TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Aula Tema 5

Artigos Científicos: AVA Aula Tema 5. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

Sistema de Gestão Ambiental na empresa Gafisa S/A.

Gafisa é uma das empresas líderes no mercado das incorporações, com atuação nacional. Seu objetivo é alcançar um crescimento sustentado e perene, buscando gerar valor para todos os públicos envolvidos em suas atividades, com uma gestão socialmente justa e ambientalmente correta, que minimize os impactos ambientais e promova o uso consciente e racional dos recursos naturais, observando sua disponibilidade em longo prazo.

Nesse sentido, a Gafisa cumpre todas as determinações Legais relativas ao meio ambiente e adota práticas constantemente revisadas e desenvolvidas que excedem essas determinações. Todas as obras passam por monitoramento completo dos impactos ambientais com o objetivo de desenvolver alternativas para minimizá-las e realizar ações compensatórias. Esse processo tem início no licenciamento e continuidade nos projetos de monitoramento e educação ambiental na obra, além das iniciativas subsequentes à instalação, que envolvem os moradores e a comunidade do entorno.

Iniciativas de Gestão Ambiental

Coleta seletiva

Dentre as medidas ambientais adotadas, um dos destaques é a realização de coleta seletiva em todos os escritórios e obras. A ideia é promover a gestão correta dos resíduos por meio da redução do volume produzido, da reutilização de materiais, da coleta seletiva e posteriormente, da reciclagem. Assim como o programa 5S, introduzido em todas as unidades da empresa, a coleta seletiva resulta em obras e áreas mais limpas e organizadas.

Os resíduos acumulados nos canteiros de construção são comercializados e convertidos em prêmios, destinados aos trabalhadores terceirizados que neles atuam. O engenheiro da obra é responsável por fazer o contato com a empresa de coleta seletiva para agendar a remoção dos materiais, enquanto o prefeito de cada empreendimento treina os funcionários sempre que julgar necessário, além de realizar a divulgação, o sorteio e a entrega dos prêmios adquiridos com os recursos provenientes da coleta seletiva.

Nos empreendimentos AlphaVille, o programa de coleta seletiva de resíduos sólidos é realizado com a participação de cooperativas de catadores de materiais, para que a comunidade do entorno dos empreendimentos seja contemplada com uma alternativa de geração de renda.

Uso de recursos naturais

O uso racional de recursos não-renováveis é prioridades nos loteamentos AlphaVille, há exemplo de bacias de retenção de água de chuva, adotadas em uma série de projetos no Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, e sistemas de reuso de água para fins não-residenciais, em projetos no Rio Grande do Norte e em São Paulo.

Está em desenvolvimento o programa Canteiro Sustentável, que concilia várias ações para minimizar os impactos ambientais dos empreendimentos da Companhia por meio do uso racional dos recursos naturais, com a difusão de medidas como a utilização de material reciclado para a confecção do canteiro de obras, aproveitamento da água das chuvas e de percolação e uso de gás para aquecimento dos chuveiros. Algumas iniciativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com