TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA VIRTUAL

Exames: AULA VIRTUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 5

1 APRESENTAÇÃO

A prática da violência exercida por uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, humilhar ou agredir as vítimas é conhecida mundialmente como Bullying. O assunto tem preocupado pais e professores de muitas escolas.

A intolerância às diferenças é um dos fatores que desencadeia o problema, por isso a importância de se discutir. “Secretarias de educação, Ministério Público, conselho tutelares e até os pais podem cobrar das escolas que o tema bullying esteja inserido nas propostas pedagógicas.”

Estudos mundiais indicam que, de 5% à 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento. No Brasil, estudos indicam que, esses índices chegam a 49%.

”Quem agride, quer que seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor tabém tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustação e impotência’(Maluh Duprate).

Para que os professore e a escola tenha condições de lhe dar com esse problema de forma satisfatória, é necessário que, tenham conhecimento do que é Bullying e as suas consequências.

As atitudes dos docentes podem de fato, previnir ou combater ao Bullying, como também gerar tal situação.

As consequências relacionadas ao bullying podem ser físicas ou emacionais, de curto ou longo prazo, gerando dificuldades na aprendizagem, no convívio social e também problemas emocionais. Esse trabalho vem apresentado, através de um ficção, um problema enfrentado na saulade aula, e mostrando a importância dos professores e de todo corpo pedagógico saber lidar com esse problema.

2 CAPÍTULO I – HISTÓRIA DE VIDA

Ednã, já há algum tempo, vem sofrendo no espaço escolar algumas formas de discriminação, tratado pela disciplina Educação e Diversidade.

Embora ele tente demonstrar timidamente deu entrosamento com a turma, algumas vezes deixa transparecer seu descontentamento que segue todos os dias, começando pelos horários da chamada em sala de aula.

Durante a chamada, muitos professores preferem chamar os alunos pelo nome, pois no início do ano letivo, tal dinâmica auxilia no reconhecimento de todos e de cada um individualmente. No entanto, o nome dado ao menino não p deixa tão feliz, porque os professores, ao chamá-lo, erram a pronúncia de seu nome ou ignoram o acento quando o escrevem. Essa postura por parte de alguns professores o deixa profundamente constrangido diante das gracinhas, palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos quando outros pronunciam seu nome.

3 CAPÍTULO II – QUESTIONÁRIO

1) Caracterize o trabalho do pedagogo em espaços educativos, a partir do contexto interdisciplinar do semestre, apresentando possíveis contribuições que poderiam ser sugeridas pelo pedagogo como tentativa de solucionar o problema:

R: Uma pedagogia que visa uma socialização, ou seja, que visa a identidade social, tomando por base uma comunhão de condições e experiências sociais. O pedagogo deverá trabalhar de forma a solucionar esse problema em específico, como também tomar medidas que visem uma prevenção. Logo, isso deverá envolver todo o ambiente escolar, sendo tema de discussão entre os professores, na qual deverá trabalhar as diferenças com os seus alunos em sala de aula, mostrar alguns exemplos e conseqüências desse tipo de atitude. Essa seria uma forma de prevenção.

2) Diante do relatado que, para alguns, parece não ter a menor importância, reflita sobre as dificuldades apresentadas pelo aluno, problematize a situação e tente buscar uma solução para o problema analisando as seguinte questões:

a) Qual deve ser a postura do professor diante da turma, durante a chamada e registro da freqüência dos alunos?

R: O professor deverá reconhecer diante dos alunos que, ele estava pronunciando e escrevendo o nome dele de maneira incorreta, E começar a dar o exemplo, tendo o cuidado, de então, pronunciar e escrever corretamente, ou seja, se corrigir, levando os alunos a fazerem o mesmo. Outro passo importante também, é o professor trabalhar com as diferenças em sala de aula.

b) Qual deve ser a postura do professor em relação ao nome do aluno?

R: O professor se corrigir, pronunciando o nome do seu aluno de forma correta, como também escrever corretamente, E fazer com que isso fique visível a toda turma.

c)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com