TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Aula Tema 1 A 10

Exames: AVA Aula Tema 1 A 10. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2013  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 13

Perguntas para Revisão e Discussão referente à Teoria de Sistemas:

1. O que é Teoria Geral de Sistemas?

A Teoria Geral dos Sistemas, não busca soluções práticas para os problemas, mas sim formula conceitos para a aplicação empírica segundo Bertalanffy. A teoria parte dos seguintes pressupostos: - possui tendências para integração das ciências naturais e sociais; - orientam-se rumo a T.G.S.; - buscam a integração na educação científica. E se fundamenta nas seguintes premissas: - os sistemas existem dentro de sistemas; - os sistemas são abertos; - as funções de um sistema dependem de sua estrutura.

2. Explique as origens da Teoria de Sistemas.

A Teoria de Sistemas foi desenvolvida a partir dos estudos do biólogo alemão Ludwig von Bertalanffy, onde ele critica a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas, como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc. São divisões arbitrárias e com fronteiras solidamente definidas. Sua teoria afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependência de suas partes. A água é diferente do hidrogênio e do oxigênio que a constituem. O bosque é diferente das suas árvores.

Seus pressupostos básicos são cinco: i. Existe uma tendência para a integração das ciências naturais e sociais; ii. Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas; iii. A teoria dos sistemas constitui o modo mais abrangente de estudar os campos não-físicos do conhecimento científico, como as ciências sociais; iv. A teoria dos sistemas desenvolve princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, visando ao objetivo da unidade da ciência; v. A teoria dos sistemas conduz a uma integração na educação científica.

3. O que significa a abordagem sistêmica?

A abordagem sistêmica se opõe as teorias mecanicistas, que dividem os organismos em partes, como por exemplo, dividir os organismos em células, em moléculas e assim por diante. Nesta abordagem, o organismo é visto como um todo (assim como a Astronomia estuda o Sistema Solar) o Economia o Sistema Econômico, esse conceito passou a dominar as ciências, principalmente a Administração.

4. Quais as características dos sistemas?

O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhum dos elementos isolados. É o que chamamos emergente sistêmico: uma propriedade ou característica que existe no sistema como um todo e não existe em seus elementos em particular.

Segundo Bertalanffy, o sistema é um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, decorrem dois conceitos: o de propósito (ou objetivo) e o de globalismo (ou totalidade).

5. O que é globalismo ou totalidade?

Os sistemas em sua totalidade possuem uma natureza orgânica. Assim produzem mudanças e estímulos em partes de sua organização. Essas mudanças ou estímulos irão afetar a organização em todos os locais, pois elas então inter-relacionadas. Assim podemos entender que a organização que “sofre” qualquer tipo de estímulo, o sistema reagirá globalmente ao mesmo, assim afetando sua totalidade.

6. O que é propósito ou objetivo?

Todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos (ou objetivos), bem como os relacionamentos, definem um arranjo que visa sempre um objetivo ou finalidade a alcançar.

7. O que é entropia?

A entropia em um sistema, é a perda de energia através das próprias características do sistema, pode ser perdida na entrada, no processo, ou na saída. Esse processo pode levar ao fim da organização, para que isso não aconteça, os sistemas devem detectar o processo de entropia a combatê-lo, para fazer isso existe a entropia negativa, para a obtenção de reservas de energia.

8. O que é homeostasia?

É a tendência do sistema em permanecer estático ou em equilíbrio, mantendo inalterado o seu status quo interno.

9. O que é sistema total?

Jan Christian Snuts, em sua obra Holismo e Evolução (1926), salienta que ao serem reunidos para constituir uma unidade funcional maior, os componentes individuais de um sistema desenvolvem qualidades que não se encontram em seus comportamentos isolados. O holismo ou abordagem holística é a tese que sustenta que as totalidades representam mais do que a soma de suas partes. Essas totalidades podem ser organismos biológicos, organizações, sociedades ou complexos teóricos científicos. Na Medicina, a abordagem holística mostra que os organismos vivos e o meio ambiente funcionam como um sistema integrado.

10. Explique os tipos de sistemas.

Há uma variedade de sistemas e várias tipologias para classificá-los. Quanto à sua constituição, os sistemas podem ser físicos ou abstrados, sendo os físicos (ou concretos) compostos de equipamentos, maquinaria, objetos e coisas reais. São denominados hardware. Podem ser descritos em termos quantitativos de desempenho; os abstratos (ou conceituais) são compostos de conceitos, filosóficas, planos, hipóteses e idéias. Aqui, os símbolos representam atributos e objetivos, que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas. São denominados software.

Ainda podemos classificá-los quanto à sua natureza, sendo denominados de fechados ou abertos. Os sistemas fechados não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sendo assim, não recebem influência do ambiente e nem influenciam o ambiente. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora. A rigor, não existe sistema fechado na acepção exata do termo. A denominação sistemas fechados é dada aos sistemas cujo comportamento é determinístico e programado e que operam com pequeno e conhecido intercâmbio de matéria e energia com o meio ambiente. Também o termo é utilizado para os sistemas estruturados, onde os elementos e as relações combinam-se de maneira peculiar e rígida, produzindo uma saída invariável. São os chamados sistemas mecânicos, como as máquinas e os equipamentos. Já os sistemas abertos apresentam relações de intercâmbio com o ambiente por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com