TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRÁTICA AGROPECUARIA

Exames: AULA PRÁTICA AGROPECUARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇAO CIENCIA E TECNOLOGIA BRASILIA- CAMPUS PLANALTINA -DF

CURSO TÉCNICO AGRÍCOLA COM HABILITAÇÃO EM AGROPECUÁRIA

HILTAMAR DE SOUSA

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

PLANALTINA

SETEMBRO/2014

SUMÁRIO

• INTRODUÇÃO..........................................................................................................................1

• ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.....................................................................................................2

• CONCLUSÃO...........................................................................................................................3

Introdução

A aula foi realizada na área de bovinocultura, boas práticas de manejo ordenha , no Campus do IFB de Planaltina dia 15-09-2014, Sob a supervisão da preceptora Ana Carolina, Médica Veterinária, onde se pôde ter um entendimento de como a mesma funciona.

Os objetivos da aula foram:

Apresentação do local onde é realizada a ordenha; procedimento correto para realizar a ordenha; rotina de horários; preparação das instalações ; acompanhamento da saúde das vacas; tipos de ordenha; o ordenhador; limpeza dos tetos e o teste da caneca de fundo preto.

Atividades desenvolvidas

As instalações: O local onde é realizada a ordenha deve ser projetado de forma que as vacas fiquem bem acomodadas e tranquilas, além de oferecer segurança ao ordenhador. A preceptora Ana Carolina e o Sr. Gustavo nos apresentaram as dependências do local, onde já se encontravam acomodados alguns animais no pasto ou ( piquete). O procedimento correto: Antes de buscar as vacas no pasto (ou piquete) o ordenhador deve verificar se a instalação está preparada para recebê-las, checando se está tudo em ordem para realizar a ordenha. ( energia elétrica, água, porteiras, equipamentos, a serem usados na ordenha, produtos de desinfecção e limpeza).

A condução das vacas deve ser feita com calma, sem correr e nem gritar. O ideal é que as vacas andem para o local da ordenha por vontade própria. Para tanto, a condução deve ser realizada sempre pela mesma pessoa e de preferência no mesmo horário. A importância da saúde das vacas e dos ordenadores: Para obtenção de um leite saudável e de boa qualidade é necessário que as vacas estejam em boas condições de saúde. O ordenhador deve estar sempre atento a certos sinais apresentados pelas vacas, como por exemplo: Olhos fundos, pelos arrepiados, diminuição na ingestão de alimentos, parada da ruminação, queda na produção de leite, e alterações na urina, ou nas fezes, ( muito mole, ou muito seca, ou com sangue ) que pode ser indicativo de problemas de saúde.

Na fase de lactação, deve-se ter atenção especial coma mastite, doença que causa grandes prejuízos para a atividade leiteira. Conforme o tipo de microrganismo causador da mastite, ela pode ser classificada em: contagiosa e ambiental.

Mastite contagiosa: causada por microrganismos que estão presentes no úbere e são transmitido pela mãos do ordenhador e equipamentos de ordenha. Esses microrganismos entram no canal do teto e causam a infecção. Este tipo de mastite é facilmente transmitido de um animal para outro durante as ordenhas, por isso a importância da adoção de boas práticas de higiene e desinfecção.

Mastite clínica: é mais fácil de ser percebida, geralmente causa diminuição na ingestão de alimentos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com