TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Aula-tema 02: O Mundo Do Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: AVA - Aula-tema 02: O Mundo Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  850 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-tema 02: O Mundo do Trabalho

De que forma o vídeo se relaciona com as discussões sobre o conceito de trabalho apresentado no capítulo, especialmente a visão positiva e negativa sobre ele.

O vídeo expressa o trabalho com instrumento de dominação e que gera sofrimento; faz uma alusão à chegada do final de semana e como os personagens ficam felizes ao terminar sua jornada semanal de trabalho e em contrapartida a frustração de ter que voltar na segunda-feira, desmotivado e sem vontade de trabalhar.

Como você avalia que as inovações tecnológicas vão impactar o perfil desses futuros profissionais e suas relações de trabalho?

Com certeza a era digital e todo esse acesso a informação tem seu lado positivo e negativo; estamos em era em que podemos dar a volta ao mundo sem sair de casa, mas de certa forma estamos vivendo com menos intensidade que as gerações passadas. O contato pessoal, uma boa conversa estão se perdendo; até o nosso bom e velho português esta, de certa forma, se transformando em um emaranhado de códigos que são digitados nos bate-papos online. Se usado com sabedoria, a tecnologia será uma grande aliada para o desenvolvimento pessoal e humano. Pena que no Brasil, a grande maioria da população se interessa mais por sites de redes sociais, deixando de lado todo o conhecimento que poderiam e deveriam buscar e adquirir.

Elabore um texto único, com no máximo 15 linhas, onde expresse as conclusões a que chegou a partir da elaboração dos passos anteriores.

Desde o começo da vida em sociedade, a humanidade está em um grande processo de evolução. A cada dia novas descobertas e formas de alcançar uma vida mais tranquila; com máquinas e equipamentos para nosso conforto e comodidade.

Aliado a toda essa evolução vem o trabalho, que a cada dia vem se transformando, deixando de ser braçal, pesado; para ser cada dia mais racional e estratégico. A tecnologia e o acesso à informação tem tornado o ser humano cada vez mais antenado com o mundo, criando ferramentas que facilitam o dia-a-dia e a vida de toda a sociedade.

Vivenciamos nos dias de hoje um grande choque de gerações, onde as pessoas mais velhas estão se adequando as novas tecnologias, enquanto os mais jovens são inseridos automaticamente no mundo da informação, utilizando ferramentas que a 30 anos atrás eram coisas de filmes de ficção científica e que hoje é pura realidade.

Conciliar o trabalho com a informação, tecnologia, bem estar e qualidade de vida é sem dúvida o grande desafio da sociedade atual.

No Brasil, o estudo das funções e tarefas de funcionários para desenho e descrição de cargos vem passando por modificações importantes desde a década de 90. Entre estas, destacam-se a ampliação do espaço ocupacional e a ênfase na entrega esperada (expectativa de resultados) . A explicação para essas mudanças considera que:

Escolher uma resposta.

a. O processo de horizontalização tem mudado não apenas os processos de trabalho, mas os requisitos exigidos do profissional e sua relação com a empresa.

b. Os cargos devem incluir conhecimentos, habilidades e atitudes que conduzam ao aprendizado contínuo.

c. Os cargos precisam permitir ajustes para flexibilizar as funções de acordo com os resultados esperados.

d. O desenvolvimento horizontal se torna mais importante do que o crescimento vertical por cargos.

e. A flexibilidade e o foco em desenvolvimento contínuo são de responsabilidade das pessoas.

Question2

Notas: 1

Leia as charges abaixo:

Disponível em: www.mcartuns.clic3.net, acesso, 12/03/11

Disponível em: http://blogdastirinhas.blogspot.com/2010/03/tirinhas-sobre-globalizacao.html, acesso em 12/03/11

Qual dos argumentos, se verdadeiro, reflete claramente a mensagem das charges:

Escolher uma resposta.

a. O fenômeno da globalização trouxe vantagens para a humanidade no que se refere à melhoria da qualidade de vida.

b. Os benefícios gerados pela globalização são acessíveis apenas para uma parcela da população mundial.

c. A globalização é um fenômeno mundial que promoveu a integração dos povos em termos econômicos e culturais.

d. A globalização tem aumentado as possibilidades de competitividade, permitindo que os países menos desenvolvidos se aproximem dos mais avançados, mesmo que de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com