TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abiótico

Tese: Abiótico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Tese  •  5.835 Palavras (24 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ Anhanguera Educacional S.A. Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL Prof.ª Esp. Deize Figueiredo 2º Bimestre Aluno: Gustavo Vasconcelos da Silva Curso: Engenharia Civil Semestre: 2° Data: 26 de Maio de 2014.

1. Abiótico: Biótico é o conjunto de todos os seres vivos. Como, plantas, animais, e decompositores, que vivem

Em um ecossistema.

Abiótico são os seres que não tem vida, e que nunca terão, como, rochas, solo, água, radiações... ETC.

2. Absorção: Alguma matéria tem estruturas que podem acomodar outro material. Estes materiais podem absorver algum tipo de matéria, isto porque eles têm cavidades (espaços livres). Este fenômeno é puramente físico.

3. Aeróbio: Microrganismo Que vive no ar. cuja existência não se pode prolongar sem o oxigênio do ar.

4. Agenda 21: A Agenda 21 é um programa de ação que foi adotado pelos 179 países que estiveram na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Eco 92 ou Rio92 (por ter acontecido no Rio de Janeiro em 1992). Este pode ser considerado um dos maiores e mais representativos eventos diplomáticos dos últimos tempos.

5. Água residuais: Dentro das águas doces, as águas residuais ou residuais são todas as águas descartadas que resultam da utilização para diversos processos.

6. Anaeróbio: Anaeróbico é uma palavra técnica que significa literalmente sem ar e se opõe a aeróbico. A presença ou ausência de ar ou, mais precisamente, a presença ou ausência de oxigénio no ar, afetam várias reações químicas e biológicas.

7. Aquífero: Aquífero é toda formação geológica em que a água pode ser armazenada e que possua permeabilidade suficiente para permitir que está se movimente.

8. Aterro sanitário: Técnica de disposição de resíduos sólidos no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais.

9. Auditoria Ambiental: Graças à popularização do ambienta lismo, as auditorias ganharam novas formas. Hoje, existem auditorias para as mais diferentes necessidades. Elas podem:

Comparar os princípios da política ambiental com seus

Resultados;

• investigar a dimensão dos impactos ambientais ou, ainda;

• verificar se estão sendo cumpridas à risca as leis

Que regem as atividades do setor.

10. Biodegradação: 1) Redução de uma substância a constituintes mais simples e menos prejudiciais como dióxido de carbono, água ou elementos individuais pela ação de organismos vivos.

2) destruição ou mineralização de matéria orgânica natural ou sintética, por microrganismos existentes no solo, água natural ou em um sistema de tratamento de água residuais.

11. Biodiversidade: biodiversidade ou diversidade biológica compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra (plantas, aves, mamíferos, insetos, micro-organismos...).

12. Bioma: bioma é um conjunto de ecossistemas constituído por características (fauna e flora) fisionômicas de vegetação semelhantes em determinada região. No Brasil os Biomas conhecidos são: Mata Atlântica, Amazônico, Caatinga, Cerrado, Pantanal e Pampa.

13. Biomassa: A biomassa é um tipo de matéria utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema, porém nem toda a produção primária passa a incrementar a biomassa vegetal do ecossistema.

14. Biosfera: Biosfera significa esfera da vida. São as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal da terra. É a camada do globo terrestre habitada pelos seres vivos. Contém o solo, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, que fornecem condições necessárias para o desenvolvimento da vida.

15. Biota: A Biota é o conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecológico, em estreita correspondência com as características físicas, químicas e biológicas deste ambiente, o que inclui a flora, a fauna, os fungos e outros grupos organismos.

16. Biotecnologia: A biotecnologia é uma área interdisciplinar fortemente ligada à pesquisa científica e tecnológica que tem como principal objetivo desenvolver processos e produtos utilizando agentes biológicos.

17. Biótico: BIOTICO é o conjunto de todos os organismos vivos como plantas, animais e decompositores, q vivem num ecossistema.

18. Certificação: Certificação é a declaração formal de "ser verdade", emitida por quem tenha credibilidade e tenha autoridade legal ou moral. Ela deve ser formal, isto é, deve ser feita seguindo um ritual e ser corporificada em um documento. A certificação deve declarar ou dar a entender, explicitamente, que determinada coisa, status ou evento é verdadeiro.

19. Chuva ácida: É um dos problemas ambientais mais sérios da atualidade, causado pelos gases tóxicos liberados na queima de combustíveis como o carvão e o petróleo. Depois que as chaminés das indústrias e os escapamentos dos carros despejam no ar a sujeira da combustão, uma parte da poluição reage com o vapor d’água e outros componentes da atmosfera.

20. Ciclo biogeoquímico: Os ciclos biogeoquímicos representam a movimentação natural de elementos químicos no ecossistema entre os seres vivos (componentes bióticos) e o meio ambiente (componente abiótico).

21. Compostos orgânicos voláteis (COVs em inglês VOCs) : O Protocolo de Genebra relativo ao Controlo das Emissões de Compostos Orgânicos Voláteis ou dos Seus Fluxos Transfronteiriços estabelece objetivos de redução das emissões de compostos orgânicos voláteis (COV), e o Protocolo de Gotemburgo relativo à Redução da Acidificação, da Eutrofização e do Ozono Tropos feérico estabelece valores-limite para as emissões de quatro poluentes (dióxido de enxofre, óxidos de azoto, COV e amoníaco) e requer a aplicação das melhores técnicas disponíveis para reduzir as emissões.

22. Comunidade biológica: comunidade biológica é a associação de comunidades que habitam um biótopo.

O termo "biocenose" (do grego bi os, vida, e koinos, comum, público) foi criado pelo zoólogo alemão K.A.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.8 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com