TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferentes abordagens para a ética de Max Weber

Artigo: Diferentes abordagens para a ética de Max Weber. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2013  •  Artigo  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  801 Visualizações

Página 1 de 3

Ao longo da história, a ética tem assumido diferentes significados conforme a época e a cultura. Voçê já percebeu que a ética está presente em nossa vida como um todo? O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado.

São três os elementos do campo ético: agente, virtudes e meios. Para preencher as condições essenciais, o agente deve ter consciência de si e dos outros, responsabilidade por suas ações e vontade própria para decidir, controlando instintos e paixões. Enfim, o agente deve ser livre para se auto-afirmar, dando a si mesmo a regra, a norma, a lei e a liberdade. Do ponto de vista das virtudes, a Ética atual associa cultura e sociedade para definir o que seja mal ou bem, vício ou virtude, que são antagônicos. Para que a Ética cumpra sua finalidade, é preciso analisar os meios utilizados no grupo que a instituiu, ou seja, no universo ao qual ela se destina. Dependendo desse universo, a Ética se transforma para atender a novas exigências da sociedade e da cultura.

Ética é a aplicação da teoria que se é aprendida como moral e cada comportamento individual de acordo com as normas e regras aprendidas socialmente. Assim sendo, não é considerada como uma ciência pois ela é estudada e investigada, e não é o objeto do estudo, mas sim, o objetivo do estudo. O termo moral expressa tudo o que se submete a todo valor que deve prevalecer na conduta do ser humano. As tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social, cujas capacidades formam o sentido moral dos indivíduos.

Os problemas morais são relativos a pratica e a cada situação especifica, podendo afetar uma ou muitas pessoas. Já os problemas éticos envolvem reflexões teóricas sobre os problemas morais. A definição do que é bom é um problema ético. Determinar o que o individuo deve fazer numa situação para ser considerado bom é problema moral. Para dar uma solução ética a qualquer problema, em primeiro lugar é necessário que as decisões tomadas se baseiem em normas éticas.

Entre as várias abordagens da ética, Max Weber, destaca duas: a ética da convicção e a ética da responsabilidade. Ética da Convicção está fundamentada no cumprimento do dever, e as ações praticadas se respaldam em normas e valores previamente estabelecidos. Ética da responsabilidade, essa teoria abraça a idéia de que o individuo se torna responsável por aquilo que faz.

O código de ética ou de conduta estabelece regras permanentes para pautar o comportamento de indivíduos e grupos que não raro atuam em diferentes regiões geográficas, imprimindo-lhes assim uma orientação comportamental única. A isso se deve acrescentar que o comprometimento das pessoas com os objetivos organizacionais é uma exigência ética, razão pela qual não se pode deixar de perceber a força integradora das normas éticas nas organizações. As organizações que criam um clima transparente, de confiança e respeito mútuo, possuem recurso valioso para gerar credibilidade interna e externa é incentivo para o sucesso.

O crescimento imenso e acumulativo que prioriza determinados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com