TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abnt 7217

Ensaios: Abnt 7217. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.101 Palavras (5 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 5

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAehVsAC/nbr-7217-1987-determinacao-composicao-granulometrica

1 Objetivo

Esta Norma prescreve o método para a determinação da composição granulométrica de agregados miúdos e graúdos para concreto.

2 Documentos complementares Na aplicação desta Norma é necessário consultar:

NBR 5734 - Peneiras para ensaio - Especificação NBR 7211 - Agregados para concreto - Especificação

NBR 7216 - Amostragem de agregados - Procedimento

NBR 7219 - Agregados - Determinação do teor de materiais pulverulentos - Método de ensaio

NBR 9941 - Redução de amostra de campo de agregados para ensaio de laboratório - Procedimento

3 Definições

Para os efeitos desta Norma são adotadas as definições de 3.1 a 3.4.

3.1 Série normal e série intermediária

Conjunto de peneiras sucessivas que atendem à NBR 5734, com as seguintes aberturas:

Série normalSérie intermediária

76 m- -64 m

-50 m 38 m- -32 m

-25 m 19 m- -12,5 m 9,5 m- -6,3 m 4,8 m- 2,4 m- 1,2 m- 0,600 m- 0,300 m- 0,150 m-

3.2 Dimensão máxima característica

Grandeza associada à distribuição granulométrica do agregado, correspondente à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa.

2NBR 7217/1987

5.2.2 Encaixar as peneiras previamente limpas, de modo a formar um único conjunto de peneiras, com abertura de malha em ordem crescente da base para o topo. Prover um fundo de peneiras adequado para o conjunto.

5.2.3 Colocar a amostra ou porções dela sobre a peneira superior do conjunto, de modo a evitar a formação de camada espessa de material(2) sobre qualquer uma das peneiras. Se o material apresentar quantidade significativa de materiais pulverulentos, ensaiar previamente as amostras conforme a NBR 7219. Considerar o teor de materiais pulverulentos no cálculo da composição granulométrica.

5.2.4 Promover a agitação mecânica do conjunto por um tempo razoável, para permitir a separação e classificação prévia dos diferentes tamanhos de grão da amostra. Se não for possível a agitação mecânica do conjunto, proceder conforme 5.2.9.

5.2.5 Destacar e agitar manualmente a peneira superior do conjunto (com tampa e fundo falso(3) encaixados) até que, após 1min de agitação contínua, a massa de material passante pela peneira seja inferior a 1% da massa do material retirado. A agitação da peneira deve ser feita em movimentos laterais e circulares alternados, tanto no plano horizontal quanto no vertical e inclinado. Se as dimensões da peneira não permitirem estes movimentos, proceder segundo uma das seguintes alternativas:

a)realizar a verificação acima, em diversas etapas, através de peneira de mesma abertura e com dimensões próprias para a agitação manual prescrita; b)limitar a quantidade de material, sobre a tela, a uma única camada de grãos e experimentar, manualmente, a passagem de cada um dos grãos pela tela, sem contudo fazer pressão sobre esta.

5.2.6 Remover o material retido na peneira para uma bandeja identificada. Escovar a tela em ambos os lados para limpar a peneira. O material removido pelo lado interno é considerado como retido (juntar na bandeja) e o desprendido na parte inferior como passante.

5.2.7 Proceder à verificação da próxima peneira, conforme 5.2.5, depois de acrescentar o material passante na peneira superior, até que todas as peneiras do conjunto tenham sido verificadas conforme 5.2.5. Caso a amostra tenha sido dividida, tomar nova porção e proceder como descrito a partir de 5.2.3.

5.2.8 Determinar a massa total de material retido em cada uma das peneiras e no fundo do conjunto. O somatório de todas as massas não deve diferir mais de 0,3 % da massa seca da amostra, inicialmente introduzida no conjunto de peneiras.

5.2.9 Se não for possível a agitação mecânica do conjunto, classificar manualmente toda a amostra em uma peneira para depois passar à seguinte. Agitar cada peneira, com

3.3 Módulo de finura

Soma das porcentagens retidas acumuladas em massa de um agregado, nas peneiras da série normal, dividida por 100.

3.4 Materiais pulverulentos

Particulas minerais com dimensão inferior a 0,075 m, incluindo os materiais solúveis em água presentes nos agregados.

4 Aparelhagem

4.1 Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio.

4.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com