TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens teóricas da sociologia na educação - Sociologia Max Weber

Projeto de pesquisa: Abordagens teóricas da sociologia na educação - Sociologia Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação -

Sociologia de Max Weber

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (Ana Roberta V. de Alcântara ).

Anhanguera Educacional

ANO 2014

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

1) Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

R: A educação, constituida por um carater institucional, racional e burocrático, impede que os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do conhecimento, presos como estão uma espécie de treinamento.

Ele criticava a profecia ciêntifica, ou a profecia filosófica que apontava a evolução na humanidade,

2) Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

R: É aplicar um conteúdo, que incentive os alunos ao pensamento e a reflexão: Para que isso aconteça, o professor precisa incentivar o aluno, a refletir sobre o conteúdo que foi apresentado na sala de aula. Assim é de grande importancia, que o professor mantenha uma posição neutra, para que isso não aconteça só em sala de aula, mas que o aluno possa refletir e questionar sobre o que observa experimenta e decide.

3) As ideias de Max Weber, sua trajetória e suas experiências escolares

1) Até que ponto você considera que o comportamento desses professores burocráticos-disciplinadores comprometeu a sua formação escolar? Dê detalhes de como, exatamente, eles agiam.

O que eu lembro, e nunca vou esquecer é que eu fui prejudicada pelos professores, por eles me acharem esperta e inteligente, não me deixaram fazer a 2ª serie, eu fiz a 1º serie e me passaram direto para a 3ª serie. Aí repeti e fiz dois anos a 3 ª serie fazendo eu me atrasar na minha trajetoria escolar. Eu fiquei chateada com essa historia até hoje.

Bom,não me lembro de muita coisa da minha epoca de escola,contei esse acontecimento porque realmente me marcou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com