TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absolutismo

Trabalho Escolar: Absolutismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2013  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 7

O Estado absolutista surgiu na Europa ocidental no transcurso do século 16. Sua principal característica foi a centralização do poder político e militar nas mãos do monarca soberano (ou seja, um rei ou príncipe hereditário) rompendo, portanto, com a soberania piramidal e parcelada que caracterizava o vasto conjunto dos domínios dos senhores feudais no período precedente.

Durante muitas décadas, o absolutismo foi tema de inúmeros debates acadêmicos, entre os cientistas sociais, que se preocuparam em desvelar a natureza social e histórica deste tipo de Estado.

O Estado Absolutista.

O Estado absolutista surgiu como resultado do processo de desagregação do feudalismo, no período Introdução ao Absolutismo.

final da Idade Média (séculos XIV e XV). Os laços de servidão que prendiam o campesinato nas propriedades feudais foram gradualmente rompidos.

A difusão da produção e troca de mercadorias, advindas com o nascente capitalismo mercantil, ameaçaram desagregar por completo o trabalho servil e a unidade celular de opressão política e econômica que caracterizavam os domínios feudais. Foi um período de grandes revoltas camponesas que abalaram todo o continente europeu.

O poder da nobreza feudal estava, portanto, seriamente ameaçado, e ela reagiu de modo a transferir todo o poder político e militar de que dispunha em seus domínios para uma cúpula centralizada, comandada por um único monarca.

Originou-se, então, o Estado absolutista, cuja função política permanente era reprimir as massas camponesas, esmagando qualquer resistência, e sujeitá-las a novas formas de dependência e exploração.

Os Estados absolutistas introduziram os exércitos regulares, as burocracias permanentes, os sistemas tributários e jurídicos modernos e estimularam a formação de um mercado consumidor interno unificado e a burguesia se adaptou à nova situação.

A Economia.

Eles beneficiaram o capital mercantil da mesma forma que os monarcas soberanos souberam tirar proveito da riqueza gerada pela manipulação do capital financeiro e produtivo em posse da burguesia.

A economia do país era predominantemente rural, com ênfase na produção de trigo. Mais de 80% da população morava no campo, sendo constituída, em sua maioria, por camponeses pobres que, até 1861, vivam submetidos ao regime de servidão.

Mesmo depois da abolição legal da servidão, as condições de vida desses camponeses não melhoraram.

A Rússia, até os primeiros anos do século XX, era controlada pelo absolutismo czarista. Próximo aos moldes do absolutismo, o governo russo atrelou a economia nacional aos moldes do feudalismo (troca de mercadorias) e não promoveu condições necessárias para o estabelecimento de um parque industrial desenvolvido. Dessa maneira, o atraso econômico foi uma das primeiras delicadas questões que contribuíram para a deflagração do processo revolucionário.

A Guarda Nacional.

A Guarda Nacional recebia as ordens de não deixar que o povo se aproximasse dos palácios e dos Czares, além de também ter ordens para acabar com qualquer tipo de manifestações que poderiam ocorrer ali, ou seja, eles tinham o dever de "manter a ordem", fazendo com que todos aceitassem a condição absolutista. Os Czares, também tinham uma guarda própria para defender a si mesmos.

O Poder Divino.

Em busca de bases ideológicas que conferissem legitimidade ao poder absoluto, os monarcas faziam derivar diretamente de Deus sua autoridade sobre os homens e as coisas incluídas nos limites de seus domínios. O direito divino concedia ao governante o poder temporal, enquanto o espiritual cabia ao papa. Cedo, porém, a expansão das tendências absolutistas levou o monarca a pretender também a direção suprema do movimento religioso nacional. A igreja, com interesses universais e uma política própria, tornou-se uma rival capaz de contestar e limitar o poder absoluto do soberano.

Além disso, ao contrário das monarquias ocidentais que foram subjugados ao Papa, o governante do Império Russo era a autoridade suprema em assuntos religiosos, ou seja, os Czares possuíam o "Poder Divino" pois, a Igreja os classificavam como os mais próximos á Deus e diziam que eles tinham o poder porque Deus quis que fosse assim.

Czarismo Russo.

Autocracia czarista se refere a uma forma de monarquia absoluta específica para o Grão-Duque de Moscóvia (depois conhecido como a Rússia Czarista e o Império Russo). Em uma autocracia czarista, todo o poder e riqueza é controlado e distribuído pelo czar. Eles têm mais poder que os líderes de uma monarquia tradicional, que tem que entregar a um parlamento de vez em quando, e é geralmente objeto de seguir as próprias leis.

História.

O jugo tártaro e as idéias mongóis e sistema administrativo são creditados por trazer a cultura que exibiam algumas características de um despotismo oriental para a Rússia. O absolutismo na Rússia se desenvolveu gradualmente durante os séculos XVII e XVIII, substituindo o despotismo do Grão-Duque de Moscou. Ivan III, criado sobre tradições bizantinas, lançou as bases para a autocracia czarista, um sistema que, com algumas variações governaria a Rússia durante séculos.

Após um período de distúrbio conhecido como um período de dificuldades, o primeiro membro da dinastia Romanov, Michael foi eleito para o trono por Zemsky Sobor ("Assembléia da Terra"). Durante o reinado de Michael, quando a dinastia Romanov ainda era fraca, essas assembléias foram convocadas anualmente. No entanto, a dinastia Romanov consolidou o poder absoluto sobre a Rússia durante o reinado de Pedro, o Grande, que reduziu o poder da nobreza e fortaleceu o poder central do czar, que institui um serviço burocrático civil com base na tabela de Ranks, mas aberto a todas as classes da sociedade, no lugar da nobreza mestnichestvo que somente Feodor III aboliu em 1682. Pedro I também reforçou o controle do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com