TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Aula Tema 3

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

Adriany Arce Paulino

RA

5945250442

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

Este trabalho tem como objetivo fazer um estudo de caso da marca de calçados Nike uma empresa fundada no final da década de 60 por um ex-atleta de corrida, e se tornou umas das maiores empresas de material esportivo do mundo.

Apresenta também um breve relatório sobre a globalização e os efeitos da terceirização nos dias atuais.

  1. Descrição das definições de globalização

A globalização é um processo de integração econômica, política e social entre países e pessoas do mundo todo.

O ponto de partida para o processo de globalização ocorreu no século XV, quando os portugueses saíram em grandes viagens marítimas em busca de novas expansões comerciais, gerando assim a necessidade de aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial, onde o trabalho artesanal foi gradativamente substituído pelas máquinas a vapor e posteriormente de energia elétrica.

Mais tarde, com a rápida expansão do mercado financeiro e o aumento das atividades multinacionais, as grandes empresas começaram a direcionar suas filiais para países subdesenvolvidos, e em um curto período passaram a dominar o comércio internacional. Quanto mais as empresas expandiam seus mercados, mais necessitavam de investimento tecnológico e de novos métodos de produção, a fim de atender e obter a melhor utilização da mão-de-obra e matéria prima.

Atualmente o processo de globalização está em uma etapa avançada de interações, onde os países emergentes estão tendo mais participação no sistema econômico-financeiro mundial.

  1. Definição de outsourcing

Outsourcing basicamente significa terceirização, ou seja, utiliza fontes externas de mão-de-obra.

Muitas empresas utilizam o outsourcing para reduzir gastos, pois na maioria das vezes os colaboradores terceirizados recebem o salário um pouco menor que os funcionários da empresa. A terceirização é muito importante também para agilizar alguns processos e facilitar a gestão da empresa, permitindo-a focar apenas nos serviços chave de seu negócio.

Outra vantagem do outsourcing é que se houver algum problema em algum procedimento, a empresa contratante pode responsabilizar a contratada, podendo até penaliza-la.

Porém é importante que a empresa tome muito cuidado na hora de contratar um parceiro externo, pois os seus objetivos podem não ser atingido. Outro problema é a perda de controle do gestor em alguns procedimentos, podendo reduzir assim a qualidade dos materiais utilizados.

  1. Estudo de caso
  1. . História;

A ideia de criar a Nike surgiu em 1962 quando Phil Knight, um ex-atleta de corrida participou de uma aula de gestão de pequenas empresas. Phil acreditava que ao importar tênis que eram fabricados no Japão, utilizando mão-de-obra barata, poderia conquistar uma parte do mercado da marca alemã Adidas. Em 1963 ele decidiu colocar sua ideia em prática, então comprou os tênis japoneses e passou a revender para atletas de sua cidade, obtendo sucesso, ele se associou ao seu antigo técnico e criou a revendedora Blue Ribbon Sports (BRS).

Em 1970 a BRS decidiu lançar seu próprio calçado, optando pelos modelos esportivos, no ano seguinte um jovem estudante de design gráfico criou por apenas US$ 35 o famoso símbolo da marca. O nome Nike surgiu logo depois, sugerido por seu ex-rival no atletismo Jeff Johnson.

Já em 1978 a Nike começou sua verdadeira expansão internacional, entrando no mercado sul-americano e europeu.

Entretanto, um período difícil estaria por vir. Entre os anos de 1993 e 1997 a Nike enfrentou uma forte queda nas vendas, sendo acusada de utilizar mão-de-obra infantil em suas fábricas na Ásia, contudo marca se reposicionou. Após isso ela resolveu entrar pra valer no mercado bilionário do futebol. A nova visão traduziu-se em contratos de publicidade e patrocínios que tinham como objetivo alcançar uma maior audiência esportiva. Em 2002 comprou a marca de roupas e equipamentos de surfe Hurley, e no ano seguinte adquiriu a Converse por US$ 305 milhões. Nesta época a Nike se tornou uma marca global, com o faturamento mundial maior que o do mercado americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (180 Kb)   docx (508.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com