TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abrodagem Psicológica

Por:   •  26/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.341 Palavras (18 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

CURSO TÉCNICO DE FORMAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS DA EDUCAÇÃO - PROFUNCIONÁRIO

MEMORIAL

                          Aluna: Claudiana Alves dos Reis

Ibiracatu, Agosto de 2016.

MEMORIAL

    O memorial, a que me reporto a seguir, é instrumento avaliativo do módulo I do Curso de Secretaria Escolar.

Tentarei em breves linhas contar a história da minha vida estudantil, acadêmica e profissional. Relato, principalmente, reminiscências diretamente ligadas a relatos da vida pessoal que direta ou indiretamente estejam ligados à docência.

    Meu primeiro contato com a vida estudantil iniciou nos primeiros anos da minha existência. Por ser minha mãe, professora de séries primárias, sempre preparava em casa suas aulas lúdicas e de alfabetização, permitindo-me um contato com o lápis e o papel desde os três anos de idade. Em 1994 tive o primeiro contato na vida escolar, onde minha mãe me matriculou na Escolinha da Tia Anízia, tempos depois fui para o Pré– escolar, sendo minha professora Tia Zenaide. Com o passar do tempo fui pra tão sonhada Escola Estadual Padre Jose Silveira, dei inicio a 1ª Serie onde estudei grande parte da minha infância e adolescência.

    Quando minha mãe era professora do distrito de Campo Alegre no Município de Ibiracatu, sempre acompanhava no seu ambiente de trabalho, pois deixava em casa meus outros dois irmãos aos cuidados dos meus avós e do meu pai. A vida naquela época era difícil, o transporte era pouco, mas minha mãe ali como sempre guerreira, batalhando e vencendo a cada dia.

     No final do ensino médio veio à dúvida: o que quero ser? Que profissão que quero exercer? Quais os meus objetivos de vida? Era cedo demais para decidir, era preciso escolher entre pagar uma faculdade e morar perto de casa ou tentar uma federal e ficar longe de todos.

      Após concluir o ensino médio me ingressei no Vestibular onde estava ali começando minha carreira profissional, trabalhei em varias lojas para suprir as necessidades, no ano de 2008 comecei a Faculdade de Serviço Social, pela Universidade Norte do Paraná; Anos se passaram e logo ali mais uma batalha a ser alcançada, me candidatei a Cargo de Conselheira Tutelar no município de Varzelândia no ano de 2013, sendo a mais votada, dentre os 05 Candidatos.

     Ali Trabalhei no período de 3 anos e meio, pois os desafios pra frente estavam chegando, recebi o Convite para trabalhar no Centro de Formação de Condutores, (Autoescola Referencial de Varzelândia). Aceitei o desafio, fiz o Curso de Instrutor e Diretor de Ensino no período de 6 meses na Cidade de Montes Claros, enfrentei muitas dificuldades no início, porém tive também várias experiências maravilhosas até os dias de hoje. 

     Essa experiência melhorou minha autoestima como profissional, ampliou também minhas expectativas quanto ao futuro e é por esse motivo que abracei com muito entusiasmo essa nova oportunidade de aprendizagem e conhecimento
nessa nova modalidade, podendo me tornar uma profissional competente e que contribua para o crescimento do nosso país.

     Busquei desenvolver neste memorial uma síntese de minha trajetória intelectual que, em última análise, é a síntese evolutiva das ideias e concepções que fui construindo através do movimento da minha vida. Aprendi muito, porém sei que sempre terei muito a aprender.

    Como disse Paulo Freire, 1975 “... inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele”, p.24.

REFERÊNCIASBIBLIOGRAFICAS

FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. 5ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

Fundamentos e Práticas da EAD

1: O que é Educação a Distância?

É uma Educação executada por meio do aluno e do professor, sem necessariamente a presença do professor, e sim por meio de tecnologias.

Ex: Impressora, Mecanismos eletrônicos ou digitais.

2: O que é Educação Aberta?

    È uma forma semipresencial ou flexível e o aluno podem optar pelo tempo em que vai cursar cada disciplina.

    O curso a distância ou virtual é uma forma mais ágil e eficaz, pois não preciso me deslocar para outra cidade.

     A oferta do curso a distância tem uma rica aprendizagem e tem como vantagem expandir conhecimentos, uma vez que este é uma oportunidade para várias pessoas entrarem no mercado de trabalho.

    Portanto, utilizo essa ferramenta no meu dia a dia para curso a distância, pois não poderia fazer o mesmo como de forma presencial.

 Prática Profissional Supervisionada

    O estágio é de suma importância, considerando que neste campo será possível aplicar os conhecimentos teóricos agregados durante o curso. O estágio possibilita ainda vivenciar como é realmente o mercado de trabalho, preparando - nos para o mesmo.

    È um processo de aprendizagem necessário a um profissional que deseja estar preparado para enfrentar os desafios de uma carreira e deve acontecer durante todo o curso de formação acadêmica,

   Além disso, o aprendizado é muito mais eficiente quando é obtido através da experiência; na prática o conhecimento é assimilado com muito mais eficácia, tanto é que se torna muito mais comum ao estagiário lembrar-se de atividades durante o percurso do seu estágio do que das atividades que realizou em sala de aula enquanto aluno.

   Em resumo, podemos dizer que diante o cotidiano das instituições de ensino, das dificuldades de estrutura das escolas, rotina, disponibilidade de ambiente, recursos materiais, afinidades pessoais, ausência de apoio familiar, indisciplina dos alunos, entre outros faz com que os estudantes em formação  discutam a formação que tiveram não se sentido prontos para encarar os problemas existentes no exercício docente.

   Por isso, o estágio tem uma enorme importância na formação profissional, é a base para atuarem como professores, após esta prática os estagiários sentem- se mais preparados para atuar profissionalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)   pdf (212.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com