TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas

Ensaios: ATPS Relações Sindicais E Negociações Trabalhistas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  9.100 Palavras (37 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 37

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho será analisar o papel dos sindicatos no Brasil e os fatores principais que contribuíram para que o sindicalismo chegasse a situação dos dias atuais. A existência de sindicatos é de fundamental importância no mercado de trabalho porque representam os trabalhadores coletivamente. A única função do sindicato é a de "representar os interesses dos trabalhadores" sob determinada jurisdição, visando o seu bem estar. O sindicato está proibido de se comprometer de alguma forma com outros movimentos sociais, ou mesmo trabalhista, caso eles não tenham a ver diretamente com os interesses específicos dos trabalhadores afiliados. Os sindicatos representam os trabalhadores e acertam contratos de negociações coletivas e da todo suporte necessário aos trabalhadores. Na década de 80, observou-se na economia brasileira uma estagnação das atividades econômicas e altas taxas de inflação que comprometia o rendimento médio dos trabalhadores e isso modificou a atuação sindical. Nesse período, utilizaram-se os principais instrumentos agressivos de negociações: Greves por tempo indeterminado; Paralisações temporárias; Acordos demorados e intransigentes. É fato que o Sindicato é importante para todas as classes profissionais, pois por meio dos sindicatos que podemos ser representados coletivamente. O sindicato é lembrado por ser a organização que defende políticas coletivas e que luta pelo progresso dos trabalhadores. O sindicato que representa a categoria é o Sindicato dos Empregados no Comércio de São José dos Campos e o acordo coletivo vigente é que os salários dos empregados da categoria sempre serão ajustados em primeiro de setembro, sobre o salário vigente na convenção de 2013, passando a vigorar os pisos salariais constantes na tabela do sindicato, até que seja firmada a próxima convenção.

A EMPRESA: Identificação e informações sobre a Empresa: Abertura da Empresa: Mercadinho Terras do Sul, com o intuito de ser um mercado de qualidade e de excelente atendimento em um bairro residencial, localizada na Rua José César de Souza, 175 – Bairro - Terras do Sul – São José dos Campos/SP, Cep: 12236-062 – Telefone (12) 3931-9205. Atuará no ramo de vendas de produtos alimentícios, artigos de higiene pessoal, limpeza e beleza, frios, carnes, pães, hortifruti e congelados. Será uma Empresa de pequeno porte, onde o quadro de funcionários contará com aproximadamente 15 colaboradores. O Mercadinho Terras do Sul terá como principio e prioridade o excelente tratamento aos clientes. Prezaremos o melhor tratamento para que sempre tenhamos nossos clientes satisfeitos, para que sempre voltem e possam indicar novos clientes. Sabemos que clientes que são bem atendidos, são de fato clientes satisfeitos e felizes. Valorizaremos nossos funcionários, procurando sempre incentivá-los e sempre mantê-los motivados para o trabalho, deixando claro que todos têm sua devida importância e que uma função depende da outra, para que o serviço possa sair bem feito. Nosso objetivo é que em médio prazo possamos expandir nosso negócio e formamos uma rede de mercados, visando sempre o atendimento e satisfação de nossos clientes.

JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DA EMPRESA: Por ser uma empresa que atua no setor de vendas, contribuindo para o crescimento do bairro e também do município.

NOSSA MISSÃO: Garantir a satisfação dos nossos clientes com preço, atendimento e variedades de produtos. SIMPATIA: Relacionar-se com educação, respeito e cordialidade. Agir com atitudes vibrantes e positivas.

SIMPLICIDADE: Procurar soluções objetivas e racionais. Ter decisões inteligentes.

SINCERIDADE: Ter ética e lealdade na conduta profissional. Ser transparente, autêntico, confiável e cumprir com os compromissos.

SINTONIA: Estar sempre atento aos fatos, tecnologias e comportamento das pessoas.

Agir em equipe de forma integrada e sinérgica. Buscar superar com disciplina as metas e resultados.

SINGULARIDADE: Surpreender com uma atuação diferenciada e profissional. Acreditar e investir no aperfeiçoamento e na inovação. VALORES: Ética Profissional, Respeito, Honestidade e Humildade. Qualidade diferenciada nos serviços baseados na confiança, presteza e pontualidade.

A HISTÓRIA DO SINDICALISMO NO BRASIL: A indústria brasileira se desenvolveu tardiamente em relação às grandes potências capitalistas. Na passagem dos séculos 19 e 20, a economia brasileira era ainda predominantemente agrícola. No início do século 20, jornadas de 14 ou 16 horas diárias ainda eram comuns. Assim como a exploração da força de trabalho de mulheres e crianças. Os salários pagos eram extremamente baixos, havendo reduções salariais como forma de punição e castigo. Todos eram explorados sem qualquer direito ou proteção legal. A primeira greve no Brasil foi a dos tipógrafos do Rio de Janeiro, em 1858, contra as injustiças patronais e por melhores salários. Os imigrantes, enganados com promessas nunca cumpridas, trouxeram experiências de luta muito mais avançadas do que as que haviam no Brasil, e é a partir deles que se organizou o anarquismo, que foi a posição hegemônica mo movimento operário brasileiro no período de nascimento e consolidação da indústria. Existiam outras posições de menor influência política entre a classe, como a dos socialistas, que fundaram o primeiro partido operário no país em 1890, e que, mais tarde, adotaram as teses da 2ª Internacional, especialmente, a comemoração do 1º de Maio como data internacional da classe trabalhadora. Em abril de 1906, realizou-se no Rio de Janeiro, o 1º Congresso Operário Brasileiro, com a presença de vários sindicatos, federações, ligas e uniões operárias, principalmente do Rio e São Paulo. Nascia a Confederação Operária Brasileira (COB), a primeira entidade operária nacional. Mas a reação patronal e do governo não demorou. Em 1907, foram expulsos do país 132 sindicalistas. A crise de produção gerada pela 1ª Guerra Mundial e a queda vertiginosa dos salários dos operários, caracterizou-se por uma irresistível onda de greves entre 1917 e 1920. A greve de 1917 paralisou São Paulo e chegou a envolver 45 mil pessoas. O governo convocou as tropas do interior e 7 mil milicianos ocuparam a cidade. O ministro da Marinha enviou dois navios de guerra para o porto de Santos. A repressão era total sobre os trabalhadores. Num dos choques com a polícia, foi assassinado o operário sapateiro Antonio Martinez. Mais de 10 mil pessoas acompanharam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.8 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com