primeiras quatro décadas e para viagens mais distantes ao redor do centro ou pela chamada "área rural". Os meios de transporte não ficaram estagnados. Conforme o tempo passou e as necessidades do homem mudaram, a forma de se transportar também evoluiu. Hoje, podemos dizer que vencemos a distância: a velocidade nos permite chegar cada vez mais longe em menos tempo. Com a invenção da máquina a vapor, dos motores elétricos e dos motores movidos a partir da queima de combustíveis, o transporte terrestre passou a ser realizado por trens, automóveis, ônibus e caminhões, entre outros veículos. A cada dia os meios de transporte se modernizam mais, ganhando maior velocidade, eficiência, conforto e segurança.

Desde o princípio da historia da humanidade que o ser humano utilizou pequenas embarcações marítimas e fluviais para se deslocar de um lugar para o outro a procura de melhores condições de vida. Diante de sua inteligência, o homem procurou ampliar seus conhecimentos de navegação, construindo embarcações maiores que permitissem embarcar mais gentes e chegar a lugares ainda mais distantes. Essa evolução das embarcações fez com que povos conquistassem terras e descobrissem novos continentes, demonstrado ao mundo a importância do transporte aquaviário, sobretudo o marítimo. A era dos descobrimentos além- mar mostrou mudanças importantes, havia um jogo de interesses econômicos que provocava novas mudanças de riquezas e de expansão de mercado. Navegar era preciso, os caminhos tão conhecidos do mediterrâneo já não rendiam os lucros que os comerciantes desejavam.

Para a conquista do além-mar, foram necessárias inovações tecnológicas no setor de transportes de longo curso, tais como a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com