TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aceleração da gravidade e velocidade

Resenha: Aceleração da gravidade e velocidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 2

Aceleração da gravidade e velocidade

Ao deixarmos cair objetos de diferentesmassas, algumas vezes observamos que estes caem com velocidades diferentes, como por exemplo uma folha de papel e uma pedra. Essa diferença de velocidade dá-se apenas devido ao atrito do ar, que exerceesse efeito retardador em todo corpo, porém esse atrito exerce maior influência sobre alguns corpos, (nesse caso a folha de papel) e é desprezível para outros corpos mais pesados. Porém seconsiderarmos o movimento resultante apenas da aceleração da gravidade e desprezarmos o atrito do ar, os corpos cairão com velocidades iguais, e com a mesma aceleração.

Neste experimento iremos calcular avelocidade do objeto em queda livre e também sua aceleração utilizando duas equações, e depois comparar os resultados obtidos. Primeiramente utilizaremos a equação de Torricelli (Equação 1 e equação 3) aqual não leva em consideração o tempo de queda do objeto, e sim apenas a aceleração da gravidade.

Para o outro calculo utilizaremos a equação 2 e a equação 4, a qual depende do tempo de queda doobjeto.

V²=V0 ² + 2.a.∆h (1)

V= V0 + g . t (2)

a= V² - V0 ² (3)

2.∆ha = V - V0 (4)

Energias

Quando um objeto cai em queda livre, de uma altura h, partindo do repouso, sua energiapotencial depende da massa do corpo, da altura até o ponto que consideramos como final (h), e da aceleração da gravidade, como mostra a equação 6. A energia potencial quando o corpo se movimenta, vaidiminuindo, e essa aparecerá em outras formas de energia, como energia cinética, ruído, calor, etc. A energia cinética depende exclusivamente da massa do corpo em queda e de sua velocidade, como...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com