TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Tema 3

Artigos Científicos: Ava Tema 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

1) Ambiental – Deve-se haver a colaboração de todos com o planeta para que não prejudiquemos o meio ambiente, produzindo recursos para a qualidade de vida das pessoas.

2) Econômico – A produção deve ser feita sempre de maneira responsável em relação ao meio ambiente, procurando utilizar sempre energia renovável, pois são mais econômicas, buscam tecnologias que aprimorem seu funcionamento aumentando a economia, sem prejudicar o planeta.

3) Social – Propõe que o limite de desigualdade entre todos seja aceitável, promovendo a divisão dos bens, permitindo uma vida digna para todos. Para a utilização de recursos e bens, deve-se definir limites de mínimo e máximo, observando para não prejudicar o próximo e nem o planeta.

4) Cultural – Tendo uma mudança cultural apropriada, certamente mudará o pensamento das pessoas, passaram a agir de maneira correta. Alguns tipos de ensino para a priorização da não degradação do meio ambiente, instruir as pessoas a usarem de maneira correta tudo o que lhe é oferecido.

5) Político – A política deve agir de maneira eficaz na conscientização das pessoas trazendo mudanças positivas e fazem com que elas aconteçam.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

R:A primeira dimensão citada é a ambiental. Ela propõe que deve-se produzir e consumir de forma que os ecossistemas possam se autorreparar.

Segunda dimensão citada é a econômica. Propõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a usar do ciclo fóssil de energia ( petróleo, carvão e gás).

Terceira dimensão citada é a social. Propõe acabar com a pobreza e definir um padrão de desigualdade social que seja aceitável, limitando o acesso a bens materiais.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

R: Primeira seria a tecnológica, onde o homem é capaz de desenvolver novos meios que sugerem o limite dos recursos naturais que há atualmente.

Segunda seria mudar o modo como vivemos, diminuindo drasticamente o consumo.

Terceira seria não conseguir fazer nada, levando á extinção da humanidade.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

R:Governo e sociedade devem desenvolver meios acessíveis para a reutilização de materiais que não tem mais utilidade, fortalecendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com