TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente de Chernobyl

Ensaio: Acidente de Chernobyl. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Ensaio  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 3

a)Onde localiza-se Chernobyl, quando e como ocorreu o desastre?

Chernobyl localiza-se em Pripyat, Ucrânia, União Soviética.

O acidente ocorreu em 26 de abril de 1986 (28 anos).

Ocorreu da seguinte maneira: um acidente no reator 4 da Central Elétrica Nuclear de Chernobil aconteceu durante um teste. A equipe operacional planejou testar se as turbinas poderiam produzir energia suficiente para manter as bombas do líquido de refrigeração funcionando no caso de uma perda de potência até que o gerador de emergência fosse ativado. Para prevenir o bom andamento do teste, foram desligados os sistemas de segurança e o reator teve que ter sua capacidade operacional reduzida para 25%, mas o procedimento não saiu de acordo com o planejado. Por razões desconhecidas, o nível de potência do reator caiu para menos de 1% e por isso a potência teve que ser aumentada, mas, 30 segundos depois do começo do teste, houve um aumento de potência repentina e inesperada e o sistema de segurança do reator, que deveria ter parado a reação em cadeia, falhou. Em segundos, o nível de potência e temperatura subiram demasiadamente. O reator ficou descontrolado e houve uma explosão violenta, a cobertura de proteção de 1000 toneladas não resistiu. A temperatura de mais de 2000 C derreteu as hastes de controle. O grafite que cobria o reator incendiou-se e material radiativo começou a ser lançado na atmosfera.

b)O que tentava-se produzir na usina?

Tentava-se testes realizados no reator número quatro, produzindo eletricidade através do aquecimento da água, que, após ser transformada em vapor, expandia sob pressão e movimentava duas turbinas. O calor necessário era originário de reação atômica, tendo o urânio como combustível, cerca de 1,5 milhão de vezes mais potente que o carvão. A ideia inicial foi reduzir o nível de energia do reator, para que as turbinas pudessem continuar a gerar eletricidade através de sua própria inércia. Com isso, esperava-se que todo o sistema necessário para o funcionamento do reator, inclusive o de resfriamento, fosse desligado com a energia gerada. Logo, o sistema de segurança foi desativado.

c)Quais as consequências imediatas e atuais para o ecossistema e os seres humanos?

Nas primeiras semanas, 26 pessoas morreram, entre bombeiros, engenheiros e operários. As vítimas sofreram queimaduras devido à radiação e ao calor. Os componentes radioativos espalharam-se pelo corpo, atingindo, principalmente, a tireoide e os ossos. Os pacientes se tornaram resíduos tóxicos.

Todos os organismos vivos, animais e vegetais são afetados pela radiação. Dessa maneira, várias populações foram afetadas, provocando um sério desequilíbrio na comunidade biológica da região.

Além do empobrecimento da fauna e da flora, os ecossistemas vizinhos de Chernobyl tiveram alteradas as propriedades físicas e químicas do ar, do solo e da água. Assim, uma porção da biosfera terrestre tornou-se um dos mais dramáticos exemplos de desequilíbrio ambiental provocados por ação humana.

d)Como foi controlado o desastre e como foram acondicionados os detritos produzidos?

Muitos dos operários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com