TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Agenda 21

Trabalho Escolar: AVA Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

NOME Anderson de Araújo Dias

RA 8405100098

Atividade de Autodesenvolvimento

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.

Hoje em dia temos muitos problemas em nossas vidas, mas como nos o planeta não é diferente. E o seu principal problema é ambiental, e o noticiários falam sempre sobre sustentabilidade, redução de gases para evitar o efeito estufa, entre outros. Mas será que estamos fazendo nossa parte para ajudar o planeta?

A Agenda 21 é um instrumento de planejamento de políticas públicas que envolvem tanto a sociedade civil e o governo em um processo amplo e participativo de consulta sobre os problemas ambientais, sociais e econômicos locais e debate sobre soluções para esses problemas através da identificação e implementação de ações visando o desenvolvimento sustentável.

Alguns problemas socioambientais:

Desmatamento, Queimadas, Poluição, Coleta Seletiva e Reciclagem, Ocupação de APP (Área de preservação permanente), Degradação e exploração de Solo.

Desmatamento: As autoridades deveriam ser mais eficazes na cobrança e penas judiciais a quem for pego desmantado ilegalmente, pois as empresas que se utilizam de recursos naturais para sua produção já estão se adaptando ao desenvolvimento sustentável em sua produção.

Queimas: Além de prejudicar a saúde dos seres humanos, desabita e mata muitas espécies de animais e vegetação. A prática das queimadas é muito utilizada até os dias de hoje, acarretando aos sistemas ecológicos e diversos tipos de resultados negativos.

Poluição: Podemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.

Reciclagem: A reciclagem tornou-se uma ação importante na vida moderna, pois houve um aumento no consumismo e uma diminuição do tempo médio de vida da maior parte dos acessórios que se tornaram indispensáveis no dia a dia. E junto com a tecnologia veio um grave problema: qual o destino a dar para estes objetos quando perdem sua utilidade?

No inicio os resíduos resultantes da atividade humana tinham como destino as lixeiras ou então aterros sanitários, contudo com o aumento exponencial da quantidade de resíduos e da evolução tecnológica, aliados ao interesse económico de busca de mais máteria primas de baixo custo, o vulgarmente designado lixo começa a perder o caráter pejorativo do nome e começa a ser considerado como um resíduo, passível de ser reaproveitado. Com as tecnologias atuais apenas uma ínfima desta parte dos residuos urbanos não são passiveis de reaproveitamento, e sendo direcionados para unidades de eliminação dos mesmos, normalmente os aterros sanitários.

Ocupação de APP (Área de preservação permanente): As Áreas de Preservação Permanente (APPs) são espaços públicos ou privados que não podem ser alterados pelo homem, ou seja, sob hipótese alguma podem ser desmatadas, haver construção ou alteração da paisagem natural. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) define que o termo APP tem a “função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas”. Como exemplos de APP estão às áreas de mananciais, as encostas com mais de 45 graus de declividade, os manguezais e as matas ciliares.

A degradação e exploração de Solo: De forma clandestina é hoje em dia o que mais nos preocupa, além do trabalho escravo, o meio ambiente e degradado sem os cuidados necessários para que o homem e meio ambiente vivam em harmonia.

Sumário

1 - Introdução: 6

2 - Desenvolvimento: 7

8

3 - Considerações: 9

4 - Referencia Bibliográfica: 10

1. Introdução:

Agenda 21 é grupo conscientização sobre os problemas ambientais, verificando soluções corretivas e ações efetivas nas causas destes problemas. Usando o conceito utilizado na agenda 21 como exemplo da coleta seletiva e reciclagem que em nossa cidade (Cuiabá) não funciona como deveria. Pois mais 350 toneladas de lixo por dia são descartadas em aterros sanitários e lixões, sem serem separadas e reaproveitadas para reciclagem. Então vamos falar de Sustentabilidade e sua importância para nossas vidas e a do planeta.

2. Desenvolvimento:

Assistindo o vídeo, temos a consciência que colhemos aquilo que plantamos, e fica evidenciado que nosso planeta precisa de nossa ajuda e principalmente nas questões ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com