TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Anhanguera

Pesquisas Acadêmicas: AVA Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  1.267 Visualizações

Página 1 de 6

Aula 1

1 Analise a figura a seguir. Ela representa os vários níveis tróficos IMAGEM 1 A) Cadeia alimentar. B) Biosfera. C) Equilíbrio sustentável D) Biodiversidade. E) Biota.

Resposta correta: Cadeia alimentar. 2- São considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO A) O Rio Guaíba, em Porto Alegre. B) O Pantanal mato-grossense. C) A Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. D) Uma aeronave brasileira E) Os manguezais no litoral pernambucano.

Resposta correta:, uma aeronave brasileira.

3 Analise a figura a seguir. Ela demonstra um movimento que permite a renovação da vida no planeta Terra. IMAGEM 2 A) Aos serviços socioambientais. B) Aos serviços de provisão. C) Ao ciclo biogeoquímico da água D) Ao processo de formação dos lençóis freáticos. E) Ao sequestro de carbono.

Resposta correta: o ciclo da água, que é um ciclo biogeoquímico..

4- (Adaptada de FGV 1996) Biodiversidade, ou diversidade biológica, é um tema bastante atual e importante para o Brasil, pois abre excelentes perspectivas de acesso às modernas tecnologias, além de oportunidades para troca de experiências e intercâmbio com a comunidade científica internacional de diversos níveis. Ampliam tais perspectivas, o fato de o Brasil estar entre os cinco primeiros países que possuem a maior variedade de organismos vivos, comunidades e ecossistemas. Assinale a alternativa que define biodiversidade A) Biodiversidade é o conjunto das espécies que vivem no ecossistema aquático. B) Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de animais que habitam o planeta. C) Biodiversidade é o conjunto integrado dos ecossistemas terrestres e aquáticos. D) Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos que compõem a vida na Terra E) Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de plantas existentes na Terra.

Resposta correta: Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos que compõem a vida na Terra.

Aula 2

1 - O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) – Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, entidade científica – traçou cenários de consumo de energia até 2050. Mantendo as tendências atuais, teremos uma emissão de 16 gigatoneladas de carbono (GTCs), o que equivale a um bilhão de toneladas de carbono. Isso representaria 6ºC de aumento na temperatura do planeta, por volta do ano de 2100. Os efeitos desse cenário seriam mudanças substanciais na biodiversidade, com a extinção de muitas espécies, sem considerar os efeitos econômicos e sociais. Também há projeções populacionais de acréscimo de três bilhões de pessoas em 2050 e de dois bilhões de veículos circulando no mundo. Diante desse cenário, o IPCC propõe que a tendência da emissão de 16 GTCs alcance a meta de redução para 9 GTCs. A esse respeito, é incorreto afirmar que:

Resposta correta: A alternativa correta é: o consumo de energia de eletrodomésticos deverá ser estimulado, pois representa muito pouco em termos de economia.

2 - Em 1997, durante a Convenção de Kyoto, no Japão, mais de 160 países definiram metas para reduzir a emissão de gases poluentes. Desde o século XIX, vários fatores contribuíram para elevar a quantidade desses gases na atmosfera em até 25% acima do normal. Dentre esses fatores, podemos citar o desenvolvimento industrial acelerado e a explosão demográfica, que aumentaram a queima de combustíveis fósseis, além de grandes desmatamentos e queimadas de florestas. O resultado de tudo isso é a elevação da temperatura em todo o planeta, o chamado aquecimento global. Tendo em vista esse aquecimento, assinale a alternativa que preenche, respectivamente, a sequência a seguir.

Resposta correta: Dióxido de carbono (CO₂) – efeito estufa – climáticas.

3 - Analise as seguintes afirmativas:

I) É possível recuperar a saúde do planeta Terra desde que as políticas públicas, a sociedade e as empresas privadas planejem e realizem ações em prol da sustentabilidade.

II) A preocupação maior das políticas governamentais deve ser em relação aos terroristas, pois eles proporcionam maiores riscos à sociedade que a questão ambiental.

III) Somente uma gestão pública integrando pessoas e recursos financeiros e naturais poderá recuperar de forma eficaz a saúde e a sustentabilidade do planeta Terra.

Estão corretas as afirmativas:

Resposta correta: As alternativas I e III estão corretas.

4 - A partir da leitura a respeito da instituição ASA, responda à questão a seguir.

A Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) é um fórum de articulação política da sociedade civil, que surgiu em 1999 e congrega atualmente cerca de 750 entidades de diversos segmentos, as quais atuam para o desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semiárido brasileiro.

Essa região abrange onze estados carentes de água, cuja população, muitas vezes, consome água contaminada, o que pode levar as pessoas à morte. Para melhorar a qualidade de vida da população, as organizações participantes da ASA elaboraram o Programa 1 Milhão de Cisternas (P1MC) e criaram a Associação Programa 1 Milhão de Cisternas, com sede em Pernambuco, com o objetivo de construir um milhão de cisternas para armazenar água da chuva e beneficiar cinco milhões de pessoas que sofrem com a falta de água potável. Trabalham nesse programa cerca de cinco mil voluntários, nas comissões municipais e comunitárias. Essas comissões são responsáveis pela distribuição do material de construção e pela organização dos trabalhos coletivos e do monitoramento das ações.

Que objetivo do milênio o P1MC poderá alcançar com esse tipo de ação?

Resposta correta: Melhorar a qualidade de vida e o respeito ao meio ambiente.

Aula 3

1 - Identifique os itens que descrevem uma sociedade sustentável:

I. União de pessoas vivendo em equilíbrio com os seus semelhantes.

II. Proteção e controle para o equilíbrio dos ecossistemas.

III. Pessoas focadas no desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com