TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA TEMA 4 DPP

Pesquisas Acadêmicas: AULA TEMA 4 DPP. Pesquise 794.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2013  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento Pessoal e Profissional_A4R_A5R

Resumo

Caro estudante,

Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:

• O acesso ao AVA representa 100% da frequência total da disciplina;

• Cada tema de aula acessado valida uma quantidade de presenças, conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Frequência que fica disponível no ícone Orientações.

Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.

Você tem alguns recursos a sua disposição:

• Se quiser imprimir o resumo, clique no botão "Imprimir".

• Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.

Então, é só começar!!!

O resumo está logo abaixo.

Aula-Tema 04: Eu e Os Outros (Competência Social)

Os seres humanos são, por natureza, seres sociais, que interagem a todo instante nos diferentes ambientes (familiar, escolar, profissional etc.). Para que as interações sejam produtivas e construtivas, é preciso compreender conceitos como habilidades sociais, gestão da imagem, autoapresentação entre outros.

A interação das pessoas com o ambiente social é um processo evolucionário, pois acontece ao longo de todos os estágios da vida. Durante a infância, por exemplo, os contextos familiar e escolar proporcionam o desenvolvimento de aspectos cognitivos, afetivos e sociais que influenciam as etapas posteriores. Já quando o indivíduo se insere no mundo do trabalho, o contexto profissional passa a influenciar o seu desenvolvimento, provocando mudanças que ocorrem diante das necessidades do ambiente social.

As habilidades sociais são os comportamentos que uma pessoa emite para lidar com as exigências do ambiente social e dependem do contexto em que ocorrem os relacionamentos e dos aspectos culturais de cada grupo.

Para ajudar a compreender o significado do desempenho socialmente competente, Del Prette e Del Prette (2001) classificam as habilidades sociais em categorias que incluem:

» Habilidades sociais de automonitoria – relacionadas ao autocontrole de pensamentos, sentimentos e ações, para manutenção do equilíbrio nos relacionamentos.

» Habilidades de comunicação – fundamentais para a interação humana. Estão presentes quando você consegue realizar diálogo amistoso, dar e receber feedback.

» Habilidades sociais de civilidade – envolvem a expressão de cortesia e educação nos contatos sociais.

» Assertiva de enfrentamento – observada quando você manifesta seus desejos de forma sincera, sem ofensas ou críticas negativas que destroem o outro.

» Empatia – refere-se à disposição para ouvir e colocar-se no lugar do outro, seja em situações positivas ou negativas, incorporando o ponto de vista e a percepção do outro.

Por fim, as habilidades sociais de trabalho (relacionamentos interpessoais satisfatórios para a realização das atividades de trabalho) e a expressão de sentimentos positivos (como amizade, solidariedade e companheirismo) são fatores positivos para o relacionamento.

Outro conceito tratado no texto é o de marketing pessoal que se relaciona com a construção e a manutenção de uma autoimagem positiva, reforçada perante a sociedade, pelas qualidades pessoais e profissionais que possui.

Considerando que a imagem pessoal se associa à imagem profissional, diversos cuidados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com