TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA TEMA 1

Monografias: AVA TEMA 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

ARTIGO DE SOCIOLOGIA TEMA “SOCIEDADE DE CONSUMO”

O conceito sociedade de consumo é um dos conceitos usados para caracterizar época contemporânea, que é a era das massas. Os Estados Unidos da América foram o primeiro país em que se verificou a sociedade de consumo, já após a Primeira Grande Guerra, mas sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. Enquanto durante um século de Revolução Industrial o consumo e o tipo de vida não haviam modificado profundamente as sociedades em vias de industrialização, desde o fim do século XIX ao fim do século XX, e não obstante as crises e as guerras, o consumo sofreu uma grande mudança. A Economia de mercado, apoiada pelo marketing, é definida pelo produção e pelo consumo de massas. O consumo pessoal desempenha um papel central, enquanto uma parte do orçamento doméstico é consagrado a compras de bens e serviços, por vezes, menos utilitários do que simbólicos ou carregados de significação cultural como: lazer, informação, educação, saúde. Moda, etc.

A publicidade é um dos pilares da sociedade de consumo, as imagens representam a época em que vivemos. A realidade mostrada é um reflexo dos desejos dos indivíduos.

O ser humano cada dia que passa está cada vez mais preso ao consumismo, a mídia tem influenciado muito para que a sociedade dependa do consumo. Se olharmos para tempos passados, vemos que a sociedade não era tão apegada nessas coisas, davam valor pra coisas mais importantes como: comer bem, não trabalhar tanto para ficar com os filhos, esposas. Hoje em dia não necessariamente o pai de família passa o dia todo fora trabalhando, mas a mãe que outrora era somente dona de casa, hoje passa também o dia fora.

Concluímos que as pessoas hoje em dia necessitam “ter” para “ser”, tamanho o valor dado ao consumismo nos dias atuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com