TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - RESPONSABILIDADE SOCIAL

Projeto de pesquisa: AVA - RESPONSABILIDADE SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Aula-tema 03: O caminho da sustentabilidade

Márcia Vilma Da Silva – RA 7446624050

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO AULA TEMA 3

Trabalho desenvolvido na disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do professor-tutor Rogério Scuinsani da Rosa.

Bauru – SP

2013

INTRODUÇÃO

Essa atividade tenta esclarecer de forma rápida e clara a importância do Desenvolvimento Sustentável. O que ele abrange: seus benefícios e resoluções. Nesse trabalho fui indagada com algumas perguntas sobre o assunto. Segue o meu entendimento.

QUESTÕES

• Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta: As cinco dimensões são:

- ambiental: trata-se em produzir e consumir de maneira sustentável, garantindo que os ecossistemas mantenham sua autor reparação ou capacidade de voltar ao seu estado natural/normal.

- econômica: aumento da eficiência da produção e do consumo, economizando os recursos naturais. Inovando com tecnologias para que se faça mais e melhor, utilizando menos recursos, como a água, energia e demais materiais do meio ambiente, assim, preservando-o e diminuindo o impacto com os mesmos, como também os resíduos.

- social: uma sociedade sustentável prevê que os cidadãos tenham o mínimo necessário para ter uma vida digna, e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos prejudicando os demais. Implantando a desejável justiça social, erradicando a pobreza e definindo o padrão de desigualdade, delimitando limites mínimos e máximos de acesso aos bens naturais.

- política: é preciso que a política acompanhe o desenvolvimento sustentável, principalmente devido aos conflitos de interesses, promovendo uma igualdade social.

- cultural: é impossível haver mudança no padrão de consumo e estilo de vida se não acontecer uma mudança nos valores e comportamentos do ser humano. O desenvolvimento sustentável precisa de uma reforma intelectual e moral. Pensar no próximo, no futuro das novas gerações, ser mais solidários.

• Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Econômica, ambiental e social.

• Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: A primeira resposta é a tecnológica, que deposita na capacidade inventiva do ser humano, a superação dos limites dos recursos naturais. Ou seja, o homem tem a capacidade de inventar, de aprimorar as tecnologias já existentes para que ajudem na preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com