TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abnt

Dissertações: Abnt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF

RHANNA KEMILY SILVA SANTOS GIMENES RA:3576

EVOLUÇÃO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Campo Grande-MS

2014

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA FUNLEC - IESF

RHANNA KEMILY SILVA SANTOS GIMENES RA: 3576

EVOLUÇÃO DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS

Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de Introdução à Administração, ministrada pela Profª M.Sc. EDÌ MARY MONTEIRO no curso superior de Administração oferecido pela Instituição de Ensino Superior da FUNLEC, IESF, no Município de Campo Grande - MS.

ALUNA: RHANNA KEMILY S. S. GIMENES

Campo Grande - MS

2014

INTRODUÇÃO

A teoria administrativa pode ser conceituada como um aspecto particular da organização, ela nos ajuda em todas as tarefas do cotidiano desde nossa vida particular a profissional. Indústrias e empresas em geral precisam de uma administração, pois necessitam de um controle.

Por meio de uma breve revisão teórica do campo, o presente artigo objetiva um estudo introdutório da evolução das Teorias da Administração e das características mais marcantes de cada uma delas. . A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual.

A ADMINISTRAÇÃO E SUAS HABILIDADES HUMANAS

A administração tornou-se umas das mais importantes áreas de atividades humanas onde vivemos em uma civilização onde o esforço do homem é a base fundamental da sociedade, sua tarefa básica é realizar objetivos através de pessoas seja nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, ou em qualquer outra forma de empreendimento humano que possam trabalhar em conjunto para conseguir alcançar suas ideias. No final do século passado as organizações eram poucas e pequenas e predominavam as pequenas oficinas, os artesãos, as pequenas escolas, os profissionais autônomos (como médicos, advogados que trabalhavam por conta própria).

No inicio de século XX a história da administração teve um contexto recente, foi influenciada por muitas correntes através dos filósofos gregos: Platão (429 a.C. 347 a.C.) e os seus discípulos de Sócrates e Aristóteles (384 a.C. 322 a.C.). Seu pensamento filosófico da época teve muitos princípios da administração como divisão do trabalho da ordem e do controle, outro filósofo considerado o fundador da Lógica Moderna foi Francis Bacon (1561-1626), baseado mo método experimental e indutivo e foi conhecido em administração como principio da prevalência do principal sobre o acessório. Em seguida veio Thomas Hobbes (1588-1679) filósofo da teoria da origem contratualista do Estado, segundo ele o homem primitivo estava vivendo em estado selvagem passando lentamente a vida social.

IGREJA CATÓLICA

Os Estados de Atenas e Roma e suas normas administrativas e princípios de organização pública, tiveram que ser transferida para as instituições da nascente da Igreja Católica e para as organizações militares, durante muito tempo as normas administrativas e a organização pública ficaram em seu poder. Havia uma hierarquia de autoridade e uma coodernação funcional comandado por uma única pessoa o Papa, cuja autoridade coordenadora lhe foi delegada de forma mediata por uma autoridade divina superior e com esse impulso a estrutura da organização eclesiástica serviu de modelo para muitas organizações.

A INFLUÊNCIA DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (1776)

Com a invenção da máquina a vapor por James Watt (1736-1819) e sua posterior aplicação á produção foi um decorrente da necessidade dos empresários atenderem a demanda da expansão. A administração teve seu ponto importante na Revolução Industrial, o conceito de organização da empresa moderna com seus avanços tecnológicos e descoberta de energia foram substituídos os modos artesanais por uma industrial de produção. A Revolução Industrial pode ser dividida em quatro fases:

• A mecanização da indústria, no século XVIII máquina de fiar por Hargreaves 1767.

• A força motriz á indústria, a força elástica do vapor, pelo Denis Papin século XVIII.

• O sistema fabril, do artesão e sua oficina patronal substituído por fábricas e usinas.

• O aceleramento dos transportes e das comunicações a navegação a vapor pelo Robert Fulton (1807).

A administração ficou marcada pela passagem do século XX e foi impulsionado pela expansão da Revolução Industrial, criando uma realidade para as organizações, o crescimento da empresa industrial exigiu métodos totalmente novos da administração esse avanço deve-se a um dos grandes criador, Frederick Winslow Taylor (1856-1915).

A OBRA DE WINSLOW TAYLOR

Taylor foi o fundador da administração científica, tomou contato direto com os problemas sociais e empresariais decorrentes da Revolução Industrial, iniciou sua vida de operário em 1878 na Midvale Steel uma empresa fabricante de bombas hidráulicas onde aprendeu o ofício de torneiro.

Taylor registrou cerca de cinquenta patentes de invenções sobre máquinas e ferramentas e processo de trabalho, verificou também que um operário médio produzia muito menos do que era capaz com equipamento disponível e concluiu que o operário em sua produção de serviço acabaria ganhando a mesma remuneração que o seu colega menos interessado, ou seja, trabalhavam em o mesmo serviço no mesmo tempo de carga horária e no final ganhavam o mesmo salário, e assim os operários acabava se acomodando perdendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com