TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Direitos Humanos

Artigo: AVA - Direitos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Alumínio – Matéria Prima, principais características e aplicações no dia-a-dia

O alumínio é encontrado em diversos produtos do nosso dia-a-dia como aviões, barcos, automóveis e em objetos menores, como latas para bebidas e panelas. É o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, sendo também o mais moderno dos metais comuns, tendo sido isolado apenas em 1825. O seu desconhecimento ao longo do tempo, deve-se ao fato de que, ao contrário de outros elementos metálicos como o cobre ou ferro, ele não ocorre naturalmente em sua forma metálica, existindo sempre em combinação com outros elementos duro, conhecido como alumina. Apesar de jovem sua produção atual supera a soma de todos os outros metais não ferrosos.

A cadeia produtiva do alumínio inicia-se na exploração da bauxita. Após a extração e processamento do minério, que envolve a passagem por um processo de lavagem e dissolução em soda cáustica, obtém-se a alumina, que pode ser transformada em alumínio metálico, através de um processos eletrolítico. O metal obtido caracteriza-se por ser resistente, anticorrosivo, reciclável, muito leve e maleável, além de bom condutor de claro e eletricidade.

As refinarias produtoras d alumínio metálico normalmente encontram-se localizadas em áreas de fácil acesso a energia elétrica, sendo este um importante item do custo de produção do metal.

A maior parcela do consumo mundial de alumínio, da ordem de 34 milhões de toneladas, está concentrada nos segmentos de embalagem (cerca de 25%), transporte (cerca de 22%) e construção civil (cerca de 20%).

O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre. Sua obtenção depende dos processos de mineração, refinaria e redução até chegar ao estado para utilização.

A principal matéria prima para a produção do alumínio é a bauxita. Depois de extraída da mina, a bauxita passa pelos processos de britagem, para redução de tamanho, lavagem com água para reduzir o teor de sílica contida na parcela mais fina e finalmente, secagem.

A refinaria é a fase do processo que transforma a bauxita em alumina calcinada, Nesta etapa, a bauxita é misturada a uma solução de soda cáustica, que dá como resultado uma pasta que, aquecida sob pressão e recebendo uma nova adição de soda cáustica, forma uma solução que passa por processos de filtragem. A alumina é o resultado do processamento químico da bauxita, conhecido como processo Bayer.

Através de uma reação química, a alumina é então precipitada através do processo de cristalização. O material cristalizado é lavado e secado através de aquecimento para que o primeiro produto do processo de produção do alumínio, o óxido de alumínio de alta pureza, ou alumina (um pó branco e refinado), seda obtido.

A alumina produzida será o principal insumo para a produção do alumínio que, através de um processo eletrolítico, mais conhecido como processo Hall-Hérould, em homenagem aos cienstistas Paul Louis Toussaint Héroult e Charles Martin Hall, é tranformada em alumpinio metálico.

Ligas Formatos Características Aplicações

1050 Chapas

Bobinas

Tubos Alta resistência à corrosão. Boa conformabilidade e soldabilidade.

Baixa resistência mecânica.

Apropriada para anodização decorativa. Refletores, luminárias, utensílios domésticos,

tanques e cubas estruturais nas indústrias química e

alimentícia, trocadores de calor.

1100

1200 Chapas

Bobinas Alta resistência à corrosão. Boa conformabilidade e soldabilidade.

Baixa resistência mecânica.

Apropriada para anodização decorativa. Painéis decorativos, etiquetas metálicas,

utensílios domésticos, refletores, aletas.

1350 Vergalhões

Barras Chatas

Tubos Alta soldabilidade e resistência à corrosão.

Alta condutividade elétrica. Boa conformabilidade. Condutores Elétricos.

2011 Vergalhões Alta resistência mecânica. Boa usinabilidade.

Média resistência à corrosão. Não recomendada para solda. Peças usinadas em torno automático.

3003 Tubos

Chapas

Bobinas Média resistência mecânica.

Alta resistência à corrosão.

Boa conformabilidade. Boa soldabilidade. Trocadores de Calor, isolamento térmico, indústria química, utensílios domésticos, carrocerias, coberturas para construção civil.

3105 Chapas

Bobinas Boa resistência mecânica.

Alta resistência à corrosão.

Boa conformabilidade. Boa soldabilidade. Carrocerias de ônibus e caminhão, piso

antiderrapante.

5005 Chapas

Bobinas

Telhas Alta resistência mecânica e à corrosão. Alta

conformabilidade.

Alta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com