TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Agenda 21

Ensaios: AVA Agenda 21. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade De Autodesenvolvimento

Tema 3: O Caminho da Sustentabilidade

Introdução

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. A Agenda 21 corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.

Pauta

1. Tomar banho de forma consciente sem esbanjar água;

2. Se possível trocar o carro pela bicicleta;

3. Evitar o desperdício na hora de lavar a louça e escovar os dentes;

4. Cuidar o máximo na hora de lavar a calçada e o carro para não desperdiçar água;

5. Escolher produtos menos agressivo para o meio ambiente;

7. Usar de forma consciente o papel para que não haja desperdícios se possível utilizar frente e verso para maior economia;

8. Usar copos ou garrafas ao invés de copos descartáveis;

9. Evitar deixar lâmpadas acesas sem necessidade,

10. Adotar a ideia do consumo consciente.

Introdução

A agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a secomprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para osproblemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). AAgenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia eequilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.

Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornoupossível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, deforma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.

Desenvolvimento

Mudando nosso dia-a-dia, com medidas simples, colocando as idéias, os conceitos, Na pratica,assim que se torne algo concreto. colocar Na pratica tudo que adquirimos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com