TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente Nuclear De Chernobyl

Pesquisas Acadêmicas: Acidente Nuclear De Chernobyl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

André L.Fonseca 001200800332

Diego S. Davanzo 001200800259

Felipe O. Servilla 001200800381

Rafael S. Silva 001200800739

Marketing Ambiental

Marketing Negativo : “Acidente Nuclear de Chernobyl”

Bragança Paulista

2009

Acidente nuclear de Chernobyl

O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu dia 26 de abril de 1986, na Usina nuclear de Chernobyl (originalmente chamada Vladimir Lênin) na Ucrânia (então parte da União Soviética). Foi considerado o pior acidente nuclear da história da energia nuclear, produzindo uma nuvem de radioatividade que atingiu a União Soviética, Europa oriental, Escandinávia e Reino Unido.

Grandes áreas da Ucrânia, Bielorrussia e Rússia foram muito contaminadas, resultando na evacuação e reassentamento de aproximadamente 200 mil pessoas. Cerca de 60% de radioatividade caiu em território bielorrusso.

Os agora separados países Rússia, Ucrânia e bielorrussia têm suportado um continuo e substancial custo de descontaminação e cuidados de saúde devido ao acidente de Chernobyl. É difícil dizer com precisão o nº de mortos causados pelos eventos de Chernobyl, mas um relatório da Organização das Nações Unidas de 2005 atribuiu 56 mortes até aquela data, 47 trabalhadores acidentados e nove crianças com Câncer de Tireóide e estimou que cerca de 4000 pessoas morram de doenças relacionadas com o acidente. O Greenpeace entre outros, contesta as conclusão do estudo.

O governo soviético procurou esconder o ocorrido da comunidade mundial, ate que a radiação foi detectada por outros países. Segue um trecho do pronunciamento do Líder da União Soviética, na época do acidente, Mikhail Gorbatchev, quando o governo admitiu a ocorrência:

“Boa tarde, meus camaradas. Todos vocês sabem que houve um inacreditável erro,- o acidente na usina nuclear de Chernobil. Ele afetou duramente o povo soviético, e chocou a comunidade internacional. Pela primeira vez, nós confrontamos a força real da energia nuclear fora de controle”.

A usina de Chernobil esta situada no assentamento de Pripvat, Ucrânia, 18 quilômetros a noroeste da cidade de Chernobil, 16 quilômetros da fronteira com Bielorrussia, e cerca de 110 quilômetros ao norte de Kiev. A usina era composta por quatro reatores, cada um capaz de produzir um gigawatt de energia elétrica (3,2 gigawatt de energia térmica). Em conjunto, os quatro reatores produziam cerca de 10% da energia elétrica utilizada pela Ucrânia na época do acidente. A construção da instalação começo na década de 1970, com o reator nº. 1 comissionado em 1977, seguido pelo nº 2 (1978), nº 3 (1981), e nº 4 (1983). Dois reatores adicionais (nº 5 e nº 6, também capazes de produzir um gigawatt cada) estavam em construção na época do acidente.

Sábado, 26 de abril de1986, à 1:23:58 a.m. hora local, o quarto reator da usina de Chernobil - conhecido como Chernobil-4 - sofreu uma catastrófica explosão de vapor que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretimento nuclear.

Há duas teorias oficiais, mas contraditórias, sobre a causa do acidente. A primeira foi publicada em agosto de 1986, e atribuiu a culpa, exclusivamente, aos operadores da usina. A segunda teoria foi publicada em 1991 e atribuiu o acidente a defeitos no projeto do reator RBMK, especificamente nas hastes de controle. Ambas teorias foram fortemente apoiadas por diferentes grupos, inclusive os projetistas dos reatores, pessoal da usina de Chernobil, e o governo. Alguns especialistas independentes agora acreditam que nenhuma teoria estava completamente certa.

A noite, entre 25 e 26 de abril de 1986, durante um teste a equipe operacional planejou testar se as turbinas poderiam produzir energia suficiente para manter as bombas do lí¬quido de refrigeração funcionando, no caso de uma perda de potência, até que o gerador de emergência, a óleo diesel, fosse ativado. Para prevenir o bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com