TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA ANHANGUERA

Casos: AVA ANHANGUERA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.691 Palavras (7 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 7

A Contabilidade vem se modificando e se transformando em um meio de comunicação e analise empresarial, no qual a vivencia não pode ser excluída pelas pessoas que estão enredados no seguimento de avaliação de desempenho e na lucratividade dos negócios. Os documentos ministrados pela contabilidade financeira são indispensáveis para que os indivíduos possam analisar a sua atuação financeira passada. Uma empresa irá depender do desempenho e habilidades dos seres humanos e do material que é disponibilizado para alcançar uma situação favorável.

Um dos objetivos da contabilidade é fornecer informações sobre as ,mudanças que ocorre nas empresas. A contabilidade, além de gerar informações, permite explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar analise controlar e também prever e projetar exercícios seguintes entre tantas e outras funções.

Através da contabilidade, a empresa sabe o valor dos seus ativos, passivos, custos e despesas, a rentabilidade e lucratividade do negocio, produtividade de mão de obra e através disso, pode realizar um bom planejamento tributário. A contabilidade é a alma da empresa nela ficam registrados todos os atos e fatores se os atos do administrador são corretos, documentação adequada transações negocia dentro do objetivo da empresa, o reflexo é imediato, a contabilidade é transparente caso contrário pode ser utilizada para incriminar a empresa, sócios, administradores e contadores que forem relapsos e desleixados.

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração e a tomada de decisões. Ela controla todos os dados econômicos mensurando-os e sumarizando-os em forma de relatório ou de comunicados, que contribuem sobre maneiras para tomadas de decisões. Com a contabilidade de uma empresa você consegue extrair informações que nos mostrará números e através deles podemos analisar se a empresa está em uma boa situação financeira ou não.

Atualmente vem passando por profundas transformações, sendo inserida dentro do ambiente de sistema gerenciais das organizações. O papel do controle dentro do processo orçamentário vem ganhando espaço nas tomadas de decisões empresariais. O controle utilizado adequadamente traz como consequência: Maior segurança, redução de riscos na tomada de decisões e melhor desempenho na utilização dos recursos empresariais.

Todo mundo que abre uma empresa seja de pequeno ou médio porte, seja comercializando qualquer produto, esse seu negócio irá requerer o trabalho da contabilidade, pois é uma ferramenta que ajuda a controlar os negócios, oque foi feito oque se está fazendo e oque se espera fazer no futuro. Não há condições de manter um negocio muito tempo sem conhecer seus dados como lucro real, ativos e passivos, além do preço dos produtos. A contabilidade é mais do que números, inclui banco de dados dos seus clientes seus vendedores e funcionários. As informações sobre essas pessoas empresas o ajudaram a controlar seu negócio e planejar seu futuro. Com a contabilidade adequada, você pode descobrir, por exemplo: oque as pessoas compram em um determinado local e em um determinado mês. Você pode com isso planejar suas vendas para esse período.

Uma contabilidade não pode ser considerada apenas como o setor que cuida de tributos e operações legais entre empresa e prestadores de serviço, existem muito mais procedimentos que são competência da área contábil. O controle gerencial dos números de uma empresa dá embasamento ao rumo que ela deve tomar diante do mercado que se apresenta. Aquela que não conduz sua contabilidade por meio de profissionais especializados está de certa forma, sendo negligente com seu patrimônio, o que pode acarretar a falta de diretriz nas ações posteriores. A contabilidade é quem vai auxiliar na abertura da firma. Ela que estará junto a órgãos governamentais em nome da sua instituição para assegurar que esteja em perfeita condições para iniciar no mercado.

O fenômeno da globalização tornou irreversível a adoção de normas contábeis que sejam aceitas mundialmente. De tal modo que além de facilitar as transações comerciais entre empresas e governos, garante transparência nas negociações. Pelo lado do profissional, podemos esperar que a implantação de normas contábeis harmônicas trouxesse maior segurança na realização de procedimentos importantes como perícias, auditorias e preparação de demonstrações financeiras.

Para uma contabilidade bem sucedida está no estabelecimento do sistema contábil e na credibilidade das informações inseridas. O registro das transações e das informações é chamados de escrituração contábil e deve ser feito regularmente. Mesmo que seja apenas para realizar o planejamento tributário, consultar um contador é uma atitude inteligente. Os contadores podem ajuda-los a gerar os relatórios e as declarações financeiras que você precisara administrar o seu negócio. Os contadores também mantém atualizado sobre leis tributários e passivos fiscais reduzidos, compilar declarações financeiras, controlar os tributos que você deve pagar, revisar as declarações que você gerou para localizar quaisquer problemas ou itens questionáveis executar uma auditoria em seus livros para garantir que está tudo corretamente registrado. Contabilidade é um sistema que controla todos os dados, registra o histórico de transações e gera relatórios: todos os aspectos importantes da empresa, tudo aquilo que pode afetar o patrimônio de uma entidade. A contabilidade abrange a folha do seu pagamento, uma área que gera preocupação especifica, pois enormes multas podem acompanhar pequenos erros. Com igual peso está o status tributário da empresa. A contabilidade é o sistema que fornece os relatórios e as informações necessárias.

Um mercado, de forma que o usuário possa extrair tendências quanto á vida de uma empresa e á sua posição em face das demais entidades ou mesmo do mercado. Evidentemente o preceito em analise, conhecido por “consistências”, não constitui principio da contabilidade, mas regra técnico-comportamental Tanto isso é verdade que procedimentos aplicados, mesmo fixados como norma, pode ser alterados em função das necessidades dos usuários ou mesmo da qualidade dos resultados da sua aplicação, enquanto que os princípios que os permanecem os mesmo independente.

Ter um contador para construir declarações e fazer sua ponte com as entidades governamentais que te cobram impostos. Porém, algumas empresas se empolgam com o segundo ponto e deixam também o primeiro nas mãos do contador, simplesmente por preguiça de registrar a parte financeira. A questão é que para cuidar da saúde financeira da empresa e analisar os cenários de curtos e longos prazos é preciso de um registro bem feito. Tal precisão só é possível por quem faz parte do dia a dia da empresa. Então o nosso objetivo é que a responsabilidade do seu contador, para ajudar você, empreendedor, a cobrá-lo. Da mesma forma, pode-se facilitar a gestão financeira.

Atualmente, para a maioria das pessoas, a contabilidade passou a ser definida como uma obrigação legal, auxiliando o empresário somente na apuração de seus impostos, e não como uma necessidade de se manter um controle formal e padronizado do patrimônio da empresa.

É importante lembrar que a informação contábil para gestão da empresa não precisa ser engessada pelas leis comerciais, societárias e fiscais , como , por exemplo , o acompanhamento das projeções de entradas e saídas de recursos com o fluxo de caixa realizado. A projeção dos recursos é efetuada com base nos históricos contábeis e em fatos possíveis de realização, e o fluxo de caixa realizado é preparado com base nos fatos reais já contabilizados.

Costuma-se dizer que a contabilidade é a causa e efeito da atividade econômica. Causa porque seu aprimoramento permite informações mais confiáveis que estimulam os agentes econômicos a avançar em suas atividades. Efeito porque o avanço da atividade econômica praticamente obriga o desenvolvimento da pesquisa e da metodologia contábil.

Sistematicamente, nas relações comerciais ou, informalmente na vida diária os princípios contábeis estão presentes. Eles descrevem e quantificam a dualidade de características dessas operações. Se entregarmos alguma riqueza a alguém numa relação de troca, certamente receberemos uma outra riqueza. Se extrairmos um minério do subsolo, teremos uma riqueza acima do solo, mas, em contrapartida, o subsolo deixou naquele momento de contar com ela.

Quando se fala em contabilidade muita gente pensa que se restringe somente a realidade empresarial e não é bem assim. Tomemos como principio que contabilidade nada mais é do que mensurar algo em números. A contabilidade não deixa de desempenhar seu papel de ordem e controle das finanças também no caso dos patrimônios individuais. Frequentemente, as pessoas esquecem-se de que alguns conhecimento de Contabilidade e Orçamento muito as ajudariam no controle, ordem e equilíbrio de seus orçamentos domésticos.

A contabilidade no dia a dia se refere ás atividades do cotidiano, ela analisa as situações de cada dia e através delas conseguimos visualizar uma situação futura através dos resultados presentes. Estes fatores estão relacionados á controladoria e analises. A contabilidade pode ajudar as pessoas na organização de sua vida financeira, direcionando para a busca da melhor alternativa na utilização de seus recursos.

Cada vez mais pessoas aprendem a lidar com suas finanças pessoais através da contabilidade, sendo inclusive este assunto tratado em algumas escolas de ensino fundamental. Um dos problemas mais comuns é a mistura das finanças pessoais com as de seus negócios , criando situações que com muitas vezes parecem sem saída.

Quando fazemos planejamentos mensais de gastos das entradas de dinheiro, entre outras coisas que envolvem a nossa situação financeira, fazemos contabilidade sem perceber. A contabilidade tem seu lado burocrático sim, mas sua funcionalidade vai além disso. Reconhecer que ela tem participação na vida de todas as pessoas é reconhecer que ela só vem ajudar no controle financeiro e nas decisões mais importantes que podem comprometer e muito um futuro próximo.

O planejamento financeiro fornece direção e sentido para suas decisões financeiras. Permite que você compreenda como cada decisão financeira afeta outras áreas. Por exemplo, comprando um produto especifico de investimento pode ajudar-lhe a terminar de pagar a hipoteca mais rapidamente, ou pode atrasar sua aposentadoria significativamente. Vendo cada decisão financeira como parte do todo, você pode considerar seus efeitos de curto e longo prazo nos seus objetivos de vida. Você pode também adaptar-se mais facilmente a mudanças e sentir-se mais seguro por saber que seus objetivos estão na trilha.

Conclusão

É necessário que tanto a pessoa física quanto a pessoa jurídica fique atento as suas despesas, creditando e debitando para sempre ter um melhor controle de seus gastos, para que no futuro não gere um descontrole total de suas finanças. O planejamento financeiro é mais importante do que se imagina, pois mais importante do que conquistar um padrão de vida é mantê-lo, e é por isso que devemos planejar e contabilizar.

...

Baixar como  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »