TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS evolução do mercado consumidor

Exam: ATPS evolução do mercado consumidor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Exam  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

Passo 2

a) Quanto se compra e vende.

R: Os brasileiros têm gasto em média R$112,00 com cosméticos a cada mês.

b) Comportamento do consumidor diante do produto.

R: Os consumidores têm reagido positivamente aos cosméticos, estes que vêm sendo cada vez mais alvo de desejo de pessoas que querem sustentar sua vaidade e causar boa impressão em ocasiões especiais, como entrevistas de emprego, festas, dentre outras.

c) Influência da economia sobre o ramo de negócios escolhido.

R: O ramo de cosméticos teve uma grande evolução no mercado. O Brasil, em 2013, tornou-se o segundo maior mercado mundial de cosméticos, tendo um crescimento de mais de 10% ao ano, superando a crise financeira iniciada em 2009.

Passo 3 (Equipe)

a) Informações sobre o mercado consumidor (quem são os consumidores, quanto ganham, quanto gastam de sua renda na compra do produto/serviço em questão, quando compram e como compram).

R: Os consumidores são bem distribuídos entre todas as classes sociais. Mesmo aqueles que ganham cerca de um salário ao mês, têm condições de adquirir nossos produtos. Observamos que, nos últimos anos, os consumidores têm investido cerca de 10% a 20% de seus salários em cosméticos, comprando perfumes, linhas de tratamento facial e corporal, maquiagens, dentre outros produtos de uso cotidiano.

b) Histórico da evolução do mercado consumidor.

R: Em tempos passados, a procura por produtos de beleza não eram tão elevados, no decorrer dos anos, com o crescimento da oferta e atingindo todos os níveis de classe social, foi possível uma alavancada nos recursos para produção, assim, atender o consumidor de uma forma especial foi se tornando algo desafiador. Ter um produto de boa qualidade, preferencialmente de recursos naturais, com informações legíveis e claras sobre sua fabricação, meios distintos e estratégicos de publicidade, vem se tornando uma preocupação predominante por produtores de cosméticos de todo mundo. O consumidor passou então a questionar o papel da empresa na sociedade e qual o posicionamento em relação a questões maiores como uso de recursos naturais, relevância da marca, quantidade de pessoas que utilizam esses produtos, quais classes de pessoas esses produtores atendem, entre outros.

c) Os motivos responsáveis pela evolução deste mercado, abordada no item “b” deste passo.

R: Com a inserção de novas técnicas de produção no mercado de cosméticos (como a nanotecnologia), novos tipos de cosméticos foram criados, tendo estes diferentes funcionalidades que puderam assim atingir um público alvo mais abrangente, incluindo o sexo masculino que até há alguns anos não apresentava um número alto de consumidores.

d) Empresas participantes deste mercado.

R: O Boticário, Natura, Avon, Jequiti, Mary Kay.

e) Outras informações relevantes

As ações dos cosméticos se baseiam em: limpeza, correção, proteção e embelezamento da pele. Importante lembrar que o termo cosmético limita-se aos produtos com ação superficial, sem caráter terapêutico, não penetrando nas células nem auxiliando o sistema circulatório. Caso a procura seja para algo além dessas expectativas, é importante a recomendação médica.

Fonte: http://crq4.org.br/cosmeticosleiamais1

Passo 4 (Equipe)

1 Desenvolver um documento contendo no máximo duas páginas, com as informações discutidas no Passo 3, e outras informações relevantes. Lembrando-se de citar as fontes de pesquisa conforme as normas da ABNT. Entregar o documento impresso ao professor.

Nesta etapa efetuamos a análise do produto escolhido por nossa equipe e também do mercado atual. Observamos que há uma grande busca pelos cosméticos, tendo uma resposta favorável dos consumidores em relação ao seu espaço no mercado, e também de seu retorno financeiro. Para termos um maior aproveitamento do nosso produto de escolha, pesquisamos com afinco o histórico dele no mercado de trabalho, para ter uma melhor noção de como o produto seria benéfico para os consumidores e se traria, de fato, retorno.

Deste modo, vimos que os cosméticos são um destaque no mercado, tendo uma base forte para combater eventuais desequilíbrios no mercado atual, por se tratar de algo que é essencial na vida das pessoas hoje. Verificamos também os motivos pelos quais nosso produto se tornou tão forte no mercado. Com o uso de novas tecnologias, os cosméticos foram aperfeiçoados de modo que conseguiram adquirir novas utilidades, sendo eficazes em diversas faixas etárias, para homens e mulheres.

Devido à procura incessante por produtos naturais e de tratamento facial e corporal, optamos por investir forte nesse mercado e assim, ofertar uma quantidade maior e torná-los acessíveis a todos os públicos, fazendo com que atinja níveis de aceitação favoráveis à nossa marca e aos nossos produtos. Cada vez mais vem aumentando a variedade de cosméticos produzidos no mundo, sendo eles de todos os estilos, matérias primas diferenciadas e reações que alteraram a aparência, embelezam ou realçam o atrativo da pessoa, causando satisfação ao consumidor.

Com o avanço da tecnologia e as fontes de criação, o desenvolvimento de alguns produtos tornou-se mais simples e mais produtivo, fazendo com que se produzisse mais, mantendo um controle sobre os gastos e aplicando preços favoráveis aos consumidores. A questão de se investir em um mercado consumidor variado, com tendências a mudar aleatoriamente de perfil, é que nos traz uma geração de idéias inovadoras, capazes de transformar a mudança da sociedade em pontos favoráveis aos nossos produtores, assim, utilizamos de vários meios para ficar por dentro das mudanças no ritmo de vida, das necessidades e das exigências do mercado consumidor.

Nos próximos anos, acreditamos que esse mercado tenderá a crescer de 10% a 20%, principalmente entre o sexo masculino, que vem marcando presença constante na compra de produtos para tratamento facial devido à vaidade e a influencia que a mídia vem desenvolvendo na vida das pessoas, com ideais de beleza que induzem o consumidor a optar por qualquer meio de mudança.

Etapa 2

Passo 2 (Equipe)

Relacionar quais são os custos envolvidos para a produção do produto escolhido, na escolha do produto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com