TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Absolutismo E Mercantilismo

Artigo: Absolutismo E Mercantilismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  727 Visualizações

Página 1 de 2

HISTORIA TRABALHO

AS GRANDES NAVEGAÇOES - Durante os séculos XV e XVI, os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, lançaram-se nos oceanos Pacífico, Índico e Atlântico com dois objetivos principais : descobrir uma nova rota marítima para as Índias e encontrar novas terras.

Absolutismo - Absolutismo é o nome dado ao sistema político e administrativo que predominou nos países da Europa na época do denominado “Antigo Regime” (correspondente ao período entre os séculos XVI e XVIII).

Mercantilismo -Mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas praticadas na Europa na Idade Moderna.

Burguesia - No século XIII com o fim das Cruzadas ocorreu uma grande alteração no quadro econômico europeu que resultou na abertura do Mar Mediterrâneo e no chamado Renascimento Urbano e Comercial; todas estas mudanças ajudaram a colocar um ponto final no já decadente sistema Feudalista.

Magna carta --No processo de constituição das monarquias nacionais europeias, a prerrogativa de centralização do poder político nas mãos de um único monarca parece ser regra comum a todos os Estados que se formavam naquela época. De fato, o fortalecimento das monarquias nacionais assinala a limitação dos poderes nobiliárquicos e eclesiásticos em favor do fortalecimento da autoridade real. Contudo, não podemos concluir que essa fosse uma experiência desenvolvida igualitariamente em todas as regiões da Europa.

Em uma monarquia o imperador é o Chefe de Estado. O Império do Brasil foi conhecido como uma monarquia constitucional. Isto significa que, apesar do Imperador ser o Chefe de Estado, o poder para criar e promulgar a legislação cabe ao Parlamento eleito. Apesar do soberano não possuir uma função política ou executiva, ele continua a manter um papel importante na vida da nação.,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com